sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n.102)


Uma Trova Nacional

O meu amor te ocultei!
Seguimos rumos diversos...
Passou-se o tempo, e, hoje, eu sei:
- permaneceste em meus versos!
(JOÃO FREIRE FILHO/RJ)

Uma Trova Potiguar

Ao longo passar dos anos,
vi o tempo caminhar,
amontoei desenganos;
mas inda tento sonhar.
(FRANCISCO BEZERRA/RN)

Uma Trova Premiada

1995 > Nova Friburgo/RJ
Tema > VERSO > 3º Lugar.

Qual poema improvisado,
nosso amor se transformou,
num verso de pé quebrado
que o destino publicou.
(ANA MARIA MOTTA/RJ)

Simplesmente Poesia
"SE HÁ POESIA, HÁ ESPERANÇA!"

– Sergio Augusto Severo/RN –
Euphoria

Hoje acordei feliz
e renovei o vermelho dos cravos do jardim,
ativei o verde das gramíneas do quintal
e poli o dourado das folhas outonais.
Troquei a água de antigas fontes,
branqueei os mil capuchos dos algodoeiros...
redesenhei a linha do horizonte.
E,
trás os montes,
a tarde me pegou lavando a piçarra das estradas. -

Uma Trova de Ademar

Minha maior alegria,
o meu desejo mais nobre,
é poder ver todo dia
café na mesa do pobre.
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

Nenhuma alegria enxuga
essa lágrima dorida
que deixo, de fuga em fuga
nos quatro cantos da vida!
(DURVAL MENDONÇA/RJ)

Estrofe do Dia

No meu verso, dia a dia
eu busco a minha obra-prima;
sei que é difícil encontrá-la
mas nada me desestima,
e quando a inspiração brota
no meu verso já se nota
metrificação e rima.
(ADEMAR MACEDO/RN)

Soneto do Dia

– Dorothy Jansson Moretti/SP –
SONETO À TROVA

Atrai-me um bom poema modernista,
embora eu mais o sinta como prosa;
por mais encanto nele, à minha vista,
é como se faltasse aroma à rosa.

Poesia clássica... há quem lhe resista,
dizendo que é cerceada e artificiosa.
Não é verdade; o poeta nasce artista,
brunir seu verso é lide venturosa.

Por isso à trova eu mais me delicío;
a rima, o metro, o ritmo, o desafio
de dizer tudo em quadra pequenina...

Para cumprir tão exigente prova
e compor essa jóia que é uma trova,
certamente nos guia... mão divina.

Fonte:
Ademar Macedo

Nenhum comentário: