sexta-feira, 13 de junho de 2008

XXI Jogos Florais e IX Jogos Florais Estudantis de Ribeirão Preto

Promoção:
Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Secretaria Municipal da Cultura
Secretaria Municipal da Educação
Instituto do Livro de Ribeirão Preto
União Brasileira de Trovadores – UBT – seção de Ribeirão Preto
*******************
Ribeirão Preto formosa,
calor, trabalho, cultura,
rosa vermelha mimosa,
sonho, progresso, ventura.
Ivan Augusto de A. Teixeira
*******************
XXI Jogos Florais
Tema Nacional: Inclusão
Vencedores (Troféus)

1º lugar
Tenham todos terra e teto,
sem preconceito ou fronteira
e que haja amor, não decreto,
para a inclusão verdadeira!
Therezinha Dieguez Brisolla (São Paulo-SP)

2º lugar
Para que o mundo, em projeto,
possa alcançar seu maná,
falta a inclusão desse afeto
que você tem...mas não dá!
José Ouverney (Pindamonhangaba-SP)

3º lugar
Uma ovelha desgarrada,
o pastor traz pela mão;
não a deixa abandonada,
dando o exemplo da inclusão
Marina Gomes de Souza Valente (Bragança Paulista-SP)

4º lugar
Inclusão... um laço estreito,
que ao unir duas metades,
deixa de fora o defeito
para exaltar qualidades!
Neide Rocha Portugal (Bandeirantes-PR)

5º lugar
Meu Deus, que eu não seja omissa
na luta pela inclusão,
pois quem clama por justiça
é Teu filho...e é meu irmão.
Therezinha Dieguez Brisolla (São Paulo-SP)

Tema Nacional: Inclusão
Menções Honrosas (Medalhão Dourado)

1º lugar
Que maravilha a utopia
Do Profeta da Inclusão:
– Lobo e cordeiro, algum dia,
juntos e em paz viverão!
Antônio Augusto de Assis (Maringá-PR)

2º lugar
Que um dia eu tenha a certeza
da inclusão de algum roceiro
(que põe fartura na mesa)
à mesa... do fazendeiro!.
Neide Rocha Portugal (Bandeirantes-PR)

3º lugar
A inclusão dos excluídos
fará desta humanidade
terra dos enriquecidos,
paraíso da igualdade.
Alfredo Barbieri (Taubaté-SP)

4º lugar
Cada letra é uma semente
e cada livro um rosal,
que leva toda esta gente
a uma inclusão social.
Walneide Fagundes de Souza Guedes (Curitiba-PR)

5º lugar
Esta inclusão social,
não é se dar uma esmola;
é auto-estima pessoal,
documento, emprego, escola.
Francisco Neves de Macedo (Natal-RN)

Tema Nacional: Inclusão
Menções Especiais (Medalhão Prateado)

1º lugar
A caridade é inclusão
no mais profundo sentido...
e a inclusão é o coração
que quer o irmão... “incluído”.
Héron Patrício (São Paulo-SP)

2º lugar
É urgentíssima a inclusão
dos deserdados da vida,
dai-lhe a terra e a certidão,
identidade e guarida.
Francisco Neves de Macedo (Natal-RN)

3º lugar
Realiza meu ideal,
aceita minha inclusão,
não no campo social,
mas, neste teu coração!
Francisco Neves de Macedo (Natal-RN)

4º lugar
Inclusão é tema quente
uma questão bem falada
na boca de toda gente,
mas ninguém resolve nada.
Antônio José Barradas Barroso (Parede-Portugal)

5º lugar
O talento é a garantia
da natural inclusão;
sobretudo se se alia
ao trabalho e à educação.
Antônio Augusto de Assis (Maringá-PR)

Tema Municipal: Respeito
Vencedores (Troféus)

1º lugar
Na trova, mais que respeito
quero rima definida,
para dizer do meu jeito
tudo de bom que há na vida.
Sueli Tornici

2º lugar
Respeito, grande valor,
hoje está quase em desuso,
jovens carentes de amor,
dele nunca fazem uso.
Wanda Duarte da Silva

3º lugar
Nos lares onde há respeito
brota a paz, cresce a união
num clima de amor perfeito
da família em construção.
Rita Marciana Mourão

4º lugar
Na poesia que componho,
O que me importa é o respeito
Em transmitir o meu sonho,
Por um mundo mais perfeito.
Sueli Tornici

5º lugar
Se no lar mora o respeito,
Há paz nele certamente,
Esse valor é perfeito,
Para se unir toda gente.
Wanda Duarte da Silva

Tema Municipal: Respeito
Menções Honrosas (Medalhão Dourado)

1º lugar
Num lar pobre, mas honrado,
meu pai feliz a seu jeito
humilde, sem ser letrado,
me ensinou o que é respeito.
Rita Marciana Mourão

2º lugar
Respeito pela criança,
pelo ambiente e pelo idoso,
devolve-nos a esperança
num futuro mais ditoso.
Fátima R. F. Starling

3º lugar
Quando falo de respeito...
quanto choro derramei,
sozinha, triste no leito,
traída, por quem amei!
Elisa Alderani

4º lugar
Vejo falta de respeito
em todo lugar que ando;
gente que tem preconceito
vai existir até quando.
Leda Pereira

5º lugar
O respeito é uma virtude
que, devemos cultivar
em cada gesto e atitude,
presente ele deve estar.
Elza Mora

Tema Municipal: Respeito
Menções Especiais (Medalhão Prateado)

1º lugar
Respeito é o trato sutil
que o ser humano cultiva
e se torna mais gentil
em tudo que faça ou viva.
Nilton Manoel

2º lugar
“Respeito é bom e eu gosto”
é um adágio popular;
nesse valor sempre aposto,
o mundo vai melhorar.
Wanda Duarte da Silva

3º lugar
Nossa luta pela paz
começa com o respeito
do cidadão que é capaz
de buscar o seu direito.
Sebastiana Cangussu Parente

4º lugar
Quando o homem é de respeito
todos sentem segurança,
ele emana do seu jeito
o perfume da confiança.
Elisa Alderani

5º lugar
A melhor coisa na vida,
é manter sempre o respeito,
pela pessoa querida.
vivendo bem e direito.
Eliane Aparecida Pereira

XXI JOGOS FLORAIS ESTUDANTIS
Tema: Escola
Vencedores (Troféus)

1º lugar
Tenho lá na minha escola
professor bom pra valer
quem não pensa só em bola
vai conseguir aprender.
Jório Luiz Silva Maciel / 5ª E.M.E.F. "Eponina de Brito Rossetto”

2º lugar
No Maracanã tem bola,
São Paulo poluição
Ribeirão Preto a Escola
que me deu educação
Vitor Raimundo / 7ª E.M.E.F. "Eponina de Brito Rossetto”

3º lugar
Se quiser uma homenagem
então tem que merecer
quer dicas de aprendizagem
na escola você vai ter.
Natália de Moraes Reis Martinez / 6ª E.M.E.F. "Eponina de Brito Rossetto”

4º lugar
Escola parte de casa,
escola para aprender,
escola que nos dá asa,
escola para viver.
Laura Cacheta / SESI

5º lugar
Na escola vou estudar
aprender ler e escrever
mas eu vou me dedicar
que eu aprendo a aprender
Jean Mário Shuzi Nogueira / 8ª E.M.E.F. “Geralda de Souza Espin”

Menções Honrosas
(Medalhão Prateado)

1º lugar
Em busca da aprendizagem
na faculdade eu irei
em busca de uma viagem
na escola me formarei
Alexandre Luis F. M. Júnior/ E.E. “Prof. Walter Ferreira”

2º lugar
Uma escola diferente
e que eu gosto muito juro
eles ensinam a gente
a ser alguém no futuro
Vivianne Pozzer Batista / 8ª E.M.E.F. “Dr. Paulo Montserrat Filho”

3º lugar
Penso na escola que traz
o futuro dessa gente
penso no aluno que faz
tudo delicadamente
Quésia Carrenha da Silva / E. E. “Prof. Walter Ferreira”

4º lugar
A escola é a melhor lição
onde se ensina o saber
por isso de coração
eu estudo e com prazer
Hendrich Gustavo L. Filho / 5ª E.M.E.F. "Eponina de Brito Rossetto”

5º lugar
Na escola posso adquirir
Bastante conhecimento
Assim eu vou possuir
um pouco de entendimento
Bruna Thais R. M. de Souza / 6ª “E.M.E.F. Eliza Duboc Garcia”

Menções Especiais
(Medalhão Dourado)

1º lugar
A escola é o melhor lugar
onde vou para aprender
para depois me formar
na vida poder vencer.
Ingrid Priscila Gandini / E.M.E.F. "Eponina de Brito Rossetto”

2º lugar
Eu quero um belo futuro
sempre irei aquela escola.
Para não ser vagabundo,
para não pedir esmola.
Fagner Guimarães Oliveira / E.M.E.F. “Geralda de Souza Espin”

3º lugar
A Escola Walter Ferreira
é uma coisa sem igual,
lá tem muita brincadeira
é uma escola bem legal.
Juliana Zonato Camillo / E.E. “Prof. Walter Ferreira”

4º lugar
Na escola muita atenção
ter amigos de verdade
tratando com emoção
sem nenhuma falsidade.
José Vitor dos Santos Serrano / (8ª série) E.M.E.F. “Alcina dos Santos Heck”

5º lugar
Pela escola amor profundo
aprendemos a lição
posso ter até o mundo
quando tenho educação!
Rejane Jesus Brito - E.M.E.F. / “Geralda de Souza Espin”

Fonte:
Colaboração de A. A. de Assis com
Livro dos Jogos Florais de Ribeirão Preto – 2008
Patrocínio Cultural: COC – Sistema de Ensino

Nenhum comentário: