quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Aluísio de Almeida (O Ferreiro)

O Ferreiro (pintura à óleo de José Sobrinho)
Entremos agora na tenda do ferrador. Um pequeno galpão com portão grande para a rua e tudo aberto para o lado do quintal. Neste e ao ar livre ferram-se os animais junto ao mourão. A tenda se compõe de um fole de couro de cerca de um metro de comprimento, a forja, as tenazes (1) de vários formatos, uma bigorna maior, quase como do ferreiro, a bigorninha pequena, a tina de água para esfriar o ferro, os martelos.

Compra-se ferro maleável. Sem outro instrumento além do malho (2) e da bigorna o ferrador fabrica as ferraduras de vários tamanhos, e quente.

Chamam-se craveiras os furos para os cravos.

Batendo a quente com um ferro especial, e rapidamente, o ferrador faz com exatidão, três a direita e duas ou três a esquerda. A batida não é tão forte, que atravesse o ferro doutro lado. Já a frio é que com um ferro mais fino se completa o orifício, vinda assim, a cabeça do cravo a ajustar-se na craveira sem atravessar a ferradura.

Ferradores antigos faziam ferraduras de oitos cravos. Mais raramente, de sete. As duas pontas arqueadas e salientes, por onde a pata se afirma nas paredes são os rompões. Outrora o rompão era um só, ligando toda a volta.

Atualmente os cravos já vêm feitos em grande quantidade das fábricas. Três centímetros da ponta agução até a cabeça. Parece incrível, mas só no momento de ferrar, é que o mestre ferrador fazia as cabeças numa bigorna de menos de um palmo de comprimento, e a frio. A esta operação, em que ainda não aparece o cavalo, chamava-se atarracar o cravo.

Em seguida no quintal, o tropeiro segura o muar (3) ou cavalo, um ajudante levanta a mão do animal e o ferrador com um torquês – se é o caso – arranca os cravos e a ferradura velha. É mister cautela com os coices, manotaços (4) e mordidas. A posição do ferrador é com os joelhos um pouco arcado para frente.

Entra em cena o puxavante. O nome parece indicar objeto que puxasse outro. Nada! É como um formão de cabo grosso e forte, e ligando-se a folha com um outro pedaço de metal em ângulo. O aço afiado da ponta, que tem três a quatro centímetros de largura, corta o casco, preparando-o para nele assentar a ferradura e o casco.

Na posição difícil que fica, o ferrador ficaria ferido ou não faria bem o serviço, simplesmente cortando o casco com uma lâmina qualquer. Por isso assenta o pé do cabo sobre o peito, enquanto o ajudante segura a perna do animal, tomando o puxavante e, instintivamente quase, avança e puxa para trás do peito e o corpo cortando o casco sem ferir as outras partes. Antes ou depois de ferrar, ou antes e depois, usa a grosa (5), de tal jeito que se ajustem bem a ferradura e o casco.

Então vai pregar os cravos com jeito para não saírem fora nem dentro, sempre na muralha. Muralha é a parte exterior, que não dói o casco propriamente dito. Tem menos de 2 centimetros de largura em volta. A segunda parte para dentro, já é meio óssea, a taipa, e sensível à dor. Seguem-se cartilagens, e os ossos da ranilha, e enfim, a navicular. Ambas chegam até ao alto do casco.

Em viagem, o arrieiro (6) levava a bigorninha antes de haver cravos já atarrancados, e sempre a torquês e o puxavante. Consertava uma ferradura que ia cair, substituía um cravo perdido, tirava espinho, etc. Sempre o trabalho completo era o do ferrador.

Animais de montaria, de estimação, e mulas cargueiras de longas viagens eram sempre ferradas. Poréns matungos (7) lerdos e burros para pequenos serviços entre os sítios e vilas nem sempre se ferravam. Por descuido e pobreza.
====================
Vocabulário
1 – Tenazes: de ferrador de cavalos) Instrumento parecido com um alicate, com longos cabos, usado para tirar ou pôr peças nas forjas e para seguras ferro em brasas.
2 – Malho: grande martelo de ferro ou madeira
3 – Muar: animal pertencente à raça das mulas
4 – Manotaços: patadas
5 – Grosa: lima grossa pra desbastar madeira ou cascos de cavalgaduras
6 – Arrieiro: homem que guia bestas de carga
7 – Matungos: cavalo sem raça.

Fontes:
– ALMEIDA, Aluísio de. Vida e morte do tropeiro. São Paulo, Editora Martins, 1971
http://www.jangadabrasil.com.br/

Nenhum comentário: