terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Silvino Potêncio (... O Beco da Lama!)

José Barcelos (Sexta à noite)
Ali no Beco da lama,...
Onde eu passo todo o dia.
Tem mau-cheiro e muita má fama,
mas também muita folia!...

Ali no Beco da lama,
tem pagode, tem seresta, tem lá muita cantoria.
...tem noites de dor e cama!
- E tardes de estrepolia.

Ali no Beco da Lama,
Onde vive a boemia...
Muita birita, muita cana!
Corre o verso e a poesia...
Solta ao som da viola, do pandeiro, e o cavaquinho,...
Ali no Beco da Lama, o tempo passa devagarinho.

Por lá passo todo o dia,
É p'ra cumprir minha promessa.
De tirar o pé da lama e viver sem muita pressa!

Ali no Beco da Lama, em tardes ensolaradas,
Fecha a rua o tempo todo!...
Quem passa por lá não passa,
... sem escutar o som do lodo.

Ali no Beco da Lama... não existe mordomia,
Todo mundo bebe e canta, ao som de algum violão.
Tem cadeira e tamborete, tem até gente no chão
A dormir pela calçada, depois de muita cachaça...
Ali no Beco da Lama, a tristeza não tem graça!

Ali no Beco da Lama, onde eu passo todo o dia,...
Muito folião ali passa, em dias de muita alegria.
- Tem poetas, escritores, pichadores da agonia,
Pensadores e muitos cantores, das coisas da boémia.

Imitantes, intrujões da voz do Nelson Gonçalves,
Outros tantos são os figurões da politica como os "Alves".
Dos <> e dos outros tipos, ali todos se consagram.
Ali no Beco da Lama, vozes roucas não se apagam.

...depois da primeira lapada,
Ali no Beco da Lama,
onde eu passo todo o dia
tem café quente, e até caldo!,... de Cana p'ra boemia!

Ali no Beco da Lama,
A rua fica entulhada.
De mesa em mesa ela chama
Ó garçom!...sai mais uma!, e bem gelada!

Traz mais uma rapidinho!,...
- aqui p'ro amigo cantor.
Ele não bebe cachaça,
- mais, mais... ele me faz versos de amor.

Cá por mim só bebo Cana,
Nem que seja da quinta cabeça!...
Canto o meu verso a quem ama,...
Que de mim jamais se esqueça!!!.

Que ali no Beco da Lama,
- onde eu passo todo o dia,
Me vejo a sumir no cansaço,
... de viver a poesia!
*******************
Fonte:
Colaboração do autor Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano em Terras Potiguares

Nenhum comentário: