terça-feira, 5 de maio de 2009

Filmes baseados em obras de escritores famosos



2001: Uma Odisséia no Espaço (Arthur C. Clarke)
Um filme que marcou uma época e um gênero. Uma expedição científica espacial investiga o surgimento de um monolito no planeta Júpiter

À Sombra das Pirâmides (Baseado em “Antonio e Cleopatra”, de William Shakespeare)
As questões políticas do Império Romano ficam estremecidas com a morte do Imperador Cesar e com o envolvimento do então Governador Marco Antônio com Cleópatra. As conseqüências desse romance são trágicas, desencadeando guerras e invasões.

Adeus às Armas (Ernest Hemingway)
Um americano alistado no exército italiano como motorista de ambulância e uma enfermeira se apaixonam em meio aos horrores da Primeira Grande Guerra. Determinados a viver o romance em paz, eles acabam fugindo para a Suíça

Agonia e Êxtase (Irving Stone)
As divergências entre o artista Michelangelo e o Papa Julio II com relação à pintura do teto da Capela Sistina. Uma grande obra com a livre interpretação do artista sobre a criação do homem por Deus.

Amor & Cia (baseado no livro “Alves & Cia” de Eça de Queirós)
No final do século XIX, um triângulo amoroso mexe com uma pequena cidade. O dilema de um homem em lavar a honra ou lutar pelo amor de sua mulher que teve uma pequena atração pelo seu sócio.

Amor Sublime Amor (baseado em Romeu e Julieta, de William Shakespeare)
A briga de duas gangues rivais em Manhattan, na década de 50, fica mais acirrada quando um dos integrantes de uma gang se apaixona por uma moça da gang inimiga.

Anna Karenina (Leon Tolstói)
Um romance na Rússia Czarista entre uma mulher casada e um oficial que a conheceu em Moscou. A forte atração faz o homem procurar Anna em São Petesburgo e forçá-la a largar a família e fugir para Veneza.

Aventuras de Huckleberry Finn, As (Mark Twain)
As aventuras de um garoto e um escravo fugitivo pelas florestas à beira do Rio Mississipi buscando a liberdade

Bela da Tarde, A (Joseph Kessel)
Uma jovem mulher casada com um rico cirurgião vive o conflito de realizar suas fantasias sexuais fora do casamento. Uma vida paralela de prostituição que esconde do marido deixando-o enciumado por não entender as razões de suas atitudes

Bonequinha de Luxo (do conto de Truman Capote)
Uma esperta garota de programa que mora em Nova York está atrás de um bom partido, mas se apaixona por um escritor que vive à custa de uma mulher milionária

Caçador de Pipas, O (Khaled Hosseini)
O remorso por um fato passado com um amigo de infância faz um homem retornar a sua terra natal, o Afeganistão dominado pelo regime Talibã, para reparar o erro cometido e demonstrar o valor da amizade

Caninos Brancos (Jack London)
A amizade e o companheirismo na luta pela sobrevivência entre um homem que se aventura na mata em busca de ouro e um cão esperto que pertencia a um índio assassinado.

Carteiro e o Poeta, O (Antonio Skármeta)
A amizade entre o escritor Pablo Neruda, exilado numa ilha do Mediterrâneo, e um carteiro que tenta conquistar a mulher amada

Cavaleiros da Távola Redonda, Os (baseado no livro “A Morte de Arthur”, de Thomas Malory)
O rei Arthur Pendragon e sua irmandade de cavaleiros da Távola Redonda se dedicam para ter um reinado de paz e justiça na Inglaterra.

Chamado Selvagem (Jack London)
A história de um cão que, após ser seqüestrado, vai parar numa região gelada e vive várias aventuras na volta para casa.

Código da Vinci, O (Dan Brown)
Um especialista em simbologia é chamado para investigar o misterioso assassinato do curador do Louvre que tem ligações com o Priorado de Sião, uma sociedade que guarda segredos sobre o Santo Graal e a descendência de Cristo decifrados nas obras de Leonardo Da Vinci.

Conde de Monte Cristo, O (Alexandre Dumas)
Depois de receber de um padre um mapa de um tesouro escondido, um prisioneiro decide fugir da prisão e iniciar um plano de vingança contra os traidores que o colocaram injustamente na cadeia.

Contato (Carl Sagan)
O sonho de uma cientista em fazer contato com sinais de vida extraterrestre se realiza quando ela capta uma mensagem e decide embarcar numa aventura perigosa rumo ao desconhecido.

Corcunda de Notre Dame, O (inspirado na obra “Notre Dame em Paris”, de Victor Hugo)
Um ser deformado e monstruoso que vive na Catedral de Notre Dame resolve sair às ruas e sofre maus tratos do povo. Amparado por uma cigana, ele conhece uma nova relação de amor e compreensão diante do preconceito

Corrente do Bem, A (Catherine Ryan Hyde)
Um garoto decide ajudar as pessoas através de um projeto filantrópico. Mas o seu maior desafio é tentar ajudar a própria mãe acoólatra a encontrar a felicidade

Crime do Padre Amaro, O (Eça de Queirós)
Depois de ordenado e encaminhado para Los Reves, um jovem padre descobre as ligações ilícitas entre a igreja e alguns cidadãos corruptos da região. A leviandade paroquial facilita o seu caso de amor com a filha da dona da pensão e o coloca na difícil situação de uma gravidez proibida.

Crime e Castigo (Féodor Dostoiévski)
Estudante pobre é acusado de pertencer a um grupo anarquista e fica suspenso da escola. Na sua busca desesperada por dinheiro, acaba cometendo duplo assassinato.

Dama das Camélias, A (Alexandre Dumas Filho)
A escalada inescrupulosa de uma mulher pobre do interior da França que foge para Paris a fim de conquistar a nobreza usando seu corpo. Uma história de amor, traições e decadência física de uma mulher liberal e escandalosa para sua época

Diário de Anne Frank, O (Anne Frank)
Um diário que se tornou um importante registro dos horrores da Segunda Guerra vividos por uma menina de trezes anos que ficou confinada por dois anos em um sótão em Amsterdã com aos pais, a irmã e um grupo de amigos.

Eu, Robô (Isaac Asimov)
No ano 2035, os robôs estão bem atuantes e seguem regras básicas para a sua funcionalidade, porém o assassinato do cientista mentor da Robotics Corporation acaba levando um policial a investigar os andróides tornando-se o próximo alvo deles.

Excalibur (baseado no livro “A Morte de Arthur”, de Thomas Malory)
A vida do Rei Arthur contada desde sua concepção até o fim em Avalon. Lenda e história se misturam no caminho deste cavaleiro inglês que teve o destino profetizado, vivendo cercado de batalhas, heroísmo, tradições, romances e religiosidade.

Farol do Fim do Mundo,O (Júlio Verne)
Uma ilha é controlada por um faroleiro que briga com um pirata para se manter no comando.

Fausto (adaptação da obra de Göethe)
Clássico do expressionismo alemão, o filme mostra a luta de Fausto que ao fazer um pacto com o demônio em troca da eterna juventude e do amor de margarida, negocia sua alma. Sua luta representa a metáfora do homem sempre dividido entre o bem e o mal, a redenção e a danação

Fernão Capelo Gaivota (Richard Bach)
Um filme poético que fala de liberdade e bondade fazendo uma comparação entre o homem e uma gaivota. A expressão de determinação revela neste filme, juntamente com a trilha sonora de Neil Diamond, um canto de amor ao ser livre.

Gaiola das Loucas, A (Jean Poiret)
As confusões causadas por um casal gay que precisa forjar a situação de marido e mulher para se apresentar diante da tradicional família da noiva do filho de um deles.

Germinal (Emile Zola)
A força de um jovem desempregado que se torna mineiro e entra no combate contra a direção das minas, conhecendo pessoas generosas e vivendo o medo de represálias sangrentas

Guerra dos Mundos (H. G. Wells)
A humanidade sofre uma surpreendente invasão marciana depois que um estranho objeto cai na Terra.

Guerra e Paz (Leon Tolstói)
A aristocracia russa sofre profundas modificações com intrigas e traições, quando a França invade o território russo no início do século XIX.

Hamlet (William Shakespeare)
Versão épica e integral da história da traição familiar que arruinou o reino da Dinamarca. O assassinato do rei desperta a desconfiança do príncipe Hamlet que se torna obsessivo em armar um plano cruel de vingança que elimina toda a família.

Henrique V (William Shakespeare)
Arcebispo de Cantuária mostra ao rei que por lei ele tem direito ao trono da França e o aconselha a invadi-la, causando muitas batalhas que serão travadas até a vitória final. Oscar de melhor figurino em 1990.

Homem Bicentenário, O (Isaac Asimov)
Num futuro próximo, um robô doméstico passa a ter sentimentos e deseja ao longo de duzentos anos tornar-se humano.

Homem da Máscara de Ferro, O (Alexandre Dumas)
No século XVII na França, o Rei Luis XIV descobre que tem um irmão gêmeo e o mantém prisioneiro com uma máscara de ferro presa ao rosto. Somente os Três Mosqueteiros poderão descobrir esta trama e revelar um novo Rei.

Homem Nu, O (Fernando Sabino)
Um homem vive as mais absurdas situações por um simples azar do destino. Tudo começa com uma porta que se fecha e o deixa completamente nu do lado de fora, tornando-se vítima de vários imprevistos.

Homem que queria ser rei, O (Rudyard Kipling)
Dois aventureiros ilegais que no final do século XIX encontram e ajudam uma comunidade na batalha com seus inimigos, um deles torna-se rei e enfrenta sérios problemas.

Horizonte Perdido (James Hilton)
Após sofrer um acidente aéreo, um grupo sobrevivente de fugitivos da guerra encontra um local paradisíaco no Tibete onde as idéias de vida e morte são bem diferentes das que eles acreditam

Idiota, O (Fiodor Dostoiévski)
Uma mulher se apaixona por um príncipe ingênuo, mas acaba optando pelo amor de um antigo romance.

Ilha do Adeus, A (Ernest Hemingway)
Um escultor que vive isolado numa ilha das Bahamas se surpreende com dois acontecimentos: a chegada dos filhos à ilha e o início da Segunda Guerra Mundial.

Irmãos Corsos, Os (Alexandre Dumas)
Dois irmãos siameses criados separados em terras distantes encontram-se anos mais tarde, um como cavaleiro e o outro bandido, para resolverem o assassinato de seus pais.

Júlio César (William Shakespeare)
Uma história cheia de traições e vinganças revelando a trama e o assassinato do imperador romano

Lobo do Mar, O (Jack London)
Um náufrago é salvo pelo capitão de um navio, mas enfrenta a autoritarismo dele liderando uma revolta a bordo.

Macbeth (William Shakespeare)
Um ambicioso herói de guerra escocês, cismado com a profecia de três bruxas, planeja com a mulher o assassinato do rei para ficar com seu trono. Porém, o seu reinado é marcado pela violência e pela corrupção reservando um futuro prenunciado.

Megera Domada, A (William Shakespeare)
Uma jovem chega ao novo colégio e se apaixona por um rapaz, mas para que o namoro seja permitido pelo pai, ela precisa arrumar - de qualquer maneira - um pretendente para a geniosa irmã.

Meninos do Brasil (Ira Levin)
O plano do nazista Joseph Mengele em capturar crianças sul-americanas para experiências genéticas é descoberto por um agente anti-nazismo e impedido de seguir adiante.

Mercador de Veneza, O (William Shakespeare)
A única solução que um jovem apaixonado encontra para conseguir dinheiro para se casar é pegar um empréstimo com um severo agiota que faz uma contraproposta muito cruel.

Meu pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcellos)
A amizade de um menino de seis anos por um pé de laranja lima. O único brinquedo que ele tem disponível no quintal e que se tornou seu confidente.

Miseráveis, Os (Victor Hugo)
Na França do século XIX, onde as diferenças sociais são grandes, um homem rouba um pedaço de pão e sofre uma perseguição policial por muitos anos.

Muito Barulho por Nada (William Shakespeare)
Na Sicília, as mulheres da vila de Messina esperam por seus homens, soldados do príncipe de Aragão, em meio a muita confusão com traições, intrigas, romances e vinganças.

Neves do Kilimanjaro (Ernest Hemingway)
Um escritor descobre o sentido de sua vida depois de um grave acidente numa aventura na África.

Nome da Rosa, O (Umberto Eco)
Um monge franciscano chega a uma abadia no século XIV e encontra um clima misterioso de mortes. Na tentativa de solucionar os casos racionalmente, ele se opõe às idéias fanáticas de um monge inquisidor.

Noites Brancas (Feodor Dostoievsky)
O encontro de um homem solitário, numa noite de inverno, com uma jovem mulher que está à espera de seu grande amor, transforma-o num apaixonado platônico por uma personagem que parece muito distante.

Oliver Twist (Charles Dickens)
As aventuras de um garoto pobre e órfão que vive de pequenos furtos nas ruas de Londres, e que acaba sendo preso injustamente. Um de seus desejos é encontrar uma família de verdade.

Othelo (William Shakespeare)
A paixão e o ciúme mortal de Othello são envolvidos pelas intrigas de Iago num plano de vingança que desmoraliza Desdêmona, destruindo de forma trágica e violenta a vida do casal.

Pequeno Príncipe, O (Antoine de Saint Exupery)
Um piloto perdido no deserto aprende e divide experiências com um menino desconhecido que observa e aprecia as coisas mais diferentes com muita imaginação e sabedoria.

Por quem os sinos dobram (Ernest Hemingway)
romance que acontece em plena Guerra Civil Espanhola entre um soldado americano que explode uma ponte falangista e uma camponesa

Processo, O (Franz Kafka)
Um inocente é preso por um crime que não cometeu e que não tem uma explicação lógica do envolvimento dele. Na tentativa de provar a inocência ele se distancia da liberdade

Rainha Margot, A (Alexandre Dumas)
A França está dividida por guerras religiosas e o trágico confronto entre católicos e protestantes na noite de São Bartolomeu leva a porta de Marguerite de Valois, recém-casada com Henry de Navarre, um protestante ferido por quem Margot se apaixona, mudando a história da França.

Rei Lear (William Shakespeare)
Rei Lear ao perceber que estava velho e doente decide dividir seu reino entre suas três filhas a fim de evitar futuras brigas. Mas este ato inicia um duro embate pelo poder, revelando ingratidão e inveja.

Robur, o Conquistador (Júlio Verne)
Um gênio do século XIX deseja acabar com as guerras e parte para o ataque destruindo armas bélicas a bordo de sua invenção voadora. O problema são os métodos loucos que ele utiliza, escondendo-se das autoridades dentro de um vulcão extinto.

Romeu e Julieta (Willian Shakespeare)
A história de amor do jovem casal que sofre com o ódio e a intolerância de suas famílias inimigas, levando-os a um desfecho trágico

Sede de Viver (Irving Stone)
A vida e a arte de Van Gogh marcadas pela genialidade na pintura e pela angústia de uma mente atormentada.

A Tempestade (William Shakespeare)
Um homem cansado da vida, resolve fugir para uma ilha na Grécia com a filha, descobrindo novas fantasias e vivendo uma frágil tranqüilidade.

Tempo de Despertar (baseado no livro autobiográfico de Oliver Sacks)
Médico tenta reanimar pacientes com paralisação cerebral através do uso de um novo medicamento que ainda é desconhecido em sua eficácia.

Três Mosqueteiros, Os (Alexandre Dumas)
As armadilhas do Cardeal Richelieu para tomar o poder influenciam o Rei Luiz XIII contra os mosqueteiros que precisam controlar a situação e fazer justiça.

Velho e o Mar, O (Ernest Hemingway)
As aventuras reais e imaginárias de um velho pescador que decide sair em viagem pelo Golfo de Cuba a fim de resolver problemas emocionais e psicológicos.

Viagem ao Centro da Terra (Júlio Verne)
A expedição de um grupo de cientistas ao centro da Terra liderada por um professor se torna uma fantástica aventura cheia de seres pré-históricos e perigosas ameaças de um explorador rival.

Vingança do Mosqueteiro, A (Alexandre Dumas)
As aventuras estão centradas em D`Artagnan, um jovem que sai do campo com o sonho de tornar-se um mosqueteiro do rei e também de vingar a morte do pai. Em Paris, ele acaba ajudando os mosqueteiros Porthos, Athos e Aramis a descobrir o plano para derrubar o rei e conseqüentemente uma guerra entre França e Inglaterra.

Vinte Mil Léguas Submarinas (Júlio Verne)
A viagem do Capitão Nemo pelos mares a bordo de um misterioso submarino, acolhendo e revelando sua genialidade e loucura aos tripulantes que sobreviveram a um naufrágio

Volta ao Mundo em Oitenta Dias (Júlio Verne)
A louca aventura de um simpático e excêntrico aristocrata inglês que aposta uma pequena fortuna com os amigos e decide fazer uma viagem ao redor do mundo.

Xangô de Baker Street, O (Jô Soares)
No final do século XIX, o detetive Sherlock Holmes e seu assistente Watson vêm ao Rio de Janeiro para desvendar a misteriosa ligação entre o desaparecimento de um violino de D. Pedro II e um assassinato de uma prostituta, mas acabam conhecendo algumas histórias da cultura brasileira.

Zorba, o grego (Nikos Katazantzakis)
Ambientada na ilha grega de Creta, uma história de amizade e aprendizado de vida entre um camponês extrovertido e um tímido escritor se fortalece quando aquele passa a trabalhar em uma mina abandonada do escritor e o ensina a viver com mais entusiasmo

Fontes:
http://www.cenaporcena.com.br/
Imagem = http://fut-tv-filmes.blogs.sapo.pt

Nenhum comentário: