sábado, 8 de janeiro de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n.89)


Uma Trova Nacional

O galo, olhando a pombinha,
pecou por mau pensamento:
– “Que pena que essa baixinha
comeu tão pouco fermento!...”
(OSVALDO REIS/PR)

Uma Trova Potiguar

Pra velhice não tem rogo,
parece até uma praga;
aos sessenta baixa o fogo
e aos oitenta o fogo apaga.
(HILTON DA C. GOUVEIA/RN)

Uma Trova Premiada

2009 > Bandeirantes/PR
Tema > ARRUAÇA > Vencedor

Baita arruaça, bravatas,
um tremendo sururu...
Frangas, marrecas e patas
brigando por um peru!
(A. A. DE ASSIS/PR)

Uma Trova de Ademar

Fiz a “pergunta" ao espelho,
que para não me ofender,
disfarçou, ficou vermelho
e não quis me responder!
(ADEMAR MACEDO/RN)

...E Suas Trovas Ficaram

A solteirona infeliz
viu sua casa assaltada,
ladrão levou o que quis:
menos a pobre coitada.
(GRAZIELA MONTEIRO/MG)

Estrofe do Dia

Um falso intelectual,
travestido de leitor,
chega ao distribuidor,
um livreiro, sem igual.
Vê o catálogo geral,
pede, demonstrando anseio:
Destes, bote um metro e meio,
e grita todo arrogante,
eu quero encher minha estante,
mas, lê mesmo, eu nunca leio.
(FRANCISCO MACEDO/RN)

Soneto do Dia

– Glauco Mattoso/SP –
PECHINCHADO.
(a Luís Fernando Novoa Garzon)

Comércio entre nações não tem acordo
que seja de interesse a cada parte.
Quem pode mais garante o que lhe farte
e para o menos forte exibe o lordo.

O lado americano quer que o gordo
bocado lhe pertença, e só reparte
com outros seu refugo e seu descarte,
mas isca desse tipo eu cá não mordo.

Agora nos impingem a tal ALCA,
balela disfarçada de franquia
que menos favorece que desfalca.

Não basta o que depena e o que tosquia
da gente quem nos pisa a cara e calca
a sola, e inda esse gringo quer que eu ria?

Fonte:
Ademar Macedo

Nenhum comentário: