quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Comemoração dos 100 anos das Casas Pernambucanas em Itú

ITU - No próximo domingo, 16 de novembro, haverá um evento na Praça do Carmo em comemoração aos 100 anos das Casas Pernambucanas. A previsão para início das festividades é às 8h30 com um Passeio Ciclístico e o encerramento às 16h30 com um show de música sertaneja. Serão diversas atividades: shows musicais, dança, brinquedos, pintura de rosto, tatuagens e um Cantinho da Leitura promovido em parceria entre a Pernambucanas, Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima e Hip Hop em Ação.

Para Viola BN, coordenador do Hip Hop em Ação, a união do Hip Hop com a educação é essencial no desenvolvimento da criança e do adolescente. "Fizemos questão que a Biblioteca Comunitária estivesse presente no evento, assim teremos várias opções de lazer, entretenimento e cultura, todas no mesmo local". José Renato Galvão, da Biblioteca Comunitária, complementa: "As crianças, jovens e adultos terão um domingo diferente na Praça do Carmo; poderão passear, brincar e usufruir de parte do acervo da biblioteca que estará a disposição de todos: livros, revistas, gibis e fanzines".

100 anos de uma história bem brasileira

Em 1855, Herman Theodor Lundgren desembarca no Brasil, vindo da Suécia. Estabeleceu-se em Pernambuco como corretor e agente de navios. Empreendedor obstinado, dedicava-se à importação e exportação de produtos como cera de carnaúba, sal e peles de animais. Em 1866, Herman funda em Pernambuco a Fábrica de Pólvora S/A Pernambuco Powder Factory. Em 1904, compra a Companhia de Tecidos Paulista e entra na indústria têxtil. Em 1908, é aberta a primeira Casas Pernambucanas.

Os anos foram passando, o Brasil passou por várias transformações e a Pernambucanas continuou a imprimir sua marca por onde passou, com ações administrativas e comerciais inovadoras, marketing atuante com o surgimento de novas mídias, ousadia na inclusão de novos negócios e inauguração de dezenas de novas lojas. Atualmente são 283 pontos de venda distribuídos em sete estados brasileiros. Hoje, pode-se dizer que, desde a sua fundação, a Pernambucanas anda de mãos dadas com o desenvolvimento econômico nacional e faz parte da história recente do país.

Fontes:
Texto e fotos de José Renato M. Galvão, presidente da Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima. (por e-mail)
Imagens = http://br.geocities.com/ (anúncios antigos)
http:// http://www.ecin.com.br/

Nenhum comentário: