sábado, 10 de abril de 2010

Projeto cria novas alternativas para fomentar o acesso a leitura

A leitura é um elemento fundamental no processo de aprendizagem, organização e construção do conhecimento. No entanto, no Brasil, os mecanismos para fomento a leitura, ainda são arcaicos e insuficientes para formar cidadãos leitores, especialmente na Rede Pública de Ensino.

A fim de contribuir para eliminar esse gargalo literário, o escritor e produtor cultural, Laé de Souza criou o projeto “Lendo na Escola”, que oferece obras literárias com baixo custo e acessível a todos os bolsos.

O projeto existe há mais de 8 anos e já foi desenvolvido em mais de 400 escolas do país. O trabalho contempla o Ensino Fundamental I e II e ainda o Ensino Médio e pode ser aplicado tanto em escolas públicas, quanto em entidades particulares. Para participar, unidades escolares farão o investimento de RS 4,00 a R$ 5,00 por aluno de escolas públicas e cerca de R$ 12,00 a R$ 15,00 por aluno de escolas particulares.

Execução

Para realização do trabalho, a escola interessada fará a aquisição do material didático, que é composto por: cartilha pedagógica com instruções para dinamizar a leitura em sala de aula; livros paradidáticos; questionários com atividades; folhas pautadas de redação; manual de aplicação do projeto, entre outros itens a depender da série escolar.

A partir da leitura da obra literária escolhida, o professor deverá estimular o aluno a dar novas respostas através de textos elaborados por eles, e ainda desafiar os estudantes a desenvolver reproduções livres como: ilustrações, peças de teatro, entre outras formas de expressões próprias. O projeto “Lendo na Escola”, tem como objetivo estimular a capacidade criativa, crítico e social dos alunos, por meio de discussões dos assuntos propostos nas obras do escritor Laé de Souza.

Conteúdo

Os livros de Laé de Souza apresentam crônicas de fácil assimilação e com linguagem simples e histórias infantis. Com isso, o autor acredita ser mais fácil despertar o interesse dos estudantes pela leitura, uma vez que os temas abordados em suas obras, trazem histórias do cotidiano, aproximando os estudantes de sua própria realidade. “É importante frisar que o ato de ler precisa levar o indivíduo a compreensão do texto lido e não apenas a repetição de informações. Na minha opinião, conteúdos pedagógicos obrigatórios e rebuscados demais, muitas vezes acabam levando o estudante ao desinteresse pela leitura”, avalia Laé de Souza.

Participação

Professores interessados em conhecer o “Lendo na Escola” devem se inscrever no site do projeto para receber amostra do material e folheto explicativo. Após análise do conteúdo, o professor poderá confirmar a participação através de um formulário, e na sequência serão encaminhados os materiais para aplicação do projeto.

Informações: (11) 2743-9491 e 2743-8400

Fonte:
Colaboração de Laé de Souza

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