sábado, 31 de outubro de 2009

Daniela Jacinto (Lançamento do Livro História da Educação de Votorantim - Do Apito da Fábrica à Sineta da Escola)



“História da Educação de Votorantim - Do Apito da Fábrica à Sineta da Escola” é o título do livro que a professora e mestre em Educação pela Uniso, Isabel Cristina Caetano Dessotti, lançou ontem, às 19h30, na Livraria Espaço Alexandria. Na obra, que aborda a educação operária em Votorantim, a autora analisa como as relações de dominação, no âmbito das fábricas, se reproduzem no campo da educação operária, por meio das escolas mantidas pelos patrões, no período de 1890 a 1925, em Votorantim.

Conforme Isabel, professora do curso de Pedagogia da Unip e supervisora de ensino da rede estadual, o livro é resultado da dissertação de mestrado em Educação defendida em 2007, sob orientação do professor José Luís Sanfelice. “Percebi que não tinha como trabalhar a história da educação sem contar sobre a fábrica de tecidos, que foi onde tudo começou. A fábrica exercia uma dominação ora declarada e ora velada sobre as pessoas. Ela dominava os operários porque oferecia casa, emprego para a família inteira, mas pagava muito pouco. Para se ter uma ideia, a empresa influenciava até mesmo a vida pessoal, não permitindo que as pessoas morassem junto sem casar. Como a região teve um movimento operário bastante forte, com greves, coloco tudo isso em paralelo com a vida escolar”, esclarece a autora.

Nascida em Votorantim, Isabel conta que por ser filha de operário conviveu com muitas histórias. Por isso seu interesse em estudar o assunto. O período que abrange sua pesquisa, de 1890 a 1925, compreende desde a instalação da fábrica até o grupo escolar.

De acordo com ela, tudo dependia da fábrica, inclusive o sistema de ensino. “Algumas escolas eram mantidas pela fábrica. Tinham crianças de 7 a 9 anos de idade que estudavam à noite para poderem trabalhar durante o dia. Percebi, durante meus estudos, que a fábrica passou a premiar os melhores alunos, mas os contemplados eram sempre os filhos dos encarregados, ou seja, aqueles que não trabalhavam. Os que eram operários não tinham muito tempo para se dedicar aos estudos”, afirma.

Com relação ao sistema de ensino, a base era a memorização. “Havia exames e as crianças tinham de responder às perguntas diante de uma banca. Também existiam na época castigos como puxar orelha, dar tapas nas costas...”, relata Isabel.

A professora ainda acrescentou em seu trabalho as primeiras leis que tentavam regulamentar o ensino, que não era obrigatório. Entre as leis, Isabel cita a Sampaio Dória, de 1920, que reduziu o ensino de quatro anos para dois anos. “Então só poderia estudar quem tivesse entre 9 e 10 anos de idade. Isso só mudou bem depois, em 1930, com Getúlio Vargas. Na verdade a educação está atrasada até hoje”, lamenta.

Apesar de se tratar de um trabalho acadêmico, voltado a educadores, o livro é também de interesse dos votorantinenses porque conta sobre a história da cidade. “No livro eu coloco os nomes de todas as crianças que prestaram exames desde 1898 até 1925, quando foi criado o grupo escolar. Acredito que muitas famílias tenham interesse em pesquisar quem morava por aqui na época. Aliás, Votorantim ainda não tinha se emancipado, então é assunto também de interesse dos sorocabanos”.

Isabel ainda aborda em seu livro as condições de trabalho das mulheres, que levavam uma vida muito difícil. “Falo ainda da pobreza, mas o foco é o ensino. Entendo que Votorantim seguiu a mesma linha de outras cidades em relação à educação, que sempre ficou em segundo plano. O Brasil tem uma dívida social muito grande com seu povo nesse sentido, da geração de mais idade, muita gente ficou sem estudar.”

“História da Educação de Votorantim - Do Apito da Fábrica à Sineta da Escola” foi editado pela Crearte.

SERVIÇO:
A Livraria Espaço Alexandria fica na av. Barão de Tatuí, 1.377. Informações: (15) 3342-0583, 3233-4550 ou pelo site www.espacoalexandria.com.br .

Fonte:
Notícia publicada na edição de 30/10/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno B.
Douglas Lara. http://www.sorocaba.com.br/acontece

Nenhum comentário: