sábado, 22 de novembro de 2008

Secretário da Cultura de Sorocaba, Anderson Santos, quer contagiar mais os escritores sorocabanos na próxima edição

Anderson Santos e Ziraldo na Expo-Literária
Aproximadamente 13.700 pessoas passaram pela Expo Literária, conforme informações do secretário de Cultura Anderson Santos. Esta segunda edição do evento contou com 48 atrações, entre bate-papo com escritores, contação de histórias, palestras e recreações, resultado do investimento de R$ 135 mil. Pela estrutura montada em frente à Biblioteca Municipal de Sorocaba, com tendas e estandes, já dava para notar o crescimento do evento. Com relação à divulgação dos autores, somente o escritor Laé de Souza vendeu 8 mil livros, número alto, mas deve-se levar em conta que as obras custavam apenas R$ 1. Mais modesto foi o resultado da venda de livros dos autores sorocabanos: 80. Vale lembrar que a participação dos escritores locais ainda foi tímida. Em apenas uma mesa couberam as obras dos sorocabanos, que totalizaram cerca de 40 autores (incluindo o estande da equipe Sorocult - site de escritores).

Anderson Santos avalia a segunda edição da Expo Literária de forma positiva, enquanto construção de processo. “Se for considerar o público, conseguimos uma maior participação, tanto no que se refere à segmentação e direcionamento também. Tivemos um aproveitamento maior em termos numéricos e de qualidade. Sei que temos muito ainda para consertar, por isso vamos sentar com os autores sorocabanos para ver como alavancar a venda deles, dar um destaque maior para suas obras, mas acho que estamos no caminho certo”, afirma.

Para Anderson, o intercâmbio com autores consagrados foi interessante pois estes acabam trazendo seus fãs para a mostra e, estando naquele espaço, o público pode também conhecer os valores locais. “Valeu a pena. Inclusive no que se refere ao aproveitamento. Durante as palestras, as perguntas eram totalmente pertinentes, dava para perceber que tratava-se de um público que tinha conhecimento sobre o autor. Também conversei com todos os palestrantes, e eles saíram impressionados com a participação, em termos de pergunta, abordagem”, destaca.

O secretário também comentou sobre o crescimento do evento: a primeira edição da Expo Literária foi menor e menos expressiva, conforme Anderson, pela falta de experiência nessa área. “Nunca tínhamos organizado nada nesse sentido. Então agora, para este ano, conseguimos incrementar mais, fizemos parceria com a Secretaria de Educação, que participou com seus projetos. Mas deu para perceber que no ano que vem terá de crescer ainda mais em termos de estrutura, pois tinha gente sentada no chão”.

Melhorias

Entre os pontos que o secretário Anderson Santos pretende melhorar para o próximo ano, está o desejo de contagiar mais os escritores sorocabanos. “Temos muito mais que 40 autores na cidade, agora qual seria o meio para contagiarmos? Será que estamos fazendo a comunicação correta? Não sei. Sei que estamos convidando para participar, que chamamos todas as entidades representativas de escritores e pessoas envolvidas com a literatura em Sorocaba... A participação foi boa, mas poderia ser melhor. Minha pergunta para os autores é o que temos de melhorar? Então um pensamento que tenho para o ano que vem é manter a qualidade de palestrantes e público, e incentivar ainda mais o escritor sorocabano”.

Anderson também pretende, para 2009, aumentar o número de oficinas e criar ambientes voltados para a leitura. “Para a pessoa comprar o livro e ler ali mesmo. Então a idéia é criar um oásis de leitura, com sofá, almofada e tapetão”.

De acordo com o secretário, foi oferecido para todas as instituições de cunho social e não-comerciais um estande gratuito para a divulgação de seus trabalhos. Já as editoras que comercializam livros alugaram o espaço. Também os escritores locais ganharam um estande para exposição e venda de suas obras.

Sobre a distribuição dos convites para as palestras dos escritores renomados, eles ficaram restritos a uma minoria, pois a maioria do público não sabia como retirar. “Abrimos agendamento através de telefone e ainda mandamos convites para as escolas”, explica o secretário, que pretende melhorar também nesse item, para o próximo ano.

Esta edição da Expo Literária contou com grande participação de estudantes, mas o público em geral, que trabalha durante a semana, só teve a parte da noite ou o sábado para prestigiar. “Esse é um evento que se destina ao incentivo à leitura, voltado principalmente à criança alfabetizada e ao jovem, mas abrimos agendamento para a cidade toda. O que pode ser feito é ampliar para sábado e domingo, para o público em geral poder participar mais”, esclarece.

A curadoria do evento esteve a cargo da equipe das secretarias de Cultura e Educação, através de seus respectivos secretários, Anderson Santos e Maria Teresinha Del Cistia, e funcionários Margarete Moreno Silveira, Eduardo Egea, Valderez Luci Moreira Soares, Tânia Kalil e Paulo de Tarso, além das entidades representativas dos escritores de Sorocaba.

Fonte:
Reportagem de Daniela Jacinto.
Jornal O Cruzeiro do Sul. Caderno de Domingo. pag. 4. Dia 16 de novembro. http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=86&id=136907

Nenhum comentário: