domingo, 4 de janeiro de 2009

Vilma Padovani Borsari (Teia de Poesias)


MAGIA

No olhar de uma criança
Existe , a pureza de um mundo cheio de sonhos, alegrias
E surpresas
A certeza de um mundo cheio de magia e encantamento
Olhos que confiam na certeza de serem amadas
Olhar cheio de brilho, sem tristeza, sem tormentos
Ah! que bom seria
Se tudo mudasse,e pudéssemos acreditar
Na magia do olhar criança
Que o mundo mudasse, em um mundo de alegrias
Na pureza da magia
Que transmite os olhos , da criança tão cheia de querer
E tudo ter
Na certeza da fome e miséria desaparecer
Seria coroar o mundo de esperanças,
Mas isto só acontece no olhar,no pensar
Na pureza mágica que existe dentro do olhar criança.


CIGANA

Mulher cigana , você que é estrela
Mas não tem céu
És rainha sem trono
Que vive ao leu
És mulher andarilha
Sempre na estrada
Mas não sabe o que ir ou ficar,
pois já não tem destino.
Nas mãos lendo a sorte
Sempre perdida sem saber aonde ir
Não sabendo se sofre de amor ou de ódio
Recordando o passado
Mas canta o presente, tenta viver o hoje
Lê a sorte mas o seu amanhã não saberá
Andarilha, de saia comprida , de pés descalços,
e muitas pulseiras nos braços ,
com longos cabelos esvoaçados
Es cigana que vive perdida no meio da sorte.
Que de tanta saudade ela dança esperando ,
seu amor chegar.
Ela dança que dança, para o luar olhar.
E espera outro dia chegar.


Maritaca

Ouço a pobre maritaca que grita,
que grita pedindo socorro
porque está engaiolada.
Ficou o mês inteiro
Olhando a chuva fria
Do quintal sem paisagem

Hoje, a tristeza venceu-a
Pediu socorro, gritou tanto...
Para o sol, para o luar
Na escuridão da noite gritou, implorou, pelo sol
Ela se encolheu e emudeceu
E de solidão adormeceu

E quando amanheceu
O sol ouviu sua suplica
E apareceu dando o recado
De que o luar viria.
Para iluminar a noite

Será que se eu gritasse,
pedisse socorro ao sol
Estas nuvens sairiam
Dos meus pensamentos?
Mas onde estará o meu sol?


A Pipa

Um menino entediado, mas sonhador,
Senta-se ao chão da varanda,
Com varetas, papel, cola e carretel
E sonhando, o menino faz uma pipa de papel.

Constrói seu sonho de voar.
Até a pipa se transformar em uma ave, voando alto no céu.
O menino orgulhoso deixa escapar
um enorme sorriso em seu rosto,
deixando todo tédio no chão.

Vendo a marca vermelha que dança no espaço,
Suas mãos seguram fortemente a linha para a pipa empinar
De tanta emoção, sorri, faz careta.
Mas do carretel não solta não!

O menino parece se transformar.
Na pipa de papel que dança perto do céu.
Mergulhado em seu sonho que flutua no espaço.
Somente, com papel linha e carretel


RELÓGIO

O relógio me incomoda, porque sei que marcam horas esquecidas ,
que o tempo vai levando, horas sem beleza, sem calor, horas vazias.
Estou só; a noite se alonga cada vez mais; sei que você não vem,
mas a esperança ainda é mais forte, que as longas horas.
Sei que pensa em mim, sei que ainda me amas.
Mas tomamos rumos diferentes em nossas vidas,
sei que a mão da saudade te toca ainda assim,
como está tocando em mim agora.
Não tenho nada além da saudade imensa e a vontade louca de te ver.
Mesmo que fosse só um olhar só para matar a saudade imensa,
e a vontade louca de te ver, mesmo que fosse um só olhar só para
matar a saudade, antes que você esqueça do brilho dos meus olhos.
Meu coração está frio, vazio sem amor, porque está sem você
Mas a esperança é forte em meu coração,
mais forte que as horas que arrastam a noite.
Enquanto isso, fico aqui, eu e a solidão, que rasga meu coração.


Canção

Olho o relógio e percebo
Que o tempo arrasta a noite.
Rapidamente é noite calma, sem vento.
O luar clareia meu quarto e as estrelas me espiam.
Ligo o rádio para espantar a solidão.

Ouço a suave canção.
Quantas recordações me trazem
Flutuam em meu imaginar
tantos momentos de doces recordações,
como foi bom um dia te conhecer, te encontrar.

Você foi como o luar que clareia a noite.
Embriago-me nesta doce canção.
Que fascinação, embriagar-me com o luar
Sinto tanto meu coração palpitar.
Que parece dançar

Oh! canção, como és doce e suave!
Tanto que me faz sonhar.
Sinto-me leve, sentindo-me flutuar,
a imaginar vendo seu sorriso verdadeiro
seus cabelos macios e com olhar arteiro

Oh Canção! como é bom ouvir você
E sonhar, parecendo tudo verdadeiro.


Letra sem Canção

O silencio da noite começa a me incomodar,
Só ouço a voz do vento,as folhas caírem,
e rolarem pela grama.
Abro a porta e deixo´,que o vento,
toque meu rosto cansado.
A noite esta escura, somente as luzes acesas ,
clareiam a noite.
Mas o jardim me chama atenção
Fico a olhar para as flores perfumadas
Que parecem também me olhar com o silencio,
extático das flores.
O vento trás para dentro da sala o perfume das
flores , que se misturam formando um só perfume
O seu perfume.
Olho novamente para o céu a procura do luar,
mas nada vejo.
Tento me consolar com o céu sem luar, sem estrelas.
Sinto-me tão só , mesmo olhando para as flores.
Penso em você onde estará você?
Que me fez tantas juras de amor tanta ternura
Porque me deixaste neta solidão?
Hoje não sei nada de você.
Só sei hoje que meu coração é letra sem canção;
sou como a noite sem luar;
Sou o vento a uivar, meu coração e triste e está a
estourar, mas nem posso chorar,
Tudo é falso, falsas alegrias, falsos risos.

Canto para espantar o pranto
Talvez não entendas o que fez
Mas compreende que estou só.
Nunca mais nos veremos
Pois você foi para o seu caminho
Ficou eu e a solidão
Talvez um dia ainda eu consiga,
fazer uma canção com letra,
Pois você é a canção que embala meu coração.


Você

A madrugada chegou
Estou ainda sem dormir
Em minha frente um pedaço frio de papel
Não sei o que escrever
Olho a noite pela janela, escuridão silencio total.
Minha mente voa
Já não estou só, estamos a solidão e eu
Minha mente sai procurando um pouco de você
Sei que dorme.
Imagino sua cabeça no travesseiro
Seus lindos olhos fechados, adormecidos, sonhando.
Sinto ciúmes de teus sonhos,
pois posso não estar neles
Agora te vejo acordado, vestindo seu roupão preto.
Andando pela casa, sentando-se na cozinha,
com um copo d água na mão.
Talvez pense em mim,
pois sinto sua presença espiritual
Mas tanta , tanta distancia física, há.
Recordo seus carinhos, seu amor
Se ao menos pudesse sentir suas mãos entre as minhas...
mas sei que não acontecerá.
Continuo só e com uma imensa saudade
Agora imagino você voltando a dormir
Vejo-te adormecido, sonhando comigo,
no mais lindo sonho de amor.


“ES“

O dia amanheceu, cheio de sol.
É verão, o calor convida as pessoas a andar, passear.
Vai formando uma grande multidão,
cada um com seus sonhos, seus ideais.
Todos procuram seus destinos.
Depois de mais uma noite mal dormida, estou vazia.
Sem sonhos, sem destino.
Sou a solidão, no meio desta multidão.
Estou só, muito só.
Tenho só a saudade angustiante dentro de mim.
Olho para o espelho que mostra meu rosto,
Cansado, envelhecido pela dor.
Ah! Se o espelho refletisse minha alma,
mostraria a tristeza que guarda para mim.
Você que foi minha luz quando eu ficava na escuridão.
Você que era amiga e companheira de todas as horas.
Você era a flor mais linda do jardim,
que Deus só deu a mim.
Dei-te meu amor , te cuidei,
Mas feneceu.
Só ficaram as doces lembranças
e o aroma da flor mais linda, mais cheirosa do jardim,
que ficou só para mim.
====

Nenhum comentário: