quinta-feira, 5 de novembro de 2009

III Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro



III edição da Feira Pan-Amazônica do Livro espera receber mais de meio milhão de visitantes este ano

Evento acontecerá entre os dias 6 e 15 de novembro no Hangar -Centro de Convenções da Amazônia

A XIII edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, que traz como país homenageado a França, será o evento oficial de encerramento do Ano da França no Brasil. A Aliança Francesa de Belém, em parceria com o Governo Francês e o Governo do Pará através da Secretaria de Cultura do Governo do Pará trazem a Belém uma grande variedade de eventos culturais vindos da França e seus territórios ultramarinos. Cinema, música, teatro e dança serão os eixos da programação francesa. Quem passar pelo Hangar poderá participar de oficinas, assistir a performances de teatro e aos espetáculos com artistas de várias regiões da França, além de conhecer escritores convidados exclusivamente pela AF de Belém, entre eles o premiado Stephane Audeguy, autor francês de grande sucesso literário em todo o mundo.

Desde o lançamento no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, realizada no dia 16 deste mês, Belém espera receber nesta XIII edição da Feira Pan-Amazônica do Livro mais de meio milhão de visitantes, entre os dias 6 e 15 de novembro.

E como não poderia deixar de ser, o país homenageado nesta XIII edição da Feira é a França. E a novidade fica por conta da ampliação na quantidade de estandes e no espaço físico que garantirá mais diversidade e conforto com o aumento de 176 estandes e cerca de 500 m2 de praça de alimentação.

A Feira Pan-Amazônica será o evento oficial de encerramento do Ano da França no Brasil. Para isso, nesta edição, tanto pratos típicos paraenses, quanto franceses farão parte do cardápio no espaço. A decoração será especial no Hangar com a exposição de réplicas do Arco do Triunfo e da Torre Eiffel, além de exposições fotográficas, espetáculos teatrais, oficinas de arte, teatro, dança e circo com artistas franceses. Também o público terá oportunidade de conhecer escritores franceses convidados exclusivamente para o evento.

Mas o estande com os escritores paraenses continuará seguindo na programação e contará com a presença de autores regionais como Eliana Barriga, Juracy Siqueira, Salomão Larêdo e João de Jesus Paes Loureiro. Os professores poderão contar mais uma vez com o CredLivro para aquisição de livros durante o evento.

O Salão B concentrará toda a programação infantil e o palco externo será ampliado, aos moldes do que foi o Natal Hangar.Os custos do evento deverão ultrapassar os R$ 6 milhões.

Uma das principais novidades já confirmadas é o Parque da Turma da Mônica, um espaço infantil que trará temática especial sobre a Amazônia e também contará com a ilustre presença de Maurício de Souza. Além dele, já estão confirmados Zeca Camargo, Frei Beto, Emir Sader, Moacyr Sclyar e Laurentino Gomes, que participarão de encontros abertos ao público e transmitidos para diversos municípios do Estado por meio do projeto NavegaPará.

O premiado autor francês Stephane Audeguy é a estrela da programação literária francesa. Considerado um autor único, Audeguy nasceu em Tours em 1964. É formado em letras modernas, com especialização em inglês. Foi assistente na Universidade de Charlottesville, nos Estados Unidos. Depois de ter ensinado durante anos história do cinema e das artes, deixou o magistério para se dedicar exclusivamente à literatura. Filho único ganhou forte cobertura da mídia francesa à época de seu lançamento, tendo recebido enorme acolhida literária. A obra foi indicada ao Goncourt, além de ter sido agraciada com o Prêmio Deux Magots 2007. No dia 6 acontece a noite de autógrafos de Audeguy no stand do país homenageado. No dia 7 de Novembro Audegui fala com o público às 10h15, em uma das salas de conferência do Hangar. Oportunidades únicas de conhecer o autor, uma vez que o mesmo volta para Paris no dia 7/11 após o meio-dia.

Os territórios ultramarinos franceses também serão representados pela Associação Literária Promolivre, que traz entre suas estrelas os escritores Jean Marc Rosier, Serge Mam-Lam-Fouk, Françoise James Loe-Mie, Odile Armande Lapierre e Gerty Dambury.

Os shows serão atração à parte, sempre buscando artistas que tenham conexão com a literatura. O cantor Lenine já está agendado para o show de abertura, no palco montado à beira do lago do Hangar para receber atrações regionais e nacionais.

Com tantos atrativos, espera-se bater mais um recorde na feira deste ano, aumentando o número de visitantes, que foi de 350 mil pessoas em 2007, 470 mil em 2008 e, projeta-se, 500 mil em 2009.

O reflexo do sucesso da Feira Pan-Amazônica do Livro são os Salões do Livro, que acontecem em Santarém e Tucuruí, chegando em breve a mais dois municípios do Estado e possibilitando que todos tenham acesso à cultura, aos livros e à informação.


Serviço:

XIII edição da Feira Pan-Amazônica do Livro
Local: Belém -No Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Fonte:
http://www.portalcultura.com.br/

Nenhum comentário: