domingo, 4 de outubro de 2009

Poesia e atitude pela paz com Lançamento do Livro Nós da Poesia



Ato poético pela paz marca o lançamento do livro “Nós da Poesia”, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Há os que dizem que a arte engajada não tem mais espaço no atual momento do mundo. As preocupações dos artistas, supõem alguns, giram apenas em torno das condições estilísticas e da preocupação com a colocação da obra entre o seleto grupo de consumidores da cultura.

Isso pode até ter uma sombra de verdade. Mas, para dar mostras que a unanimidade não cai bem em se tratando da expressão artística, um grupo de poetas escolheu a XIV Bienal do Livro, que está sendo realizada na cidade do Rio de Janeiro, para chamar a atenção para a paz no continente americano. Trata-se do lançamento da coletânea “Nós da Poesia”, publicação do Instituto Imersão Latina, formado por ativistas preocupados em preservar a diversidade cultural latino-americana.

O grupo fará o lançamento do livro através de sarau, designado de “Ato poético pela paz”, marcando todas as atrocidades cometidas durante o dia 11 de setembro, como o sangrento golpe do General Pinochet contra o regime democrático que vinha sendo construído no Chile, em 1973. Ou, ainda, a perda de milhares de vidas durante os ataques às torres gêmeas, em Nova Yorque, em 2001 e que marcou uma escalada de agressões dos EUA contra povos do Oriente Médio.

A comercialização das publicações do Instituto Imersão Latina, que recentemente também lançou o livro “Poesia Sonora – História e Desdobramentos de uma Vanguarda Poética”, de autoria de Brenda Mars, são utilizadas para custear as atividades da instituição.

A antologia “Nós da Poesia” tem a participação dos seguintes autores: Angela Togeiro, Aníbal Albuquerque, Avelin Rosana, Bilá Bernardes, Brenda Mars, Carmem Cristal, Cláudio Márcio, Clevane Pessoa, Dimythryus, Filipe Marks, Graça Campos, Helenice Rocha, Iara Abreu, Jéssica Araújo, Karina Campos, Lívia Tucci, Lucas Guimaraens, Luciana Campos, Luciana Tannus, Luiz Lyrio, Marco Llobus, Maria Moreira, Marta Reis, Nina Reis, Neuza Ladeira, Regina Mello, Rosângela Ferris, Silvia Motta, Soninha Porto, Tânia Diniz, Rosa Pimentel, Roberto Bianchi, Terezinha Romão, Vagnér Santo e Vicente Ferrer.

Fonte:
http://www.guata.com.br/

Nenhum comentário: