sexta-feira, 1 de maio de 2009

Poeta Paranaense Fabio Sexugi arrebata Prêmios na Itália


O Poeta Paranaense Fábio Sexugi, 28 anos, Professor do Departamento de Letras da Fecilcam, educador da Escola São José de Peabiru, além de atuar como professor de italiano no Celin e na Wizard em Campo Mourão está comemorando a obtenção, de dois prêmios literários: um promovido por Castello di Fondi, no Lácio, e o segundo com a chancela da Universidade de Salento, na cidade de Lecce.

Fábio reside em Peabiru/PR. No segundo concurso ele foi classificado em primeiro lugar e é ele próprio quem conta: “Em menos de uma semana, fui contemplado duas vezes com prêmios literários na Itália. O resultado do primeiro aconteceu no dia 4 de abril, quando fui selecionado pelo conjunto da obra para integrar a Antologia Comemorativa dos 40 Anos do Prêmio Literário Júlia de Gonzaga, promovido pelo Castello di Fondi, no Lácio, região central da Itália. Trata-se de uma antologia bilíngüe que reúne poetas contemporâneos com composições em italiano ou espanhol (no meu caso, italiano).”

Segundo Fábio, entre os jurados “estava o fundador do prêmio, Luigi Muccitelli, escritor e artista plástico do famoso selo italiano Edizioni Lo Spazio. Além da publicação do livro, os poetas selecionados receberão uma medalha de prata, um diploma assinado pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano, além de outros prêmios ofertados por entidades públicas e privadas.”

Fábio conta que na Sexta-Feira Santa foi comunicado pela Presidente da Terceira Circunscrição da cidade de Lecce, no sul da Itália que recebeu a primeira colocação no Prêmio Primaverart, promovido pelo Assessorato alla Cultura, Università del Salento e pela Associazione culturale Accademia Salentina Delle Lettere", na categoria Literatura.

O poeta explica que pelo regulamento, o Prêmio da Crítica é dado à melhor composição de todas as subcategorias (ou seja, conto, poesia, reflexão, aforismos e romances). Portanto, em Lecce, recebeu o 1º lugar na categoria poesia e o Prêmio da Crítica, como a melhor produção literária do certame em 2009. Além de escritores, também são premiados artistas no Cinema (curta-metragens, video clips e spots publicitários), na Música (piano, violino, canto lírico e opereta) e nas Artes Plásticas (pintura e escultura).

A cerimônia de entrega dos prêmios “Gran Galà di Chiusura” aconteceu em 19.04, às 20h (horário local), no Chiostro dei Domenicani, com a presença de várias personalidades do mundo da cultura italiana, com transmissão ao vivo pela TV italiana.

O seu poema “Tazzina” foi declamado dia 09.04 no Teatro Paisiello, quando aconteceu a leitura das poesias vencedoras na categoria “Poesie in Lingua Italiana”.

Além das premiações mencionadas, Fábio já recebeu outros prêmios importantes. Entre estes:
1º lugar no I Concurso Internacional de Poesia Caleidoscópio, do Projeto Poesia Pública de Belo Horizonte - poema “Xícara” (Outubro de 2008);

1º lugar no IV Concurso Internacional de Poesía Latinoamericana, categoria espiritualidade, Projecto Poemía de Las Piedras (Uruguai) - Poema “Parafina” (Fevereiro de 2009);

3º lugar no XXVII Concurso Internacional Literário das Edições A.G. de São Paulo – poema “Bússola” (Março de 2009); Participação na Antologia “Parole e Poesia” / Edizioni Il Fiorino di Módena (Itália) - poemas “Nascondiglio” e “Nostalgie Brasiliane” (Março de 2009).”

Para Fábio, “dividir um livro com Antonio Maglio, Luigi Muccitelli, e outros grandes nomes da poesia italiana contemporânea é surreal. Acho que vencer concursos literários na Itália era um feito inédito para paranaenses até agora. Realmente, estou muito satisfeito. Nunca pensei que minha poesia, que fala de coisas simples e corriqueiras da vida, me levaria tão longe.”

Fontes:
Andréa Motta. In http://simultaneinades.blogspot.com/
http://www.insieme.com.br/portal/conteudo.php?sid=188&cid=2214&parent=0
http://www.jornalshowriso.com.br/vermaismateriasfabiosexugi.php

Nenhum comentário: