domingo, 22 de junho de 2008

Martha Medeiros

Nasceu em Porto Alegre e se formou em Comunicação Social. Trabalhou muitos anos como publicitária, até iniciou carreira literária. Como poeta, lançou os seguintes livros: Strip-Tease (1985), Meia-Noite e Um Quarto (1987), Persona Non Grata (1991), De Cara Lavada (1995), Poesia Reunida (1999) e Cartas Extraviadas e Outros Poemas (2001). Destes, só os últimos dois seguem sendo comercializados. Todos foram editados pela L&PM, com exceção do primeiro, o Strip-Tease. (www.lpm.com.br).

Em 1995 lançou seu primeiro livro de crônicas pela editora Artes e Ofícios, chama-se Geração Bivolt e é uma raridade até em sua casa, "acho que devo ter apenas um exemplar escondido em alguma prateleira". Totalmente fora de catálogo.

Em 1996 lançou o guia Santiago do Chile, Crônicas e Dicas de Viagem, que relata sua experiência de oito meses vivendo na capital chilena. Já foi atualizado várias vezes e deve sair nova atualização ainda neste inverno. É da Artes & Ofícios também.

O segundo livro de crônicas foi o Topless, de 1997, que ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura, e depois dele vieram Trem-Bala (1999), Non-Stop (2001), Montanha-Russa (2003, também ganhou o Prêmio Açorianos e ficou em segundo lugar no Prêmio Jabuti) e o Coisas da Vida (2005). Todos L&PM.

Tem um livro infantil chamado Esquisita como Eu, lançado pela Editora Projeto e com ilustrações da Laura Castilhos. "Um dia vou escrever de novo para crianças".

Na ficção, o primeiro foi o Divã, lançado pela editora Objetiva, do Rio. "Vendeu muito, virou peça de teatro com a Lilia Cabral no papel principal e em breve estará no cinema: já foi filmado, agora está em fase de montagem e sonorização. Lilia fará o papel de novo, e se cercou bem, olha só o casting masculino: José Mayer, Reynaldo Gianechini, Cauã Reymond... A direção é do José Alvarenga, o mesmo que dirigiu "Os Normais"".

Depois veio Selma e Sinatra, um livro em que exercitou a criação de diálogos, gostou muito de escrevê-lo, mas não teve grande repercussão.

E, por fim, Tudo Que Eu Queria Te Dizer, o livro de cartas fictícias que lançou no final do ano passado e que está indo superbem, com ótima aceitação. Acaba de ser lançado na Itália. O Divã também fez carreira internacional, foi lançado na França, Suiça, Portugal, Itália e Espanha.

São 18 livros até aqui. Em agosto estará lançando outra coletânea de crônicas. Enquanto isso, segue escrevendo todas as quartas e todos os domingos no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e também aos domingos no Jornal de Santa Catarina e no Globo. Faz colaborações eventuais para revistas, assim como assina uma coluna bimestral na Estilo Zaffari, publicada aqui no sul, mas com distribuição em São Paulo também.

Nas horas vagas, grava entrevistas, responde e-mails, participa de Feiras e Bienais, visita escolas no interior e, segundo ela, ainda sobra tempo pro lazer! "Até porque não separo uma coisa da outra, gosto tanto do meu trabalho que me sinto permanentemente em férias. É uma questão de estado de espírito".

Fontes:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tipo=1§ion=Blogs&p=1&coldir=2&blog=255&topo=3994.dwt&uf=1&local=1 Foto: Ricardo Wolffenbüttel
Montagem da foto: José Feldman

Nenhum comentário: