domingo, 10 de abril de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 181)


Uma Trova Nacional

Sem medo estou afirmando
não merece compaixão.
Quem passa a vida sonhando
vivendo só de ilusão!
–FRANCISCO JOSÉ PESSOA/CE– Uma Trova Potiguar

Por maldade, um certo amor
habitou meu coração,
tornou-se dono e senhor
e partiu sem compaixão...
–MARIA ANTONIETA BITTENCOUR/RN–

Uma Trova Premiada


1993 : Niterói/RJ

Tema : GRITO ; M/H


Dou Gritos de compaixão
quando penso nos sem-terra...
Mas, ao pensar nos sem-pão,
os meus gritos são de guerra!
–JOSÉ MARIA DE ARAUJO/RJ–

...E Suas Trovas Ficaram

Sem entender o tormento
que a seca traz ao sertão,
o boi se arrasta sedento
implorando compaixão.
–HILDEMAR DE ARAÚJO/BA–

Simplesmente Poesia


DJALMA MOTA/RN–
Ave dos meus Sonhos

Há tempos, não ouvia a tua voz!
Ausente tantos dias
do pomar dos sonhos meus...

Ó ave encantadora!
Quão imensa a minha felicidade
em ver-te outra vez
amenizando a minha solidão.

Vem... Vem... Alimenta minha verve.
Minh'alma carece de tua sonoridade.

Acalenta-me...
Canta a doce e adorável melodia...
Abre tuas asas... Vai... Mas, volta!
Um dia, talvez, sintas compaixão de mim...
Ave dos meus sonhos!

Estrofe do Dia


Angélica causou-me uma emoção,
talvez foi a maior da minha vida;
quando ela olhando assim enternecida,
me perguntou com ar de compaixão:
por que só tens uma perna e não duas?
Pois das pessoas que andam pelas ruas
nunca vi uma assim igual a tu;
mas não vá fique triste... Eis o por que:
vou comprar uma perna pra você
Quando eu for mais vovô no “Carrefu”!
–ADEMAR MACEDO/RN–

Soneto do Dia

–MARTINHO FERREIRA DE LIMA/PB–

Eu Vejo

Eu vejo a dor na face dos que penam,
mas não tiveram do mundo a compaixão,
e perdoando não culpam, não condenam,
nem a revolta lhes chega ao coração;

Eu vejo os lenços brancos que acenam,
pois não enxergam na guerra a solução,
e entretanto os fortes, os que ordenam,
na ambição de poder negam perdão.

Eu vejo um dia melhor onde a ciência,
seja usada enfim com consciência,
não a serviço do ódio que destrói.

E vejo a era de um homem diferente,
onde harmonia e paz mostrem pra gente,
que a semente do amor, amor constrói.

Fonte:
Colaboração de Ademar Macedo.

Nenhum comentário: