quinta-feira, 5 de junho de 2008

José Afrânio Moreira Duarte (O barranco mais fotografado do Brasil)

Marília foi uma irmã que tive, doce e terna corno seu próprio lindo nome. Tive, não. Tenho. Não sei se realmente “as pessoas não morrem: ficam encantadas”, como disse Guimarães Rosa, mas estou certo de que elas permanecem bem vivas noutra dimensão muito superior à nossa, esperando os entes queridos que por aqui deixaram.

Cheia de amor à vida e ao próximo, Marília, desde a infância, fez de sua existência um permanente ato de doação, pensando sempre no próximo primeiro e só depois em si.

Sua diversão predileta, entre as muitas que tinha, era viajar. Conheceu quase todas as capitais brasileiras e foi também à Argentina.

Em setembro de 1992 seguiu para sua segunda viagem à Europa. Reviu a Holanda, a Itália e a França, tendo conhecido então a Áustria, a Bélgica e a Suíça.

Quando regressou, no início de novembro, ao abrir a porta do apartamento para recebê-la, surpreendi-me por achá-la triste e abatida, o que não era habitual.

Disse-lhe:

– Marília, estou estranhando. Nunca vi você assim. Queria que você chegasse com aquela alegria esfuziante, como foi da primeira vez que você voltou do Paraná.
Melancólica, ela respondeu:

– Não sei explicar, mas, mesmo na Europa, encantada com tudo que via, eu me senti muito cansada, desanimada. Talvez seja porque nós viajamos muito de trem, pensando que assim seria melhor para ter um conhecimento mais preciso dos países visitados.

Sintomas de doença acentuaram-se e o médico constatou que se tratava de leucemia, já em estado grave.

Marília foi internada no Hospital Felício Roxo, em Belo Horizonte. Embora fossem remotas as possibilidades de cura, o chefe da equipe médica falou com um dos meus irmãos:

– Se ela melhorar, aconselho levá-la a Curitiba, para um transplante de medula, pois é lá que se faz esta cirurgia melhor no Brasil.

No vigésimo sexto dia de internação, 16 de dezembro de 1992, Marília partiu para a Pátria Espiritual, suavemente, durante o sono, deixando enorme e perene saudade em todos nos.

Diariamente eu a rememoro e muitas vezes tenho a forte impressão de que ela está novamente junto a mim.

Lembro-me especialmente de sua volta da primeira viagem ao Paraná, a que se seguiram numerosas outras.

Nosso irmão Mauro trabalhou até aposentar-se como economista da Construtora Andrade Gutierrez, sediada em Belo horizonte, mas preferia trabalhar nos acampamentos, onde havia obras, tendo demorado muito a aceitar os reiterados convites para exercer sua profissão no escritório central. Numa dessas múltiplas andanças, foi parar em Salto Osório, no Estado do Paraná, quando a Andrade Gutierrez construía uma usina ali. Marília foi visitá-lo.

No dia do seu regresso, ela parecia a própria felicidade em figura de gente, irradiando alegria por quarenta léguas quadradas. Depois de dar notícias dos parentes queridos – irmão, cunhada e sobrinhos, estes naquele tempo ainda meninos – ela falou longamente sobre o passeio, dizendo-me:

– Você precisa conhecer o Estado do Paraná, é simplesmente maravilhoso. Quem nunca foi lá, não sabe o que está perdendo. Já conheço a maioria das capitais brasileiras e posso dizer que Curitiba está entre as melhores e mais lindas. A cidade é muito boa, mesmo, impressionado desde logo por sua extraordinária limpeza, por muitas ruas floridas e também pelo trânsito bem organizado que pode e deve servir de modelo para os outros grandes centros do país. Poucas vezes vi tanta gente bonita quanto em Curitiba.

Gostei tanto de lá que, em vez de ir logo para Salto Osório, resolvi ficar uns dias conhecendo melhor a bela capital paranaense. Curitiba tem um encanto de parque onde é uma delícia passear e permanecer. Não me lembro bem do nome, mas acho que se chama Passeio Público.

O teatro Guaíra é um primor. Ele está para Curitiba assim como o Palácio das Artes está para Belo Horizonte, é onde são levados os melhores espetáculos. Adorei-o.

E em Curitiba há um bairro simpático, chamado Santa Felicidade, onde cantinas acolhedoras servem excelentes massas italianas, acompanhadas de deliciosos vinhos.

Fiz também um passeio fora da capital, indo a Vila Velha, onde, através dos séculos, a natureza parece haver feito esculturas fascinantes nas pedras, principalmente uma no formato de um cálice.

No último dia eu iria viajar para Salto Osório, finalmente, mas só à noite. Como já tinha visto tudo que queria ver em Curitiba, fiz uma viagem rápida de trem-de-ferro, de Curitiba a Paranaguá. As paisagens se sucediam, encantadoras.

Houve uma hora em que o simpático jovem guia da empresa turística em que me inscrevi disse em alto e bom som:

– Preparem-se para ver o Véu da Noiva e, pouco depois, o barranco mais fotografado do Brasil.

Impressionei-me bem com o Véu da Noiva, uma bela queda d’água, mas, curiosa, perguntei ao guia que história era aquela de o barranco mais fotografado do Brasil, coisa que não entendi.
Sorridente, o mocinho explicou:

– É muito simples. Como você vê, o trem hoje está cheio e todos os dias é assim. Quando faço aquele aviso a que você se refere, os turistas preparam as máquinas para tirar o retrato do Véu da Noiva, mas, como o trem é muito veloz, não dá tempo e então eles fotografam mesmo é o barranco que aparece logo a seguir. É por isso que eu afirmo, sem medo de errar, ser ele o barranco mais fotografado do Brasil...

Fonte:
Jornal de Poesia
http://www.secrel.com.br/jpoesia/joseafranio1.html

Nenhum comentário: