domingo, 20 de dezembro de 2009

Exercicio Poético (Viagem)


Se tola eu fosse como o viajante
que permanece em casa, asas cortadas,
não saberia aproveitar o instante
das emoções sem par dessas estradas...

Não fico, pois, parada por mais tempo
porque prefiro acompanhar o vento
que me transporta para outras jornadas.
(Llisieux - BH)

Sou viajante pela vida,
essa vida. às vezes agradável,
às vezes inexorável.
Essa viagem sempre nos prega peças
para testar nossa resistência...
Quando nos golpeia,
como custa levantar...
(Marla Otto)

Viajante no mundo do sonho
minha timidez eu transponho
revelando o meu sentimento
entrego-me a ti... sem pudor
amando-te com tanto ardor
é o meu sonho do momento.
(Sueli do Espírito Santo)

Sou viajante do infinito
Das noites longas e da lua
Em altas ondas eu transito
Rastreio o mar que me cultua.
Sou viajante das estrelas
Ainda que não possa vê-las
A sua marca em mim tatua!
(Milla Pereira)

Como viajante solitário vivo esta vida a caminhar
Em tropeços e passos errantes procurando sempre acertar
Mudando alguns caminhos por onde devo passar
Tortuosos todos são pra onde irão me levar
Troncos no meio da estrada me fazem as vezes parar
Nada me impede no entanto por sobre eles pular
Viajante sua estrada é longa não convém descansar
(Maria Lopes)

Londres, Paris, Madrí
São velhas recordações
Destas que muito vi
Sentindo diferentes emoções
Até ver as obras de Gaudi
Mas eis que não deu outra
Na verdade só procuro ver a ti Sabe lá...esqueci
(Lea Peres Day)

Viajo em trilhas
Percorro milhas
Caminho aos prantos
Suando tanto
Sempre me perco
Sempre me espanto
Por não chegar
(Cícero Christófaro)

uma longa estrada
tantas, tantas voltas
que as ondas não contornam
a poesia distante aporta
fica ancora
e a nave
não mais retorna.
(Maria Thereza Neves)

De corpo e alma viajante,
Um e outra, o de antes,
Buscado, encontrado, perdido...
Volta em outro modelo agora
Sem material comprovante.
Débitos, créditos, vestigios antigos,
Na vida, uma luz itinerante.
(Lourdinha Biagioni)

Viajante aquele que em meu corpo viaja,
Procurando portos para ancorar seu carinho,
Que me encontra cansada de viagens frustradas,
Viajante aquele que em meu corpo descansa,
Das muitas viagens que alguma vez fez seu carinho,
Que me descobre qual terra inexplorada,
E de tanto me buscar, me torna amada...
(Patricia Andrea)

Percorrendo estradas, muito vi!
Riachos límpidos... já secaram...
Canaviais verdes... já queimaram...
Ribação não voa... calou o bem-te-vi!

Pombo-correio não mais é viajante...
Sangra de dor, passarinho cantador.
E a poesia, cantata... explode, arfante!!!
(Luciene Passos Pires)

Sou um eterno viajante
A vagar de modo errante
Por um transplante

Não para meu semblante
mas um coração galopante
renascendo de forma saltitante
esquecendo seu amor distante
(Carlos Senna)

Corajoso, aventureiro, curioso, proseador...
Tem facilidade de fazer amigos
E é sempre recebido com bom humor nas suas andanças...
Aprende com a vivência
O muito de solidariedade:
Costumes, problemas econômicos e sociais
Das regiões por ele visitadas!
(Luiza Benício)

Desejado e esperado por todas as pequenas cidades.
Se domingo, até a missa terminava muito antes de acabar.
Todos corriam a ter seu lugar primeiro
Junto àquele que trazia tantos sonhos e fantasias.
Tecidos e perfumes, chapéus e charutos, carrinhos e bonecas.
Valores em réis, negócios da China, olhares e desejos.
Assim percorria por entre amores e estradas, o caixeiro viajante.
(Jaak Bosmans)

Hoje eu não saí de casa; passei o dia viajando.
Peguei carona na Terra, viajante em torno do Sol.
Logo ele, canalha que de dia me rouba as estrelas!
Tudo bem, à noite elas virão. E trarão a Lua, de brinde.
O vento passou por mim, trazendo cheiros.
MIl gentes passaram também, sem tempo de curtir a viagem.
Li um livro. Fiz um poema. Viajei também em mim.
(Alberto Saraiva)

Da vida, sou viajante
e vou percorrendo caminhos,
alguns são bem verdejantes
e outros, cobertos de espinhos.
Mas, como sou mensageiro
da paz, da verdade e do amor,
vou transformando os espinhos em flor!
Socorrinha Castro ( Florzinha )

O viajante
eterno andante
sincero amante...

Longa caminhada
chega a alvorada
diante de sua amada...

Esta é a magia que pulsa constantemente no universo!...
(Vera Hellena)

Sigo o caminho da estrela brilhante,
Só ela me levará a Jesus.
Num mundo de sonhos sou viajante.
Meu coração, tocado pela luz,
Deixa o tempo maléfico para trás,
Entre cantos de glória se refaz
E abre-se para uma vida de paz.
(Mardilê Friedrich Fabre)

Olha do tempo o sarcasmo
a esculpir as partidas
de crianças mal-chegadas
velhos de mansas idas.
O vento queda-se pasmo
não sobra sequer história
um rastro esgarçado , memória.
(Elane Tomich)

chegar de viagem
entrar sem vacilo pela porta da frente
deitar a bagagem na sala
percorrer a casa cômodo por cômodo
de canto a canto e concluir
aqui é o paraíso
(Líria Porto)

O vento soprou viajante e nele peguei carona...
A viagem custa algumas saudades mas compensa...
Visitei lembranças passadas por ele arrastada...
Vi aquela menina travessa e muito feliz....
Voltei viajada, menos apressada...
Mas o malvado sofreu uma calmaria...
Quando voltar para me pegar, estarei crescida?
(Marília Bechara)

Sai de casa rumo à esperança
Desejando encontrar a felicidade
Assim, mundo afora sigo em frente.
Não sei o que encontrarei... não sei!
Em meus olhos existe vida e meu pensamento
tem fome do novo. Por isso a viagem... a mudança.
Não percebi, mas o que deixei me chama de volta.
(Meg Klopper)

Viajante. Viaj(o) ante(s)
Por ar, por terra e por mar.
Sonho, poesia, pensamento
“Pré visão”. Revisão. Previsão.
Memorizo paraíso
Intuição. Em ti ação.
Impreciso o viajar.
(Marinez Stringheta / Mara poeta)

Sou viajante na vida
entre as matas vagando
pelos mistérios escondidos...
Alma, mundo desconhecido
descubro e vou aprendendo
minh'alma alma desbravando ...
Vida, uma eterna viagem...
(Itana Goulart)

Viajo através de meus sonhos.
A dádiva de viver me encanta.
Disfarço sempre meu olhar tristonho,
para dar lugar à alegria que se agiganta...

Às vezes, porém, ando errante,
procurando minha essência de forma constante...
Sinto-me, nesta vida, uma eterna viajante...
(Neusa Maria Travi Madsen)

Sou aquele viajante solitário
que um dia na tua Pousada chegou
comida recebeu, pediu onde dormir,
e aos poucos perdidamente de Ti se enamorou...
Coisas do destino: só ele amou!
(Sicouza)

Ando pelo mundo a fora
Na esperança de encontrar
O sonho que se perdeu
E o desejo de voltar
Mas pra que eu voltaria?
Se não tenho mais ninguém
Só o mundo e a poesia
(Jane Rossi)

e lá vai o viajante bem distante estrada afora
vendendo quinquilharias, para longe indo embora
alardeando alegria, paz e amor a toda hora
vendendo esperança no ontem, no amanhã e no agora
e lá vai o viajante bem distante estrada afora
sorriso belo, aprumo no vestir, as mãos de fora
só descansará ao vender tudo... até o romper de nova aurora
(Wilson de Jesus Costa)

Havia uma estrela a me guiar
Viajando por este mundo afora
Queria mudar o planeta terra
Senti que só Deus tinha este poder
O viajante e eu a seguir a estrela
Terras e terras nenhuma igual a Salvador-Bahia
Daqui mando meu abraço para o povo do Brasil.
(Varenka de Fátima)

Viajante soberano
No dia e noite
Cansaço vespertino
Uma causa, um meio de vida
Cada hora, cada passo
Ultrapassando época
Chegando onde quer chegar.
(J.Hilton)

Nesta estrada de caminhos intrincados
Procuro seguir rompendo barreiras,
Mas sem atropelar ninguém.
É por ela que temos que andar
Escolher bem, não se arepender!
Espaço e Tempo profundamente a se mesclar,
Ser mais um Viajante que vai-e-vem ...
(Nídia Vargas Potsch)

Fonte:
Varal 1 – edição 417 – ano 9 – viajante. Enviado por email

Nenhum comentário: