terça-feira, 13 de maio de 2008

Lenda do Equador (Nunkui, criadora das plantas)

(Lenda Shuar - Equador)

Há muitos anos, quando os shuaras recém começavam a povoar as terras orientais do Equador, a selva não existia. Em seu lugar se estendida uma terra manchada apenas por escassas ervas. Uma destas era o unkuch, o único alimento dos shuaras.

Graças ao unkuch, os shuaras puderam suportar durante muito tempo a aridez da areia e o calor sufocante do sol equatorial.. Lamentavelmente, um dia, a erva de foi e os shuaras começaram a desaparecer lentamente.

Alguns, recordando outras desgraças, colocaram a culpa em Iwia e Iwianchi, seres diabólicos que desnudavam a terra comendo tudo quanto existia; mas outros continuaram seus esforços para encontrar o ansiado alimento. Entre estes havia uma mulher:Nuse. Ela, vencendo seus temores, buscou o unkuch entre os lugares mais ocultos e tenebrosos, mas tudo foi inútil. Sem desanimar, voltou onde estavam seus filhos e, contagiando-os com seu entusiasmo, reiniciou com eles a busca.

Seguindo o curso do rio, caminharam muitos dias; mas à medida que transcorria o tempo, o calor agoniante dessas terras terminou por aplastá-los. Assim, um a um, os viajantes caíram estendidos na areia.

Inesperadamente, sobre a transparência do rio, apareceram pequenas rodelas de um alimento desconhecido: a yuca. Ao vê-las, Nuse se lançou ao rio e as tomou. Apenas provou esse fruto saboroso e doce, sentiu seu animo renascer misteriosamente e, em seguida, correu a socorrer seus filhos. De pronto, percebeu que alguém a observava lá do vento. Inquieta, voltou seus olhos por todos os lados, mas só viu a solidão cinza do deserto e, de súbito, surgiu uma mulher de beleza primitiva.

Nuse recuou assustada, mas ao descobrir a doçura do rosto desta mulher, perguntou-lhe:
-Quem és, senhora?

-Eu sou Nunkui, a dona e soberana da vegetação. Sei que teu povo vive numa terra desnuda e triste, onde apenas cresce o unkuch, mas...
-O unkuch já não existe! Era nosso alimento e desapareceu. Por favor, senhora, sabe onde posso achá-lo? Sem ele, todos os de meu povo morrerão.
-Nada lhes acontecerá, Nuse. Tu demonstraste valentia e por isso te darei, não só o unkuch, mas todo o tipo de alimento.

Em segundos, ante os olhos surpresos de Nuse, apareceram galhos de ramas perfumadas.

Nuse ficou extasiada ppois jamais tinha visto nada semelhante: a paisagem era majestosa e a música que cantava a floresta, lhe havia roubado o coração.

Nunkui continuou:
-e para teu povo, que hoje luta contra a morta, te obsequiarei uma menina prodigiosa que tem a virtude de criar o unkuch e a yuca que comeste e ...
-Graças Nunkui, graças!

Nunkui desapareceu e em seu lugar surgiu a menina prometida.

Nuse ficou deslumbrada pelo que havia visto e ainda não saíra de seu assombro quando a pequena a guiou. Tão à vontade chegou a se sentir que desejou permanecer ali para sempre. Contudo, a lembrança de seu povo a entristeceu. Então, a pequena, filha de Nunkui – como logo a chamaram – anunciou-lhe que além também, no território dos Shuaras, a vegetação cresceria majestosa. Então, alvoroçada, Nuse reanimou seus filhos e retornou ao seu povo.

Quando chegaram, a menina cumpriu a promessa e a vida dos Shuaras mudou por completo. A dor foi esquecida. As plantas se elevaram nas hortas e cobriram o solo de esperanças.

Fonte:
http://victorian.fortunecity.com/postmodern/135/equador.htm

Nenhum comentário: