sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Gruta da Poesia (Parte II)



Raquel Gastaldi
VOAR

Hoje eu quis
Voar,
Como a andorinha
Azul e branca
Que baila
Ao meu olhar.
Só isso,
Quis voar e
Abraçar o mundo,
E com gigantes braços
Amparar
As crianças sem lar.
Só isso,
Quis voar,
E a todas dar um
Pouco do verbo amar,
Mas como humana
Que sou,
Só fiquei a sonhar,
Só isso,
Quis voar,
Para quem sabe
Um mundo futuro
Nossas crianças abrigar...


Carmen Lucia da Silva Cardoso
FALAR COM O ECO

Falar com o vácuo
vazio, solitário.
falar sem palavras,
falar com incógnitas,
falar para o triste,
para o distante.
Instante que olho sem ver
o olhar que lanço,
que com dedos danço,
transfiguro, figuro,
em figuras, que não vejo,
imagino, idealizo,
não sinto, pressinto.
Seres solitários,
ausentes, carentes,
fracos, covardes,
misto de letras,
digitando sonhos,
que criam, recriam,
idealizam, desfazem,
porque não fazem,
não procuram,
não querem,
não mostram.
E a sós, calam-se.


Tânia Regina da Silva Guimarães
MURO!

Pedras quadradas,
lado a lado
erguidas,
na vertical
dividem
dois mundos,
inutilmente.
Tolas, rígidas, frias...
Não percebem
a árvore
de copa rala
que tenta,
também, inutilmente,
esconder
a lua cheia.
Ela, solitária
e soberana,
mostra-se e
mostra-me
o mundo,
o qual pertenço,
verdadeiramente!


Juraci da Silva Martins
INCENSAÇÃO

Contemplo a natureza em seus alvores,
É toda um hino de louvor intenso
Que vai surgindo gradativamente
Qual fumaça perfumada do incenso
Que ao céu se eleva em santo ofertório
De risos e prantos de humanos seres,
Pra que no mundo haja mais amores
E a vida seja um jardim em flores...
A incensar caminhos na busca da paz!
Ergue-se a fumaça sacrossanta
Como oferta em nossas liturgias
De tantos risos e de muitos prantos
Que dão sentido ao viver em busca
Do sonho maior: a paz e a alegria.
E nos rituais de petição e gratuidade
O incenso que perfuma e purifica,
Retorna em bênçãos para o bem que apraz!


Diva Helena da Silva Fontana
TOQUE DE AMOR

Ouço o amor.
Da janela sinto a suavidade de seu toque,
Numa melodia harmônica,
Porém indecifrável,
Que toca de leve a alma,
E faz o coração bater mais forte.
O tempo de chuva se faz dia ensolarado,
E aumenta a vontade de estar perto.
Se essa música soubesse que mexe comigo,
Entenderia o que sinto,
Mas um dia hei de olhar o infinito,
Junto daquele que me encanta;
E talvez a incompreensão que me fere,
Faça-me sorrir perto de meu grande amor.


Natália Lohmann Mendel
O MAR

Ao acordar, fui ao mar
olhar as ondas.
Lá pensei na vida
e me questionei:
“- O que fazer
a partir de agora?
Todos os dias,
ao voltar ao mar,
uma resposta ele me dava.
Encantada, deixo-me
molhar pelas ondas.
Certa tarde, o mar
trouxe até mim, alguém
que lá, no fundo, surfava.
Esbarramo-nos,
Leve e enfeitiçada fiquei.



Pedro Jorge Pedersen Baptista
O MEU LINDO JARDIM

Há muitos anos, vivo numa casa
onde minha mãe dez, antes de morrer,
um lindo jardim, onde crescem
os mais lindos tipos de flores e plantas.

Em um dos canteiros, a orquídea
que plantei quando menino
dá, a cada dia, flores belíssimas
que me faz lembrar de minha mãe.

Todos os dias, converso, no jardim,
com a natureza, e ela me dá
de volta o lindo frescor das plantas.

Quando elas morrem, fico muito triste;
contudo, não entro em depressão;
pois sei que logo renascerão outras flores.


Daniela Wainberg
AS ROSAS

Com suas graciosas pétalas
iluminam e dão mais alegria
aos nossos corações.
Dependendo da cor,
as rosas nos transmitem
valores diferentes.
Todas elas: brancas, vermelhas,
rosas, amarelas, brilham nos jardins
com intensa beleza e exalando
agradabilíssimo brilho.
As rosas brotam com suavidade
e delicadeza, exibindo
lindos brotos ao amanhecer
tal qual inúmeros pergaminhos
que, ao serem desenrolados,
revelam-nos expressivas surpresas
e alegrando nossa vida.


Diego Carvalho Duarte
DELICADA

Traços vindos da Sicília
alguns talvez de Veneza
saudade minha que não concilia
tamanha falta pela tua beleza.

Cabelos que desenham rios
vermelhos como o pôr do sol refletido
tamanho sentimento de falta
que tenho sentido
que transforma meus dias
sem ela sombrios.

Figura alva divina
trago a ti mil rosas celestes
pois somente tu me fascina.

Formosa dos cabelos ao vento
dos beijos quentes
pelos quais me derreto.


Felipe Araújo Mendes
EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Transpassam movimentos
e canções
tal qual um lindo jasmineiro
num lindo jardim.
Seu perfume espalha-se no ar
e suas flores,
no gramado do prédio,
formam um majestoso tapete.
Envolvido pela beleza
da natureza
e pelas agradáveis emoções,
sou tomado por doces sentimentos.
Nesse clima de magia,
vou ao encontro do vento,
chegando sorridente ao mar,
sendo acariciado e envolvido
por sedutora brisa.
E como não poderia ser diferente,
revelo algumas de minhas fantasias
nesta poesia com muita alegria.
Quantos sentimentos e emoções!


Tobias Tres
DOCES LEMBRANÇAS

Lembrar de momentos
felizes e alegres
é resgatar o passado,
trazendo a memória
antigas paixões,
amizades íntimas,
festas inesquecíveis
e momentos especiais.
Memória cheia
de doces lembranças
é alimentar o presente
e o futuro,
fazendo do passado
uma agradável melodia.
----
Fonte:
Gruta da Poesia. Ano V. Outubro de 2009 in Portal CEN. http://www.iaramelo.com

Nenhum comentário: