terça-feira, 19 de abril de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 190)


Uma Trova Nacional

Tua alma desperta em mim
tanta calma e tanto ardor,
que, se o amor não for assim,
eu mudo o nome do amor!
–SÉRGIO FERREIRA DA SILVA/SP–

Uma Trova Potiguar

...Mas que ironia a da rima
na ponte que a rua cobre:
o carro do rico em cima,
em baixo a casa do pobre!!!
–LUIZ DUTRA/RN–

Uma Trova Premiada

2008 - Bandeirantes/PR
Tema: AUDÁCIA - Venc.

Quem não sabe, quem não sente
que às vezes nos custa caro
essa audácia de ser gente,
quando ser gente é tão caro?!
–CAROLINA RAMOS/SP–

...E Suas Trovas Ficaram

Segue, filho, a tua estrada
sem entrar pelos desvios,
pois só vence a caminhada
quem enfrenta os desafios!
–MARIA DOLORES PAIXÃO/MG–

Simplesmente Poesia

MOTE.
Cada passo é mais um sonho
Ao longo do caminhar.

GLOSA:
Esteja alegre ou tristonho
O poeta enxerga a vida
Tal a terra prometida...
Cada passo é mais um sonho.
Chega ao destino, risonho,
Pelo prazer de rimar
Antes mesmo de apear
Em pensamentos, imerso,
Olha pra trás, vê seu verso
Ao longo do caminhar.
–FRANCISCO JOSÉ PESSOA/CE–

Estrofe do Dia

Viver com independência,
renúncia e simplicidade,
sentindo a dignidade
no íntimo da cosciência,
presevar sua decência
no início, meio e fim,
discordar do que é ruim,
ser por Deus compreendido,
ter um lar constituído
felicidade é assim.
–PEDRO ERNESTO FILHO/CE–

Soneto do Dia

–DARLY O. BARROS/SP–
Detalhe

Com movimentos leves, elegantes,
pousou no parapeito da sacada,
a me fitar de olhinhos penetrantes,
feito escultura – estática, parada...

“ Deixa que eu te contemple, por instantes,
não fujas!”, supliquei-lhe, extasiada,
“ beleza assim, confesso, eu não vi, antes,
trazes o sol nas asas, és dourada!”

“ E, tu, poeta, se me vês assim,
sou mera borboleta, isso sim,
é o sol brilhando que me faz tão bela;

não fora, do astro-rei seu brilho farto,
e, na sacada agora, do teu quarto,
eu não seria mais do que amarela...”

Fonte:
Colaboração de Ademar Macedo

Nenhum comentário: