sexta-feira, 23 de abril de 2010

Folclore Indigena: Pareci e Guarani (O Milho)



Lenda Pareci

Ciente da proximidade da morte, Aimotarê, um grande chefe pareci chamou seu filho Kaleitoê.

Ordenou-lhe que, logo após seu falecimento, fosse enterrado no meio da roça. Também avisou ao filho que, pouco tempo depois, nasceria na sepultura uma planta repleta de sementes. Disse-lhe que não as comesse pois deveriam ser guardadas e replantadas. O filho ouviu suas explicações atentamente e seguiu suas instruções.

Assim surgiu o milho entre os índios pareci.

Lenda Guarani

Durante uma época de escassez de alimentos, o sofrimento da tribo foi tal que, certo dia, dois guerreiros amigos, decidiram recorrer ao poder de Nhandeyara, o grande espírito. Eles sabiam que o atendimento do seu pedido estaria condicionado a um sacrifício. Mas preferiram enfrentá-lo.

Deitaram numa clareira do bosque e esperaram. À noite apareceu um enviado de Nhandeyara e indagou o que desejavam.

"Pedimos nova espécie de alimento para saciar a fome de nossas famílias e a nossa." eles disseram.

"Está bem!" respondeu o enviado. "O grande espírito está disposto a atender esse pedido. Mas, para isso, os dois devem lutar comigo, até que o mais fraco perca a vida."

Os índios aceitaram as condições e lutaram com o representante de Nhandeyara. Depois de algum tempo de luta, Auaty, um dos guerreiros, caiu morto no chão. Penalizado, seu amigo enterrou-o nas proximidades do local onde caiu.

Na primavera seguinte, uma planta alta e de folhas compridas brotou na sepultura de Auaty. Nela, surgiram espigas de grãos amarelos. Os guaranis deram o nome de auaty (milho) ao novo alimento, em homenagem ao índio que sacrificou-se em benefício da tribo.

(Adaptação de versão de Barbosa Lessa, in Estórias e Lendas do Rio Grande do Sul)

Fonte:
Lendas Indígenas.
http://www.lendorelendogabi.com

Nenhum comentário: