sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dicionário de Folclore (Letra H)



HARMÔNICA. Veja FOLE.
HERMILO BORBA FILHO nasceu no dia 2 de junho de 1917, no Engenho Verde, Palmares, PE. Concluiu o curso de bacharel em Ciências Jurídicas e sociais na Universidade Federal de Pernambuco. Homem plural, foi diretor do Departamento de Documentação e Cultura e da Divisão de Extensão Cultural da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife, chefe do Departamento de Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, diretor do Museu de Arte Popular do então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, secretário-geral da Comissão Pernambucana de Folclore, Diretor de Argumentos da Kino Filmes (São Paulo), presidente da Associação Paulista de Críticos Teatrais, produtor de TV e secretário da revista VISÃO (São Paulo), romancista teatrólogo, contista, folclorista, professor universitário. Na área do Folclore, publicou: Arte popular nordestina (1966), Fisionomia e espírito do mamulengo (1966), Espetáculos populares do Nordeste (1966), Apresentação do bumba-meu-boi (1967), Três espetáculos populares de Pernambuco (1967), Cerâmica popular do Nordeste (1969) e Um problema de cultura popular (1970). Faleceu no dia 2 de junho de 1976, na cidade do Recife, PE.
HIPOCAMPO. O hipocampo é um monstro que é metade cavalo e metade peixe.
HOMEM-DA-MEIA-NOITE (O). Fundado em 1931, na cidade de Olinda, PE, o Homem-da-Meia-Noite começou, inicialmente, como uma troça da qual participava um boneco com três metros de altura. O nome foi tirado de um seriado de muito sucesso, de igual nome, no tempo do cinema mudo. Em 1937 a troça passou a ser bloco.
HOMEM-DOS-PÉS-DE-LOIÇA. É um fantasma que costuma aparecer na Ilha Grande, Mangaratiba, Estado do Rio de Janeiro. Dizem que a assombração é a alma dos pescadores que estão pagando seus pecados; outros acreditam ser o espírito de náufragos. Tem o corpo igual ao dos demais homens, mas os pés são diferentes, são de louça.
HORAS. As horas têm a finalidade de dividir o dia e a noite. As horas abertas são aquelas em que as coisas más podem acontecer. Os demônios e os fantasmas estão livres. É durante a madrugada e o anoitecer que as pessoas morrem. Meio-dia e meia-noite e pelas trindades, são horas misteriosas, horas de aparições e de bruxedos.
HUMULUCU. Veja FEIJÃO AZEITE.

Fontes:
LÓSSIO, Rúbia. Dicionário de Folclore para Estudantes. Ed. Fundação Joaquim Nabuco
Imagem = http://www.terracapixaba.com.br/

Nenhum comentário: