terça-feira, 3 de junho de 2008

Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil

O Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil estará recebendo inscrições entre os dias 28 de maio e 30 de junho. Na sua décima quinta edição, mantém as regras consolidadas nos últimos anos, inclusive no que se refere ao prêmio em dinheiro, no valor de R$ 10.000,00 (valor bruto, passível de impostos) para o Livro do Ano, escolhido entre as obras vencedoras nas várias categorias.

Nessa edição, podem concorrer as obras publicadas entre janeiro de 2007 e junho de 2008, que ainda não tenham sido inscritas na edição anterior, desde que mantenham vínculo com a cidade de Porto Alegre. O edital traz algumas novidades: fica instituída a categoria destaque em mídia digital (blogs e sites); ensaio de literatura e ensaio de humanidades passam a constituir uma única categoria e os destaques apresentam algumas modificações.

Não há inscrição formal para os prêmios de destaque, mas o prazo para encaminhar o material de divulgação é o mesmo das demais categorias. Nas categorias capa e projeto gráfico/design o júri indica diretamente o vencedor.

A avaliação ocorrerá em três etapas. Na primeira, os Júris Específicos indicam os três finalistas nas categorias narrativa longa, especial, conto, crônica, poesia, infantil, infanto-juvenil, ensaio de literatura e humanidades, e os vencedores nas demais categorias. Na segunda etapa, os mesmos júris específicos indicam os vencedores entre os finalistas das categorias citadas. Na terceira e última etapa, entre os vencedores nas categorias narrativa longa, especial, conto, crônica, poesia, infantil, infanto-juvenil, ensaio de literatura e humanidades, o júri final indica o Livro do Ano, que recebe, além do Troféu Açorianos, o prêmio em dinheiro.

Os títulos finalistas serão divulgados na imprensa no final do mês de outubro e os premiados serão conhecidos na Noite do Livro, evento já tradicional na área de literatura, no mês de dezembro de 2008.
O edital está colocado abaixo.

Fontes:
Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. In
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php
Plano Nacional do Livro e Leitura. Boletim n. 105. 26/05 a 1/6/2008. Recebido por e-mail.

Nenhum comentário: