segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Volpone de Souza (Pra Riba, Descambeia!



Angélica era professora primária, recém-formada, jovem, formosa e delicada. Sempre viveu na cidade, estudou em bons colégios, leu muitas obras literárias e dominava a língua portuguesa na fala e na escrita. Em seu primeiro dia de trabalho, numa escola, sala multiseriada, entre crianças, galinhas, porcos, cachorros, gatos... começou a ensinar o beabá. Pegou giz branco e escreveu no quadro negro as vogais: A, E, I, O, U.

Os alunos copiavam em seus cadernos de caligrafia aquelas letras, menos Expedito, conhecido como “Dito”, menino calado, cabelo arrepiado e pés descalços balançando no ar, pois suas pernas eram curtas para a cadeira que sentava. A professora com muita paciência explicou novamente o movimento realizado para redigir aqueles símbolos. Dito tentou, mas não conseguiu. Calmamente, a jovem professorinha, sem perder o encanto, a doçura e a pronúncia das palavras, porém, tentando de forma mais simples e menos formal disse: – Expedito, você deve começar de baixo, traçando a letra para cima e para baixo, para cima e para baixo, para cima e para baixo...

Dito ainda não tinha entendido como deveria escrever a letra ‘A’.

Esgotada, suando frio, pois somente aquele menino não tinha compreendido a lição. As outras crianças, também aflitas, permaneciam em silêncio e tristes com o sofrimento da professorinha.

Frustrada de tanto tentar em vão, chorando, sentou-se, com as mãos na cabeça e exclamou: – Meu Deus dê-me força e sabedoria nesta hora! Foi quando Mariazinha, irritada, levantou, pegou o giz da mão da professora, foi até o quadro negro e apontando a atividade, gritou: – Dito, “seu burro”, pra riba, descambeia, pra riba, descambeia, pra riba, descambeia...

Então o menino compreendeu o que a professorinha queria explicar com palavras tão estranhas à realidade rural em que vivia.
==========================
Esta foi uma das cronicas vencedoras do 4º. Concurso Literário Cidade de Maringá - 2008
O autor é de Bragança Paulista/ SP
=========================
Fontes:
http://odiariomaringa.com.br/noticia/219511
Imagem =
http://www.eurekakids.net

Nenhum comentário: