sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Edson Harada (Poesia Imitativa, Tragédia, Comédia e Mito)


Espécie de poesia imitativa, classificadas segundo o meio da imitação

A Epopéia, a Tragédia, todas geram imitações. Todas elas imitam com o ritmo, a linguagem e a harmonia, usando esses elementos separados ou conjuntamente. Diferem-se porém por três aspectos:
· porque imitam por meios diversos
· porque imitam objetos diversos
· porque imitam por modos diversos e não da mesmo maneira

Espécie de poesia imitativa, classificadas segundo o objeto da imitação

Cada uma das imitações contém diferenças, e que cada uma delas há de variar, na imitação de coisas diversas.

A mesma diferença separa a Tragédia da Comédia: procura esta imitar os homens piores, e aquela, melhores do que eles ordinariamente são.

Espécies de poesia imitativa, classificadas segundo o modo da imitação: narrativa, mista dramática. Etimologia de “drama” e “comédia”

Há ainda uma terceira diferença entre as espécies de poesias imitativas, a qual consiste no modo como se efetua a imitação. Com os mesmos objetos, quer na forma narrativa, quer mediante todas as pessoas imitadas, operando e agindo elas mesmas. Consiste a imitação nestas três diferenças.

Daí alguns denominarem as tais composições de DRAMAS, pelo fato de se imitarem agentes (dróntas). Os Dórios reclamam a invenção da Tragédia e da Comédia. A Comédia, pretendem-se os Megarenses. A Tragédia também se dão por inventores alguns dos dórios que habitam Peloponeso.

Origem da poesia - Causas
História da poesia trágica e cômica

Ao que parece, duas causas, e ambas naturais, geram a poesia. O imitar é congênito no homem, e os homens se comprazem no imitado. Aprendem e discorrem sobre o que seria cada uma delas, e dirão, por exemplo: “esta é tal”.

Sendo pois a imitação própria da nossa natureza, os que ao princípio foram pouco a pouco dando origem à poesia, procedendo desde o mais toscos improvisos.

A poesia tomou diferentes formas, segundo a diversa índole particular dos poetas. Os de mais alto ânimo imitam as ações nobres e das mais nobres personagens; e os de mais baixas inclinações voltaram-se para as ações ignóbeis, compondo, estes, vitupérios, e aqueles, hinos e encômios.

Homero foi o primeiro que traçou as linhas fundamentais da Comédia, dramatizando, não o vitupério, mas o ridículo.

Nascida de um princípio improvisado, a Tragédia pouco a pouco foi evoluindo, à medida que se desenvolvia tudo quanto se manifestava; até que passadas muitas transformações, a Tragédia se deteve, logo que atingiu sua forma natural. Quanto à grandeza, tarde adquiriu a Tragédia o seu alto estilo: só quando se afastou dos argumentos breves e da elocução grotesca, isto é, do elemento satírico. Quanto ao metro, substituiu o tetrâmetro trocaico pelo jâmbico. Com efeito, os poetas usaram primeiro o tetrâmetro porque as suas composições eram satíricas e mais afins à dança; mas, quando se desenvolveu o diálogo, o engenho natural logo encontrou o metro adequado; pois o jambo é o metro que mais se conforma ao ritmo natural da linguagem corrente: demonstra-o o fato de muitas vezes proferirmos jambos na conversação, e só raramente hexâmetros, quando nos elevamos acima do tom comum.

· Ésquilo foi o primeiro que elevou de uma a dois o número de atores, diminuiu a importância do coro e fez do diálogo protagonista.
· Sófocles introduziu três atores e a cenografia.

A comédia: evolução do gênero
Comparação da Tragédia com a Epopéia

A Comédia é a imitação de homens inferiores, não quanto a toda a espécie de vícios, mas só quanto aquela parte do torpe que é ridículo.

Se as transformações da Tragédia e seus autores nos são conhecidas, as da Comédia, pelo contrário, estão ocultas, pois que delas se não cuidou desde o início: só passado muito tempo o arconte concedeu o coro da Comédia, que outrora era constituído por voluntários. E também só depois que teve a Comédia alguma forma é que achamos memória dos que se dizem autores dela. Não se sabe, portanto, quem introduziu a máscara, prólogo, número de atores e outras coisas semelhantes.

A Epopéia e a Tragédia concordam somente em serem, ambas, imitação de homens superiores, em verso. Mas diferem pelo seu metro único e a forma narrativa. E também na extensão, porque a Tragédia procura, o mais que é possível caber dentro de um período do Sol, ou pouco excedê-lo, porém a Epopéia não tem limite de tempo.

Quanto as partes construtivas, algumas são as mesmas na Tragédia e na Epopéia. Outras são próprias da Tragédia. Todas as partes da poesia épica se encontram na Tragédia, mas nem todas as da poesia trágica se intervêm na Epopéia.

Definição de Tragédia.
Partes ou elementos essenciais.

A Tragédia é a imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com as várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes do drama, limitação que se efetua não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o “terror e a piedade, tem por efeito e purificação dessas emoções”.

Algumas partes da Tragédia adotam só o verso, outras também o canto.

Como esta imitação é executada por atores, em primeiro lugar o espetáculo cênico há de ser necessariamente umas das partes da Tragédia, e depois, a Melopéia e a elocução, pois estes são os meios pelos quais os atores efetuam a imitação.

· Elocução: mesma composição métrica.
· Melopéia: aquilo cujo efeito a todos é manifesto.

E como a Tragédia é a imitação de uma ação e se executa mediante personagens que agem e que diversamente se apresentam, conforme o próprio caráter e pensamento, daí vem por conseqüência o serem duas causas naturais que determinam as ações: pensamento e caráter.

· Mito: imitação de ações; composição dos atos;
· Caráter: o que nos faz dizer das personagens se elas têm ou tal qualidade.
· Pensamento: tudo quanto digam as personagens para demonstrar o que quer que seja ou para manifestar sua decisão.

É portanto necessário que sejam seis as partes da Tragédia que constituam a sua qualidade: Mito, caráter, elocução, pensamento, espetáculo e Melopéia.

Quanto aos meios com que se imita são duas.
Quanto ao modo por que se imita é uma só.
Quanto aos objetos que se imitam, são três.

O elemento mais importante é a trama dos fatos, pois a Tragédia não é imitação dos homens, mas de ações e de vida, de felicidade e infelicidade. Daqui se segue que na Tragédia, não agem as personagens para imitar caracteres, mas assumem caracteres para efetuar certas ações; por isso as ações e o Mito constituem a finalidade da Tragédia. A finalidade é tudo o que mais importa. O Mito é o princípio e como que a alma da Tragédia. Só depois vêm os caracteres.

A Tragédia é por conseguinte, imitação de uma ação e através dela, principalmente, imitação de agentes.

O terceiro elemento da Tragédia é o pensamento: consiste em poder dizer sobre ta; assunto o que lhe é inerente e a esse convém. Caráter é o que revela certa decisão ou, em caso de dúvida, o fim preferido ou evitado. Pensamento é aquilo em que a pessoa demonstra que algo é ou não é ou enuncia uma sentença geral.

Quarto entre os elementos literários é a elocução: o enunciado dos pensamentos por meio das palavras. Tem a mesma efetividade para verso ou prosa.

Dos restantes, a Melopéia é o principal ornamento.

Estrutura do Mito trágico
O Mito como ser vivente

A composição dos atos é a parte da Tragédia mais importante. Já sabemos que a Tragédia é imitação de uma ação completa, constituindo um todo que tem certa grandeza, porque pode haver um todo que não tenha grandeza.

· Todo: é aquilo que tem princípio, meio e fim.
· Princípio é o que contém em si mesmo o que quer que siga necessariamente outra coisa, e que, pelo contrário, tem depois de si algo com quem está ou estará necessariamente unido.
· Fim: é o que naturalmente sucede a outra coisa, por necessidade ou porque assim acontece na maioria dos casos, e que, depois de si, nada tem.
· Meio: é o que está depois de alguma coisa e tem outra depois de si.

É necessário portanto que os Mitos bem compostos não comecem nem terminem ao acaso, mas que se conformem aos mencionados princípios.

Uma Tragédia quanto mais bela será mais extensa. O limite suficiente de uma Tragédia é o que permite nas ações uma após outra sucedidas, conforme a verossimilhança e à necessidade, se dê o transe da infelicidade à felicidade ou vive-versa.

Unidade de ação: unidade histórica e unidade poética

Muitas são as ações que uma pessoa pode praticar, mas nem por isso elas constituem uma ação una. Tal é necessário que nas demais artes miméticas una seja a imitação, quando o seja de um objeto de uno, assim também o Mito, porque é imitação de ações, deve imitar as que sejam unas e completas, e todos os acontecimentos se devem suceder em conexão tal que, uma vez suprimido ou deslocado um deles, também se confunda ou mude a ordem do todo.

Poesia e história
Mito trágico e Mito tradicional. Particular e universal. Piedade e terror. Surpreendente e maravilhoso.

Deve-se ter sempre a verossimilhança e a necessidade. Por isso a poesia é algo mais filosófico e mais sério do que história, pois refere aquela principalmente o universal, e esta o particular.

· Universal: atribuir a um indivíduo de determinada natureza pensamentos e ações que, por liame de necessidade e verossimilhança, convém a tal natureza.
· É universal: porque visa a poesia ainda que dê nomes às suas personagens.
· É particular: pelo contrário ao universal.

Quanto à Comédia, já ficou demonstrado este caráter universal da poesia: os comediógrafos, compondo a fábula segundo a verossimilhança, atribuem depois às personagens os nomes que lhes parecem.

Na Tragédia mantém-se os nomes já existentes. Algumas Tragédias são conhecidos os nomes de uma ou duas personagens, sendo os outros inventados. Em outras, nem o nome é citado.

O poeta deve ser mais fabulador do que versificador porque ele é poeta pela imitação e porque imita ações.

Dos Mitos e ações simples, os episódicos são os piores.
· Episódico: o Mito em que a relação entre um e outro episódio não é necessária nem verossímil.

A Tragédia também suscita o terror e a piedade. Essas emoções se manifestam principalmente quando se nos deparam ações paradoxais, e, perante casos semelhantes, maior é o espanto que ante os feitos do acaso e da fortuna.

Mitos simples e complexos
Reconhecimento e Peripécia

Dos Mitos, uns são simples outros complexos, porque tal distinção existe, por natureza, entre as ações que eles imitam.

· Simples: aquela que sendo una e coerente, efetua a mutação de fortuna, sem Peripécia ou reconhecimento.
· Complexa: aquela em que a mudança se faz pelo Reconhecimento ou pela Peripécia, ou por ambos conjuntamente.

Elementos qualitativos do Mito complexo: Reconhecimento e Peripécia.

· Peripécia: é a mutação dos sucessos no contrário, e esta inversão deve produzir-se verossímil e necessariamente.
· Reconhecimento: é a passagem do ignorar ao conhecer.

Posto que o Reconhecimento é o reconhecimento de pessoas, pode acontecer que ele ocorra apenas numa pessoa a respeito de outra, quando uma das duas fica sabendo quem seja esta outra.

São estas duas partes do Mito: Peripécia e Reconhecimento. A terceira é a Catástrofe.
· Catástrofe: ação perniciosa e dolorosa, como o são as mortes em cena, as dores veementes, os ferimentos e mais casos semelhantes.

Partes qualitativas da Tragédia

As partes da Tragédia são as seguintes:
· prólogo: parte completa da Tragédia que precede a entrada do coro.
· êxodo: parte completa, a qual não sucede canto do coro
· episódio: parte completa da Tragédia entre dois corais
· coral (que é dividido em párodo e estásimo): o párodo é o primeiro, e o estásimo é um coral desprovido de anapestos e troqueus.

A situação trágica por excelência
O herói trágico.


As Tragédias mais belas não são simples, mas complexas, e além disso devem imitar casos que suscitam o terror e a piedade.

O ideal é a do homem que não distingue muito pela virtude e pela justiça, que nele se não passe da infelicidade para a felicidade, mas pelo contrário, da dita para a desdita; e não por malvadeza, mas por algum erro de uma personagem.

A mais bela Tragédia, conforme as regras da arte, é aquela que for composta do modo indicado.

O trágico e o monstruoso
A Catástrofe. O poeta e o Mito tradicional

O terror e a piedade podem surgir por efeito do espetáculo cênico, mas também podem derivar da íntima conexão dos atos, e este é o procedimento preferível e o mais digno do poeta.

O Mito deve ser composto de tal maneira que quem ouvir as coisas que vão acontecendo, ainda que nada veja, só pelos sucessos trema e se apiede.

As ações desse gênero devem necessariamente desenrolar-se entre amigos, não há que compadecer-nos, nem pelas ações nem pelas intenções deles, a não ser pelo aspecto lutoso dos acontecimentos; e assim também, entre estranhos.

É possível que uma ação seja praticada a modo como a poetaram os antigos, por personagens que sabem e conhecem que fazem. O melhor porém é a do que age ignorando, e que, perpetrada a ação, vem a conhecê-la; ação tal não repugna, e o Reconhecimento surpreende.

Caracteres. Verossimilhança e necessidade.
Deus ex machina.

No respeitante a caracteres, há quatro pontos importantes a visar:

· eles devem ser bons
· é a conveniência; há um caráter de virilidade, mas não convém à mulher ser viril ou terrível.
· outra qualidade é a semelhança, distinta da bondade e da conveniência.
· Coerência, ainda que a personagem a representar não seja coerente nas suas ações, é necessário que no drama ela seja incoerente coerentemente.

Deve-se sempre procurar a verossimilhança e a necessidade. O irracional não deve entrar no desenvolvimento dramático, mas se entrar, que seja unicamente fora da ação.

Reconhecimento: classificação de Reconhecimentos

A primeira e de todas a menos artística, se bem que a mais usada, é a que se efetua por sinais. Dos sinais uns são congênitos, outros são adquiridos e, ou se encontram no corpo como as cicatrizes, ou fora do corpo, como os colares ou aquela cestinha, mediante a qual se dá o Reconhecimento. Desses sinais pode se fazer uso melhor ou pior dele São esses sinais usados como meio de persuasão, os menos artísticos.

Em segundo vem o Reconhecimento urdido pelo poeta, e que, por isso mesmo, também não é artístico.

A terceira espécie de Reconhecimento efetua-se pelo despertar da memória sob as impressões que se manifestam à vista.

A quarta espécie de Reconhecimento provém do Silogismo.

Há também o Reconhecimento combinado com um paralogismo da parte dos espectadores.

De todos os Reconhecimentos, melhores são os que derivam da própria intriga, quando a surpresa resulta de modo natural. Só Reconhecimentos dessa espécie dispensam artifícios, sinais e colares. Em segundo vem os que provém de Silogismo.

Exortação ao poeta trágico
Os episódios na Tragédia e na Epopéia

Deve o poeta ordenar fábulas e compor elocuções das personagens, tendo-as à vista o mais que for possível. Deve também reproduzir por si mesmo, tanto quanto possível, gestos das personagens.

Quanto aos argumentos, quer os que já tenham sido tratados, quer o que ele próprio invente, deve o poeta dispô-lo assim em termos gerais e só depois introduzir s episódios e dar lhes a conveniente extensão.

Umas vez denominadas as personagens, desenvolvem-se os episódios. Estes devem ser conforme ao assunto.

Nos dramas, os episódios devem ser curtos, ao contrário da Epopéia, que, por eles adquire maior extensão.

Nó e desenlace
Tipos de Tragédia, classificada pela relação entre nó e desenlace. Estrutura da Epopéia e da Tragédia

Em toda Tragédia há o nó e o desenlace. Nó é constituído por todos os casos que estão fora da ação e muitas vezes por alguns que estão dentro da ação. O resto é o desenlace.

· Nó: é toda parte da Tragédia desde o princípio até aquele lugar onde se dá o passo para a boa ou má fortuna
· Desenlace: parte que vai do início da mudança até o fim.

Há 4 tipos de Tragédia, e 4 também são suas partes:
· Tragédia complexa: que consiste toda ela em Peripécia e Reconhecimento
· Tragédia catastrófica
· Tragédia de caracteres
· Episódicas

Pelo Mito se estabelece a igualdade ou a diferença entre as Tragédias; e que são iguais quando o sejam o nó e o desenlace. Porém, há muitos que bem tecem a intriga e mal a desenlaçam; o que importa é conjugar ambas as aptidões.

Quer nas Tragédia como Peripécias, quer nas Episódicas, podem os poetas obter o desejado efeito mediante o maravilhoso.

O coro também deve ser considerado como um dos atores; deve fazer parte do todo, e da ação.

Na maioria dos poetas, contudo os corais, tampouco pertencem à Tragédia em que se encontram como a qualquer outra.

O pensamento
Modos de elocução

O pensamento inclui todos os efeitos produzidos mediante a palavra. Devem fazer parte, o demonstrar e o refutar, suscitar emoções (como a piedade, o terror, a ira e outras) e ainda o majorar e o minorar o valor das coisas.

Quanto à elocução, há uma parte dela, constituída pelos respectivos modos, cujo conhecimento é próprio do ator e de quem faça profissão dessa arte, que consiste em saber o que é ordem ou súplica, uma explicação, uma ameaça, uma pergunta uma resposta, e outras que tais.

A elocução poética

Há duas espécies de nomes:
· Simples: não são constituídos de partes significativas
· Duplos: todos os são duplos.

Há também nomes triplos, quádruplos, múltiplos. Cada nome depois, ou é coerente, ou é estrangeiro, ou metáfora, ou ornato, ou inventado, ou alongado, abreviado ou alterado.

· Corrente: aquele que ordinariamente se serve cada um de nós
· Estrangeiro: aquele que se servem os outros e por isso é claro que o mesmo nome pode ser ao mesmo tempo corrente e estrangeiro.
· Metáfora: consiste no transportar para uma coisa o nome de outra, ou do gênero para a espécie, ou da espécie para o gênero, ou dá espécie de uma para a espécie de outra, ou por analogia.

A elocução
Partes da elocução

Quanto à elocução, as seguintes são as suas partes: letra, símbolo, conjunção, nome, verbo, artigo, flexão e preposição.

· letra: som indivisível, não porém qualquer som, mas apenas qual possa gerar um som composto. Dividem-se em vogais, semivogais e mudas. Vogal é a lera de som audível sem encontro dos lábios ou da língua. Semivogal, a que tem um som produzido por esse encontro. Muda, sem som.
· Sílaba: é um som desprovido de significado próprio, constituído por uma muda e soante.
· Conjunção é a palavra destituída de significado próprio, mas que não obsta nem contribui para que vários sons significativos componham uma única expressão significativa.
· Nome: é o som significativo, composto, sem determinação de tempo, que não tem nenhuma parte que, como parte do todo, seja significativa por si.
· Verbo: som composto, significativo, que exprime o tempo, e cujas partes, como as do nome, fora do conjunto não tem significado nenhum.
· Preposição: é som composto e significativo, do qual algumas partes são de per si significantes.
---------------

Fonte:

Nenhum comentário: