quinta-feira, 18 de junho de 2009

Glorinha Rattes (Cristais Poéticos)



DESABAFO

Sou uma pessoa querida
pelos recantos da vida
deste mundo encantador.
E por mais que dissimule ou drible,
há sempre os recalques da vida
querendo tornar-me sofredor.
Qual fantasmas de carrascos
seguem perto os meus rastros,
impingindo-me a dor.
Sempre insistem em abrir ferida
no peito da minha vida
e se jogam com furor.
Mas esses fantasmas sem sucesso,
que empurro ao retrocesso,
no vasto mar do vingador,
não conseguem o seu intento,
não me prendem ao sofrimento –
na vida sou vencedor.
Sou guerreiro forte, previdente,
transformo-me em Noé,
embarco na Arca da Vida
e espero baixar a maré.
=======================

ESPELHO

No afã de contemplar minha imagem,
do espelho curiosa me aproximei.
E ao invés de retratar-me, vi miragens
dos anos que passaram e não notei.
Vi minha infância: eu feliz, despreocupada,
brincando de roda, cabra-cega e de pegar.
Corria alegre dando boas gargalhadas
e minha mãe me pedindo para parar.
E o espelho retratando minha vida,
a juventude nele então projetou:
eu era bela, tão alegre, tão querida
que, em minha face uma lágrima rolou.
Enxuguei-a com um lenço todo branco
em homenagem à pureza daquele tempo
que, por um beijo, um abraço, levava um tranco
dos pais que diziam:
- Ele só quer passatempo!
E o espelho minha vida revelava:
momentos de alegrias e tristezas,
mas, a verdade do agora não mostrava
e é esta imagem que eu mostro pra vocês.
=======================

EXEMPLO DE VIDA

Sentindo-me cansada,
triste, desanimada,
sentei-me à beira da estrada
e fiquei a pensar na vida...
Entregue aos meus pensamentos,
senti com o sopro do vento
que estava semi-protegida
pela sombra de uma árvore ressequida
que antes fora frondosa, florida.
E atentamente a observá-la,
vi um viçoso broto surgindo
que me impulsionou a imitá-la;
retomei minhas forças, fiquei sorrindo...
Sorrindo e meditando...
Se, em uma árvore aparentemente ressequida,
ressurge a esperança da vida,
por que julgar-me debilitada,
frágil, perdida?
E analisando o exemplo daquela árvore,
arvorei-me de esperança...
e acreditei na vida!
=======================

O QUE FICA

Oh! Bendito que semeias
e em poesia me enleias
para eu criar e produzir...
E nos meus versos singelos,
decantar tudo que é belo
e do meu jeito colorir...
Sinto que o mundo é encantador...
Mas não posso assim senti-lo
que não plantarei uma flor.
Quando partir deste mundo
rastros deixarei marcados...
Vida se esvai num segundo,
fica o que está comprovado;
filhos, árvores e livros,
são mandamentos que cumpri;
registrei-os nos arquivos
dos tempos em que já vivi.
Sei! Tudo passa na vida...
Passa época, para o tempo,
fica a lembrança contida
no livro do assentamento.
==============================

SUBLIME AMOR
(à minha filha, em 18/06/1987)

Estás junto a mim,
caminhas ao meu lado,
dominas o meu ser!
Não te locomoves do leito,
mas trago teu coração no peito,
sentindo-o fortemente pulsar.
Tua imagem, minha companheira
que me envolve a vida inteira,
desde que entraste no meu mundo!
E quando aqui, não mais eu estiver
e se porventura, permaneceres,
tornar-me-ei uma estrela,
sempre ansiosa por vê-la,
meu brilho a ti refletir.
E os sons desordenados
por ti balbuciados,
chegar-me-ão com clareza
e não terei mais incerteza
de estar te entendendo ou não!
E quando junto de mim estiveres,
gozando as maravilhas do infinito,
não serei mais esta mãe, mulher
que estremece ao som de dilacerante grito.
- Não... Não serei mais uma pecadora qualquer
lá, com você ao meu lado querida!
Serei a mais bela estrela cintilante,
brilhando no universo de qualquer vida.
=================================
Sobre a Autora
Glorinha Rattes, nome literário adotado por MARIA DA GLORIA AVIEIRA DE REZENDE RATTES que, em 1997 foi eleita Rainha dos Trovadores na Convenção de trovadores realizada em Conceição da Barra – ES. Membro titular da Cadeira n.13, da Academia Brasileira de Poesia Casa de Raul de Leoni.

Classificada em diversos concursos, tanto em Petrópolis-RJ, como em várias outras cidades do Brasil. Em 1988 foi classificada com seleto grupo de 10 poetas, sem ordem de classificação, para receber o prêmio de Melhor Poeta do Estado do Rio de Janeiro. É madrinha da Academia Poética da Escola Municipal Vila Felipe – Petrópolis-Rj, pertence ao Clube de Poesia do Petropolitano FC, ao Arte de Poetar, do SESC-Petrópolis-RJ. Tem publicado os livros: Raio de Luz - poemas e trovas; No Jardim dos Trovadores: UBT-Trovas e Recanto e Minhas Lembranças, crônicas.
––––––––––––––––-
Fonte:
Academia Brasileira de Poesia da Casa de Raul de Leoni

Nenhum comentário: