quinta-feira, 16 de abril de 2009

Juvenal Bucuane (Poesia de Moçambique)


Escritor moçambicano, nascido a 23 de Outubro de 1951, em Xai-Xai, dividiu-se entre a poesia e a prosa. No entanto, os seus primeiros livros, A Raiz e o Canto (1985) e Requiem-Com os Olhos Secos (1987) , são de poesia. Em 1989 publicou, em prosa, Xefina e O Segredo da Alma . Em 1992 deu à estampa um novo volume de poemas, Limbo Verde . Bucuane foi diretor e secretário administrativo da revista literária Charrua (1984) e é membro efetivo da Associação de Escritores Moçambicanos.
-----------------------

O minuto que vem

Há medo
leio-o
nos rostos dos homens
medo do minuto que vem (?)
Que grande desgraça traz
o minuto que vem?
................................................................
Leio medo
nos rostos dos homens,
rostos que não falam,
mas têm nessa voz muda
o latejar do enigma que emprenha o minuto que vem!
................................................................
Criemos uma canção, homens,
criemos uma canção de luta e de amor
que será de triunfo
no minuto que vem,
sobre o medo e a resignação!
...............................................................
Cantemos sobre o medo
do minuto que vem!
===============================

O Húmus do homem novo

Não quero que vejas
nem sintas
a dor que me amargura;
Não quero que vejas
nem virtas
as lágrimas do meu pranto.
Deixa que eu chore
as mágoas e as desilusões;
deixa que eu deambule;
deixa que eu pise
a calidez do chão desta terra
e o regue até com o meu suor;
deixa que me toste
sob este sol inóspito
que me dardeja o lombo sempre arqueado...
Este penar
é o resgate da esperança
que em ti alço!
Este penar
é a certeza do amanhã que vislumbro
na tua ainda incipiente idade!
Não quero que vejas
nem sintas
o meu tormento
ele é o húmus do Homem Novo
=========================

Nenhum comentário: