sábado, 8 de novembro de 2008

Ilha de Malta

(Foto: Kalkara)
Malta encontra-se no Mar Mediterrâneo, a menos de 100 km da Sicilia. Malta é um pequeno arquipélago do Mediterrâneo, constituído por quatro ilhas, das quais só as três maiores (Malta, Gozo e Comino) são habitadas. O terreno é pouco acidentado e rochoso, com um litoral de falésias.

Malta, país situado no coração do Mediterrâneo, é um espaço de convergência de várias civilizações, com uma história milenar. O seu território é habitado desde cerca de 5200 a.C., tendo existido nas ilhas uma importante civilização pré-histórica anterior à chegada dos Fenícios, que deram à ilha principal o nome de Malat, que significa “porto seguro”. Durante alguns séculos, as ilhas foram sede da Ordem dos Cavaleiros de São João do Hospital e, durante algum tempo, fizeram parte do Império Britânico, tendo acedido à independência em 1964.

Além do clima e das belezas naturais, o turismo cresce em Malta, a partir do fascínio que o país desperta pela fusão de elementos culturais árabes, ingleses e italianos.

A capital e principal porto do país é Valletta. É um movimentado porto de trânsito entre o sul da Europa e o norte da África. Após um famoso e fracassado cerco pelos Turcos Ottomanos em 1565, Valletta foi tão fortemente fortificada pelos Cavaleiros de Malta, que se tornou uma das maiores fortalezas do Mar Mediterrâneo.
(Igreja de Mosta)
O povo de Malta é mundialmente famoso pela sua amabilidade e sua hospitalidade. Hoje, Malta é um dos mais populares recantos de férias no Mediterrâneo.

Durante os meses de verão, o acontecimento mais interessante é definitivamente a festa religiosa das cidades, realizada nos finais de semana e dedicada ao santo padroeiro. Com tantas igrejas na ilha, até seis diferentes cidades, poderão celebrar a mesma festa no mesmo final de semana. Junto com a estátua do santo, a banda da cidade e os mundialmente famosos fogos, fazem do acontecimento, uma festa sem igual.

A agricultura é a principal ocupação de Malta. Em torno de 40% da terra é cultivada, mas por causa da densidade da população e da fraqueza da terra, é necessária a importação de alimentos. Os manifaturados mais importantes são: alimentação industrializada, tecidos e confecções, móveis e artefatos de madeira, equipamento de transporte e maquinário. O conserto de navios é também muito importante para e economia de Malta.

Os recursos mais significativos são a pedra sabão, situação geográfica favorável e uma força de trabalho produtiva. Malta produz somente 20% das suas necessidades de alimentação, tem abastecimento limitado de água potável, e não tem recursos naturais de energia. Portanto, a economia e altamente dependente do comércio e servços exteriores.

A Industrialização e o turismo dão a maior contribuição para a economia. A indústria é responsável por 27% do PIB, sendo as indústrias de eletrônicos e confecções os maiores contribuintes. Em 1995 a inflação foi de 3%. O PIB de $7,000 per capita, coloca Malta entre as nações de renda mais ou menos alta.

Fontes:
http://www.geocities.com/athens/acropolis/2214/maltap.html
http://europa.eu/abc/european_countries/eu_members/malta/index_pt.htm

Nenhum comentário: