segunda-feira, 4 de abril de 2011

1º Encontro da Educação do FLIPOÇOS 2011

Pela primeira vez a GSC Eventos Especiais em conjunto com a Secretaria de Educação de Poços e em parceria com a Editora Cortez realizam um encontro voltado para Educadores, Professores e profissionais da área.

Dia 06 de maio – das 09 às 20 horas – Teatro da Urca
• 09:00h - ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS

Proposta: Essa palestra apresenta a oralidade enquanto suporte para o letramento, alfabetização e expressão, considerando que é nos primeiros anos da formação do ser humano, que ocorre a elaboração da linguagem. Isso nos leva a refletir a oralidade, como ponte de acesso às diferentes dimensões do conhecimento e a literatura, como instrumento para facilitar essa passagem. Por esse motivo a importância em priorizar recursos como a narração oral de histórias, a leitura em voz alta, os círculos da palavra, os círculos da escuta, rodas para soar a fala estética e outras representações. Ler e reler; contar, ouvir e recontar histórias; interpretar o texto e o mundo. Eis a oralidade, um dos principais objetivos do trabalho pedagógico, atuando para a formação de um sujeito-leitor.

Palestrante: Cléo Busatto (Curitiba/PR)
É escritora. Mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil. Narradora oral de histórias. Nos últimos cinco anos o número de profissionais capacitados por ela ultrapassou a 40.000 e as suas histórias foram ouvidas por mais de 60.000 pessoas. Investiga a narração oral no meio digital o que resulta na produção de softwares educativos. Mestre em Teoria Literária pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.
.
Público Alvo: Alunos, professores, coordenadores pedagógicos e pessoas relacionados com áreas afins.

• 10:30h – Intervalo para Café (Ambiente da Feira)

• 11:00h - PERGUNTAS INDIVIDUAIS PARA RESPOSTAS COLETIVAS

Palestra: A percepção e a pergunta. De onde surgiram as perguntas? A educação, o mundo e a necessidade de novas respostas. A importância de darmos a voz à infância e à juventude. O intercâmbio de valores e de culturas que garanta o direito de pensar, expressar, dialogar e coexistir. Afinal, quem são eles, alunos? Quem somos nós, professores?
A pergunta sobre a própria história para a renovação da vida.

Palestrante: Silmara Rascalha Casadei (São Paulo/SP)
É Pedagoga, MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV. Mestra em Educação: Currículo pela PUC SP. Membro da Academia de Letras da Grande São Paulo. Educadora há 25 anos e diretora de escola. Autora de livros de literatura infantil e juvenil. Junto com o Prof. Mario Sergio Cortella coordena a coleção 'tá sabendo? - livros destinados ao público infanto-juvenil que objetiva contribuir para a formação de personalidades indagadoras, flexíveis, criativas e cooperativas.

Público Alvo: Alunos, professores, coordenadores pedagógicos e pessoas relacionadas com áreas afins.

• 12:30h - ALMOÇO

• 14:00h – FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Proposta: Partindo da concepção da educação como prática mediadora das práticas históricas mediante as quais os homens constroem sua existência pessoal e social, a mesa redonda desenvolve põe em discussão os pressupostos da formação e da atuação prática do professor. Defende a ideia de que só será assegurada qualidade a sua prática se, ao longo de sua formação, lhe for garantido pelas mediações pedagógicas e curriculares, um complexo articulado de elementos formativos, de natureza epistêmica, ética, estética e política.

Palestrante: Selma Garrido Pimenta (São Paulo/SP)
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. É Coordenadora da Coleção Docência em Formação, da Cortez Editora. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Público Alvo: Alunos, professores, coordenadores pedagógicos e pessoas relacionados com áreas afins.

• 15:30h - CAMINHOS PARA TRANSFORMAR SONHOS EM REALIZAÇÕES

Palestra: Esta oficina tem, como objetivo principal, orientar os novos autores sobre como trabalhar e apresentar bem um texto e, para os ilustradores, como fazer um trabalho delicado e perfeitamente integrado ao texto para crianças. Além disso, aborda aspectos práticos, como por exemplo: reescrever textos próprios; discutir os tipos de letras para cada faixa etária; tipos de textos (literário, informativo, didático, paradidático).

Palestrante: Amir Piedade (São Paulo/SP)
Editor da Cortez Editora, nas áreas: Literatura Infantil e Juvenil. Docente no curso de Pedagogia da UNIFIG – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – em Guarulhos e na pós-graduação da UNISA – Universidade de Santo Amaro, em São Paulo.

Público Alvo: Autores e ilustradores iniciantes, contadores de histórias, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

• 16:30h - Intervalo para Café (Ambiente da Feira)

• 17:00h - A LEITURA, O LIVRO E O EDITOR

Proposta: Abordar sobre a importância da leitura no processo de desenvolvimento do ser humano. Este evento estimula e incentiva o prazer pela leitura, sendo o livro abordado como um dos suportes fundamentais capazes de transformar uma vida. Tendo no papel do editor, pouco visível nesse processo, desmistificar o conceito do valor do livro e conscientizar os processos que envolvem à sua produção editorial, desde a concepção do original até a sua distribuição para o público leitor no mercado livreiro.

Obs.: Sugere-se que possa ser exibido o vídeo de sua história (42 minutos) e depois da apresentação, seguida de debate.

Palestrante: José Xavier Cortez (São Paulo/SP)
Nordestino com trajetória consagrada e reconhecida através do documentário “O Semeador de Livros” e biografias: “A Saga de um Sonhador” e “Como um Rio: o percurso do menino Cortez (infantil). É editor com prestigio nacional, publicando importantes autores nacionais e internacionais.

Público Alvo: Alunos, professores, coordenadores pedagógicos, pais e agentes ligados a instituições que cuidam do elo de ligação entre a cadeia do livro.

• 18:00h – Homenagem Especial ao Editor e Escritor – José Xavier Cortez

• 20:00h – Palestra de Encerramento do 1º. Encontro de Educação do Flipoços 2011
Rubem Alves “Sobre o Tempo e a Eternidade”
(nesta palestra será necessária a doação de um livro em troca do ingresso)

Informações Gerais
As inscrições deverão ser feitas na Secretaria de Educação com Wilza (35) 3697 2102 ou na GSC
Eventos com Fabio (35) 3697 1551

Fonte:
http://www.feiradolivropocosdecaldas.com.br/PROGRAMAÇÃO%20OFICIAL_Encontro%20da%20Educação.pdf

Nenhum comentário: