quinta-feira, 4 de junho de 2009

Membro da Academia Sorocabana de Letras toma posse como Sócio Efetivo do IHGGS



Sócio Correspondente da Academia Sorocabana de Letras em Tatuí, o escritor Renato Ferreira de Camargo, toma posse domingo, dia 7, como sócio efetivo do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico. Em solenidade que se desenvolverá sob a direção do presidente daquela instituição cultural, prof. Adilson Cezar, às 10 horas, na Casa de Aluísio de Almeida, à Rua Dr. Ruy Barbosa, 84, no Além Ponte, o novo associado do IHGGS fará o elogio de seu Patrono naquela casa, Antonio Moreira da Silva.

Autor de extensa e importante produção historiográfica e memorialística, inclusive a obra didática Tatuí – Capital da Música, publicada em 2006 pela editora Nova América, Renato Ferreira de Camargo é bacharel em Comunicação Social (Relações Públicas e Jornalismo) e Direito e sócio fundador do IHGG de Itapetininga.

Seu patrono no IHGGS, o jornalista Antonio Moreira, como o próprio escritor informa, no verbete que a ele dedica em seu livro Ilustres Cidadãos (Tatuí, 2006), nasceu em Sorocaba, em 1851. Em 1867, com apenas 16 anos, fundou em nossa cidade o Clube Palestra, em reunião do qual fez, naquele mesmo ano, a leitura de um Manifesto Republicano e Abolicionista, por ela redigido.

Participou, ao lado de Barata Ribeiro, Ubaldino do Amaral, Costa Abreu Ésquilo do Amaral e Paula Gomes do Recreio Instrutivo de Sorocaba, voltado para o debate de teses sobre História, Filosofia e Política.

Depois de colaborar nos jornais O Araçoyaba (1866), O Sorocabano (1870) e Ypanema (1872), fixou residência em Itapetininga, fundando ali O Município (1873/76), primeiro jornal da vizinha cidade. Em 1890, foi eleito deputado à Constituinte Republicana.

Pobre e esquecido faleceu em Curitiba em 1920.

Fonte:
artigo de Geraldo Bonadio para o Acontece em Sorocaba, de Douglas Lara

Nenhum comentário: