sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sarau em Itu dia 31 de Janeiro

O Ponto de Leitura de Itu realizará no sábado, dia 31, um Sarau Beat com o grupo Coesão Poética de Sorocaba.

A Biblioteca Comunitária prof. Waldir de Souza Lima, uma das 516 iniciativas selecionadas pelo governo federal como Ponto de Leitura, sediará no próximo dia 31, a partir das 19 horas, um Sarau em homenagem à geração beat. Haverá música ao vivo, exposição de cartazes psicodélicos, sons de vinis dos anos 60 e 70, declamação de poemas e textos dos maiores expoentes do gênero e exibição do filme Chappaqua, além de curtas metragens sobre o tema.

A geração beat (beat generation em inglês) é um termo usado tanto para descrever um grupo de escritores americanos que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 1950 e no começo da década de 1960, quanto ao fenômeno cultural que eles escreveram e inspiraram (posteriormente chamados beatniks).

As principais obras da geração beat na literatura são Howl (1956) de Allen Ginsberg, Naked Lunch (1959) de William S. Burroughs e On the road (1957) de Jack Kerouac. Tanto Howl quanto Naked Lunch foram o foco da prova de obcenidade que ajudaram a liberar o que poderia ser publicado nos Estados Unidos. E On the road transformou o amigo de Kerouac, Neal Cassady, em um herói dos jovens.

Os escritores beat davam ênfase em um engajamento visceral em experiências com as palavras combinadas com a busca a um entendimento espiritual mais profundo. Ecos da geração beat podem ser vistos em muitas outras subculturas (hippies, punks etc.).

Os anos 60, acima de tudo, foi um período de explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento beat, que nos 50 vivia recluso nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento, como a contracultura e o pacifismo. O psicodelismo foi um caminho que grande parte da juventude estava escolhendo ou iria escolher nos anos 60, dentro do contexto da contracultura. Teve vida curta, mas foi de grande influência e incandescência.

Os cartazes psicodélicos eram criados para uma platéia bem exclusiva, com letreiros praticamente ilegíveis, carregando a mensagem implícita: "Se você não consegue ler, não é para você."

Fontes:
Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima
Douglas Lara. http://www.sorocaba.com.br/acontece

Nenhum comentário: