domingo, 16 de novembro de 2008

Revelando o Artista da Cultura nos Bastidores da Expo-Literária de Sorocaba

Secretario da Cultura de Sorocaba, Anderson Santos e
Ziraldo, na Expo-Literária
A segunda edição da Expo-Literária, realizada na cidade de Sorocaba, encerrou-se com a presença do escritor Ziraldo, que falou sobre o tema "Ler é mais importante que estudar", palestra esta, que teve a interpretação simultânea do português para Libras (linguagem dos sinais). Além de Ziraldo, muitos nomes se destacaram, como Mário Prata, Gabriel Pensador, Arnaldo Antunes, Fabrício Carpinejar, além da participação, não menos importante, de vários escritores sorocabanos que expuseram seus trabalhos e comentaram com o público o processo de criação de suas obras.

O evento contou com três tendas (Machado de Assis, Dom Casmurro e Iaiá Garcia), espaços para exibição de filmes e shows, assim como a Biblioteca Municipal que expôs as novidades literárias, permitindo que o público interagisse com os autores convidados.

Milhares de pessoas oriundas não só de Sorocaba e região, mas também de diversas partes do Brasil e mesmo do Exterior estiveram presentes neste acontecimento que eleva o prestígio cultural da cidade de Sorocaba.

Mas, a verdadeira cabeça atrás deste sucesso se deve a Anderson Santos que batalhou pela realização deste evento cultural.

"Foram meses e meses de trabalho das secretarias da Cultura e da Educação para realizar um evento desse tamanho e que deve receber a visita de mais de 6 mil pessoas até o seu final, entre crianças, jovens e adultos, incluindo os moradores da região" - informou Anderson Santos.

Mas, quem é Anderson Santos?

Anderson, advogado, jornalista e radialista, foi Assessor da Secretaria de Cidadania, e desde 2006 ocupa o cargo de Secretario da Cultura da Prefeitura Municipal de Sorocaba, substituindo Marcelo Sodré.

Ao assumir o cargo, afirmou que pretendia fazer uma gestão em parceria com a classe artística e cultural da cidade, ouvindo seus anseios e abrindo espaço para sugestões de projetos. Ele também quer dar mais atenção aos bairros e disse que tem interesse em realizar a tão aguardada Conferência Municipal de Cultura

Desde que assumiu a Secretaria, ele vem realizando e prestigiando diversos eventos culturais, além do mencionado acima:

- No início da primavera (em setembro), foi realizada a Comemoração ao Dia Mundial do Turismo, com diversos eventos que ocorreram no campus da UFSCar, em Sorocaba, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, no Parque Carlos Alberto de Souza, no Parque Kasato Maru e no Parque da Biquinha.

- Aniversário da Casa do Escritor da Região de Sorocaba (CERES), no Sorocaba Club, em outubro.

- Em conjunto com a Secretaria da Comunicação (Secom), oferecer aos sorocabanos, gratuitamente, um local que exiba filmes que não estão nos circuitos comerciais de cinema da cidade. Tal iniciativa se dará no dia 10 de dezembro, na Usina Cultural Ettore Marangoni, com o longa-metragem "Adeus, Lênin".

Devemos nos curvar diante da iniciativa, esforço e dedicação de Anderson ao liderar a Secretaria da Cultura. Um exemplo a ser seguido por secretários, organizadores, diretores, etc., que desejam elevar e mostrar a alta qualidade de nossa cultura e nossa gente.

Em Sorocaba, a Cultura tem nome e é: ANDERSON SANTOS!!!

Fonte:
Douglas Lara. http://www.sorocaba.com.br/acontece

Nenhum comentário: