sábado, 8 de novembro de 2008

Passo Fundo (RS) tem maior índice de leitores do país



por André Trigueiro

Nosso programa é sobre iniciativas bem sucedidas de estímulo à leitura em nosso país. Em média, cada brasileiro lê menos de dois livros por ano. A repórter Roberta Salinet mostra o que tem feito a diferença em Passo Fundo (RS), onde a média de leitura é de 6,5 livros por habitante/ano.

A palavra falada, escrita, contada, pensada ou não pronunciada, seja qual for a forma que tenha, sempre fez parte da minha vida. Li muito durante a minha infância e sigo assim até hoje. Sempre me comoveu demais saber que meu pai, já falecido, havia lido uma enciclopédia inteira numa biblioteca pública de Passo Fundo porque não tinha dinheiro para comprar livros. Antes de me formar jornalista me formei professora de literatura. Por isso a leitura faz parte da minha vida, tanto, tanto, que me arrisquei a falar um pouco sobre isso antes de contar a experiência maravilhosa que foi para mim produzir essa matéria para o Cidades e Soluções.

Passo Fundo é uma bela cidade de 185 mil habitantes no norte do Rio Grande do Sul e assim como tantas outras tem problemas nas áreas de segurança, saúde… estamos no Brasil.

Mas Passo Fundo é diferente de todas as outras cidades brasileiras quando o assunto é leitura, literatura. Isso porque a cidade é palco de um encontro sem igual, que a cada dois anos reúne escritores e leitores: a Jornada Nacional de Literatura.

Na preparação para os encontros, os alunos das redes particular e pública têm contato com as obras, discutem em sala de aula e se preparam de tal forma, que quando encontram os autores já estão íntimos dos livros.

A conseqüência desse namoro com a literatura é concreta: o maior índice de leitores do país. Uma média por habitante de 6,5 livros lidos ao ano, três vezes maior do que a brasileira.

Bem, assim que recebemos o convite, feito pela equipe do programa, para contar a solução adotada por Passo Fundo para atingir esse índice, partimos eu e o repórter cinematográfico Jeferson Barbosa. A produção do VT teve o auxílio da produtora Natália Fávero.

Isso foi depois de um domingo inteiro de orações para que o tempo melhorasse e que a chuva, que tem sido constante aqui no sul, nos desse uma trégua. Deu certo.

Na nossa jornada encontramos seu Martins, motorista do ônibus Fabuloso, uma biblioteca itinerante que percorre as escolas do município. Logo que gravei a entrevista com ele tive certeza de que tudo sairia conforme o esperado. Seu Martins passa horas com os olhos grudados nos livros enquanto as crianças visitam o Fabuloso.

“A leitura transforma, abre a mente, me faz ser um pessoa provida de senso crítico, é a faculdade que eu não pude fazer”, me disse ele.

Bem, depois disso ainda visitamos o Mundo da Leitura, um espaço da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde alunos especiais da APAE se divertiam com um teatro de sombras, conferimos a alegria dos estudantes no Largo da Literatura e por fim, contamos a história de Gustavo Melo, um jovem escritor pernambucano que trocou o mar pelo frio de Passo Fundo. Tudo isso mostrado através da percepção estética apuradíssima do Jeferson, que é incansável em buscar ângulos novos para ressaltar a beleza das cenas…

Bem, está sendo uma delícia dividir com os telespectadores a alegria de perceber que há soluções para problemas considerados graves, como a questão da leitura em nosso país.

E se o exemplo do Circo das Letras, idealizado em Passo Fundo por uma professora chamada Tânia Rösing, hoje reconhecida por alguns dos maiores escritores do Brasil e do Mundo, inspirar alguém que assita a reportagem a fazer o mesmo em sua cidade, nosso trabalho vai ter valido ainda mais a pena.
Roberta Salinetrepórter da RBS TV - Passo Fundo

Fonte:
07 novembro de 2008.
Boletim Jornada Literária da UPF.
http://especiais.globonews.globo.com/cidadesesolucoes/

Nenhum comentário: