quarta-feira, 3 de junho de 2009

Apollon Mayakov (1821 – 1897)



Apollon Nikolayevich Maykov (Moscou, 4 de junho de 1821, – São Petersburgo, 20 de março de 1897) foi um poeta russo.

Ele nasceu no seio de uma família artística, cujo pai, Nikolay Apollonovich Maykov, era um pintor e um acadêmico. Em 1834 a família se mudou para Petersburgo. Em 1837-1841 Maykov estudou direito na Universidade de São Petersburgo. No princípio ele foi atraído pela pintura, mas ele dedicou sua vida a poesia. As primeiras publicações dele apareceram em 1840 no Almanaque de Odessa.

Depois que Nicholas I deu para Maykov recursos para o primeiro livro em 1842, ele viajou ao estrangeiro, para a Itália, França, Saxônia, e Áustria. Maykov voltou a Petersburg em 1844 e começou a trabalhar como assistente de bibliotecário no Museu de Rumyantsev. Ele freqüentemente se encontrou com outros literatos famosos, como Belinsky, Nekrasov, e Turgueniev.

A poesia lírica dele freqüentemente invoca imagens de aldeias russas, natureza, e a história russa. O amor dele pela Grécia antiga e Roma que ele estudou muito em sua vida também é refletido nos trabalhos dele. Ele passou quatro anos traduzindo a epopéia O Conto da Campanha de Igor em poesia russa moderna (terminou em 1870). Ele traduziu o folclore de Belarus, Grécia, Serbia, Espanha, e outros países, como também os trabalhos de Heine, Adam Mickiewicz, Goethe, etc. Muitos dos poemas de Maykov foram utilizados na música por Rimsky-Korsakov e Tchaikovsky.

D. S. Mirsky chamava Maykov " o poeta mais representativo da época" mas somou:

Máykov era ligeiramente " poético " e ligeiramente realístico; ligeiramente tendencioso, e nunca emocional. Imagens sempre são o tema principal nos seus poemas. Alguns deles (sempre sujeito à restrição que ele nunca teve estilo e nenhuma dicção) são descobertas felizes, como os poemas curtos e muito famosos sobre fonte e chuva. Mas os poemas mais realísticos dele são deteriorados através de sentimentalidade, e os poemas mais poéticos "desesperadamente inadequados. Poucas das suas tentativas mais ambiciosas tiveram êxito.

Ele também escreveu alguma prosa que não ganhou nenhum reconhecimento significante. Depois de 1880, Maykov não escreveu quase nada novo, passando o tempo dele corrigindo as criações anteriores em preparação para a publicação de sua coletânea de trabalhos. Nos últimos anos da sua vida, ele era o presidente do comitê para censura onde ele serviu desde 1852.

Fonte:
D.S. Mirsky, A History of Russian Literature: From Its Beginnings to 1900, Northwestern University Press: 1999,
Tradução do texto: José Feldman

Nenhum comentário: