sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Cicero Galeno Lopes



Cícero Galeno Urroz Lopes é natural de Uruguaiana, RS, reside em Porto Alegre e desenvolve o seu trabalho em Canoas, desde 1994.

Possui Graduação em Letras (português-espanhol) pela Universidade Católica de Pelotas (1971), Especialização em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), Mestrado em Letras (Teoria da Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é professor titular e pesquisador no Centro Universitário La Salle.

Tem experiência na área de Letras em todos os níveis de ensino; em delegacia e secretaria de educação. Dedica-se especialmente à Literatura Brasileira; atua principalmente nos seguintes temas: literaturas gaúchas de línguas portuguesa e espanhola, teoria e crítica literárias, dialogismo, hibridação cultural interamericana.

É autor de crítica e teoria em livros próprios e coletivos e em periódicos especializados; de ficção (contos), com três obras editadas; de livro didático sobre compreensão e interpretação de textos.

É colaborador em jornais diários e outros, sobre cultura, comportamento e literatura. Integra o Conselho Consultivo da revista Métis (UCS), o Conselho Editorial do Unilasalle e da revista Colabor@ (UCB); integra também a Comissão Científica de Pesquisa do Unilasalle. Tem atuado também como organizador, coordenador e executor de eventos culturais em Porto Alegre e Canoas, junto à Câmara Rio-grandense do Livro e à Fundação Cultural de Canoas.

Foi responsável pelo planejamento, instalação, edição e consolidação (1996-2004) das revistas acadêmico-científicas La Salle e Diálogo e da série Cadernos La Salle (Unilasalle-RS).

Integrou o Conselho Estadual de Cultura do RS (2006-2007) como representante da Associação Gaúcha de Escritores; exerceu a presidência do Conselho de Cultura de Uruguaiana e (três vezes) a vice-presidência do Califórnia da Canção Nativa do RS.

Publicou:
“Conto e ponto”. Porto Alegre: Movimento, 1999;
“A curva da estrada”. Porto Alegre: Movimento, 2000;
“O resto é o resto”. In: KIEFER, Charles (org.); “O livro dos homens”. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000;
“A Viagem”. Porto Alegre: Movimento, 2005;
“Literatura e Poder”. Porto Alegre: UFRGS, 2005;
“Compreender e interpretar textos”. Porto Alegre: Sagra, 1977.

Colabora em periódicos acadêmicos-científicos e jornais do RGS e do país.

Patrono da 21ª Feira Municipal do Livro de Canoas, em 2005. Escritor homenageado na edição do 9º Concurso Internacional de Literatura da Fundação Cultural de Canoas, em 2008.

Fontes:
- Currículo Lattes
- Fundação Cultural de Canoas -
http://www.fundacan.com.br
Foto =
http://www.cicerogalenolopes.com/

Nenhum comentário: