terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Gabinete de Leitura Sorocabano comemora hoje 142 anos

Para marcar os 142 anos de atividades do Gabinete de Leitura Sorocabano, comemorados oficialmente hoje, está sendo preparada uma outorga de medalhas, que visa homenagear principalmente os que colaboraram com a entidade ao longo dos anos.

Conforme o coronel da reserva João Oliveira Verlangieri, presidente da instituição, o governo do Estado de São Paulo criou uma medalha cultural para homenagear personalidades de destaque na sociedade. A medalha, que recebeu o nome de Luiz Matheus Maylaski, será destinada a ex-presidentes do Gabinete que estão vivos, a associados que se destacaram durante esses anos de existência do Gabiente, e pessoas que se entregaram de forma diferenciada em apoio à entidade.

Entre as personalidades que serão contempladas com a medalha, Verlangieri afirma que está o cônsul geral da Alemanha em São Paulo. Ele lembra que o Gabinete de Leitura surgiu a partir da iniciativa de alemães, que se reuniam em uma associação fechada e resolveram abrir essa sociedade para o povo sorocabano. Eles tornaram essa sociedade um órgão cultural e o Gabinete de Leitura continua com essa finalidade até hoje, por isso fazemos questão de distinguir o povo alemão na principal personalidade que existe no Estado de São Paulo, afirma o presidente da entidade.

Após dois anos na presidência do Gabinete de Leitura Sorocabano, o coronel da reserva João Oliveira Verlangieri deixa o cargo, quando uma nova diretoria assume, para o biênio 2009-2010.

A expectativa, conforme Verlangieri, é de continuidade dos projetos anteriores. A nova equipe é formada por pessoas que desejam fazer o melhor para o Gabinete, como sempre foi, afirma.

Durante o período que esteve à frente da entidade, Verlangieri conseguiu realizar diversos projetos, como a campanha pelo aumento do número de associados e a digitalização do acervo antigo do jornal Cruzeiro do Sul, em propriedade do Gabinete. Agora o próximo passo é digitalizar outros jornais, diz.

Conforme ele, sua equipe trabalhou bem afinada. Fizemos muitas coisas positivas, ressalta, lembrando ainda que conseguiram revitalizar o salão nobre e também restaurar as obras de arte da entidade, como o quadro de Dom Pedro II. Além disso, na gestão de Verlangieri, o Gabinete recebeu uma nova mesa diretora, doada por uma marcenaria da cidade, e a troca das persianas, que contou com a colaboração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).

Através de parceria com a Abril Cultural, a entidade passou a receber revistas com reportagens especiais. Também recebemos a doação de 1.200 livros antigos e até mesmo uma coleção do Pasquim. Pedimos autógrafo para o Ziraldo justamente no número que a equipe tinha sido presa, então esse é o único exemplar que leva assinatura, comenta Verlangieri.

O Gabinete foi também contemplado com um acervo de DVDs, através de doação de uma locadora que destinou à entidade mais de 600 títulos, que estão disponíveis para os associados. Antes de terminar a minha gestão, ainda pretendo firmar convênio com a Santa Casa de Sorocaba, para levar uma biblioteca circulante aos doentes, para que possam ter o prazer da leitura. É claro que existe uma norma, para não prejudicar a saúde desses pacientes. Os livros, por exemplo, tem de ser novos, entre outros detalhes. E foi pensando no bem-estar dos associados que passamos a adotar o procedimento de uso de luvas e máscara para aqueles que desejam fazer pesquisa em nosso material antigo, afirma.

Verlangieri faz questão de ressaltar que durante sua gestão o Gabinete de Leitura realizou diversas atividades culturais e de entretenimento, entre elas o lançamento de livros, a abertura da casa para palestras, a promoção de desfiles de modas e a comemoração das principais datas do ano. Tem gente que questiona algum tipo de evento, mas eu acho válido e sempre faço questão de prestigiar, diz.

Para Verlangieri, independente de suas realizações, o importante é que as pessoas vejam que o Gabinete está vivo e que segue em frente.

Apesar de deixar a presidência, Verlangieri ainda estará envolvido com o Gabinete de Leitura, já que fará parte do Conselho Fiscal. Integram a nova chapa Nassib Stefano (Diretor de Patrimônio), José Ademar Rodrigues (1º Secretário), Ari José Brandão (2º Secretário), Guerrino Peretti (1º Tesoureiro), Pedro Benedito Paiva Júnior (2º Tesoureiro), Rosali Alves (Diretor Cultural) e Antonio Francisco Mascarenhas (Diretor Social). No Conselho Fiscal, além de Verlangieri, estarão Laor Rodrigues e Sidney Benedito de Oliveira.
==================
Conheça a história do Gabinete em http://singrandohorizontes.blogspot.com/2009/01/gabinete-de-leitura-sorocabano.html
=================
Fontes:
Notícia publicada na edição de 13/01/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B.
Douglas Lara.
http://www.sorocaba.com.br/acontece

Nenhum comentário: