domingo, 18 de abril de 2010

Guido Bilharinho (O Universo Fechado de Cornélio Pena)



introdução

A obra ficcional de Cornélio Pena (Petrópolis/RJ, 1896 - Rio de Janeiro/RJ, 1958), é singular dentro da literatura brasileira. Com apenas quatro romances e fragmentos de outro, constitui fato isolado e inédito até, pelo menos, seu aparecimento, em conseqüência de características e peculiaridades que a compõem e distinguem. Essas particularidades, por sua própria natureza, isolando-a de qualquer conotação, aproximação ou similitude com a ficção brasileira anterior, simultaneamente a tornam fechado microcosmo. Mundo que exige, para completo desvendamento e total revelação, atenta leitura. Enorme soma de significações subjaz irrevelada, refratária a qualquer abordagem ligeira, demandando estreita identificação do leitor com a obra.

O quadro significante subjacente, no entanto, não deriva de relacionamentos ou alusões culturais nem implica em qualquer simbolismo. Dentro dos próprios limites do levantamento temático reside sua significação.

É obra inteiriça, compacta, densa, superior a quase tudo feito antes e depois dela no Brasil. É a marca de um artista que não se julga escritor, mas que, assoberbado por fantasmas interiores e oprimido pelo drama de seus antepassados, escreve romances ímpares e, em muitos sentidos, pioneiros na literatura brasileira, como foi notado desde o aparecimento de Fronteira (1936).

Figura humana singular, carregada de dignidade, Cornélio Pena vive, em muitos pontos, algumas das comoções íntimas que povoam densamente as mil e tantas páginas de seus romances. As confissões que faz indicam que muitas dessas perturbações pessoais refletem - em quem as consegue, de um modo ou de outro, superar - as mesmas causas traumatizadoras de suas personagens, algumas das quais encarnam antepassados do próprio Autor. Daí a atormentada autenticidade de sua ficção.

universo fechado

Estruturada a partir de decadência da classe a que pertencem as personagens, a obra de Cornélio Pena retrata universo fechado, isolado da dinâmica da sociedade em desenvolvimento. A ascensão de novas forças sociais, implicando em automático declínio daquelas que estão na direção do processo econômico e social, produz a lenta e dolorosa agonia destas até seu completo aniquilamento. A substituição de umas pelas outras faz-se normalmente de maneira vagarosa e de certo modo é imperceptível, porém, inexorável. Esse procedimento penoso, principalmente para a classe em descenso, sendo lento e despercebidas e incompreendidas suas causas, efeitos e implicações, gera, no grupo que decai do governo do processo histórico, marginalização total (econômica, social, psicológica) do indivíduo que o compõe, que se encerra e se isola na atmosfera social e mental de cosmo outrora em atividade, agora, porém, morto, inexistente, petrificado em restos ainda palpáveis, física e memorialmente, mas carentes de vida, autonomia e sentido.

Assim, ainda em contato com as sobras materiais de status econômico e social anteriormente dinâmico e prevalecente, esse indivíduo, vivendo num presente superador daquela situação pretérita, ou seja, já vivendo num e de um mundo materialmente apartado, move-se e agita-se em esfera particular, eis que da categoria social declinante em que se insere, separada e à parte do normal desenvolvimento da sociedade. Vive num meio social e psicologicamente fechado, refratário a contatar com o ambiente externo, em movimento e em processo, justamente características que, por impulsionadoras, suplantam e, em conseqüência, segregam o universo das personagens.

a incompreensão do mundo

Insuladas, marginalizadas por incapacidade individual de superação da queda de seu grupo social e inadaptação aos tempos ocorrentes, tão diversos dos “tempos” passados, as personagens de Cornélio Pena não compreendem e não entendem o mundo presente, que não é mais o seu.

a incomunicabilidade

Enclausuradas em ambiente limitado, desentendendo a realidade, essas personagens perdem-se na impossibilidade de comunicação, não só com a época atual, como, mais grave, entre si mesmas. Carecendo de sentido seu próprio mundo morto, sem ter qualquer perspectiva social ou individual, nada há que as una entre si, seja na realização de projeto existencial, seja mesmo na preservação do próprio status. Não há futuro possível e nem meios e modos de impedir seu ocaso.

solidão e Angústia

Pouco ou nada resta. A conseqüência é a solidão completa, uma “vida interior sombria” (Repouso, 1948, cap. XIII). O ser humano perdido e só em sua condição particular, repleta de fantasmas e obsessões múltiplas, sobrevindo, como corolário, angústia e sofrimento.

paroxismos do sofrimento

Há personagens, no entanto, que ultrapassam, em seu isolamento, incomunicabilidade, solidão e angústia, os limites condicionadores de sua mutilação existencial. Excedem de muito a causalidade de seu sofrimento, principalmente nos três primeiros romances. O efeito é superior à causa. Não reagem mais dentro da “normalidade” da circunstância de marginalização e isolamento social e individual em que se encontram. Suas reações paroxísticas já informam e constituem quadro também patológico, explícito e patente, por exemplo, em Dois Romances de Nico Horta (1939).

a técnica do autor

A obra de Cornélio Pena reflete estados de espírito, reações mentais e comportamentais. Não há implicação fática, que se evidencia do quadro geral dos romances, composto paulatinamente de mosaicos da realidade circundante por meio das reações individuais. Sua ficção está ao nível das conseqüências das transmutações sociais, refletidas, porém, no e pelo indivíduo, sem referências expressas ao contexto social. Única exceção se abre em A Menina Morta (1954), onde o Autor mostra, concomitantemente, seu debilitamento material e moral.

Assim, é a obra de Cornélio Pena excepcional e talvez a única no Brasil a traçar o quadro terrível da ruína das famílias patriarcais em seus reflexos e implicações mais profundos, manifestados nas reações psicológicas e mentais, extraídas do âmago mais recôndito do ser humano.
=======================
Guido Bilharinho é da cidade de Conquista na Região do Triângulo. É poeta, ensaísta, advogado e editor. Foi editor da revista internacional de poesia Dimensão e da revista Convergência da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. É membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, da qual foi presidente.

Fonte:
http://www.cronopios.com.br/

Nenhum comentário: