terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Alex Giostri (O Ator e a Poesia)



“O verdadeiro aplauso que deves procurar não são as palmas subitamente ouvidas após um verso deslumbrante, mas o profundo suspiro que escapa da alma e a alivia, após a opressão de um longo silêncio.”
DIDEROT, Denis

A relação do ator com a poesia deve ser íntima. Um ator que tenha um conhecimento médio no universo poético terá naturalmente uma maior desenvoltura em seu ofício. E a poesia não são apenas os versos que se lê em livros, mas também as letras musicais, as frases bem ditas, a maneira que se experimenta a vida.

Da poesia, da obra poética, é fundamental que o ator leia tudo o que puder. Quanto maior for o seu conhecimento maior será o seu espaço emocional e intelectual. O objetivo maior dessa aproximação entre o ator e a poesia é a questão lírica que a poesia contém em sua estrutura. O eu lírico do poeta é também o eu lírico do ator, que na verdade está levando á cena o eu lírico de uma personagem, que é fruto de um eu lírico do autor.

O poeta ao escrever seus versos expressa suas sentimentalidades nos versos. O ator, ao compor sua personagem, exala através de sua fala as palavras que o autor, que também já foi chamado de poeta dramático, escreveu. Ambos falam de seu eu. Um revela a própria verdade, o outro revela a verdade daquela pessoa que não é ele próprio, mas que também é naquele momento. Neste sentido, pode-se pensar que as impressões do ator emolduram as impressões da personagem, que revela ao público não apenas a sua impressão, mas também a impressão do ator e de sua vivência emocional pessoal. Todos falam ou tratam de si subjetivamente.

O fazer poesia para o ator é quando é capaz de ocultar-se e à palavra que diz, transformando-a apenas em impressões para os espectadores. A fala do ator é também poesia. Toda fala é também canção, assim como a canção vem da fala. Então, na medida em que o ator é sensível à poesia também é sensível à palavra, consequentemente à maneira de falá-la, declamá-la ao seu público.

E ao transformar a sua fala em poesia em cena, o ator se mune da boa respiração, das pausas, das inflexões, do conhecimento da língua, da pontuação e do sentido de tudo que está dizendo e fazendo. O ator completo é poesia.

E essa é a questão:

O que diferencia o poeta do ator é que o poeta é poeta de sua obra e o ator é poeta do mundo e do próprio poeta. É o ator que declama o que o poeta, que é também o dramaturgo, escreve em seus papéis.

Fonte:
http://www.alexgiostri.com.br/

Nenhum comentário: