quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Amélia Luz (Cristais Poéticos)


FEIRA DE IDEIAS

Mude de compasso
saia do laço, conquiste o espaço.
Entre na dança volte à infância
vire criança, espalhe esperança!
Coloque uma roupa engraçada
ponha um nariz de bola vermelha
saia no bloco dos sujos,
faça palhaçada, sinta-se alforriada...
Compre uma prancha
pegue uma onda
vá surfar na vida
tire o peso dos ombros
desentorte, troque de avenida...
Compre um anzol
vá pescar novos pensamentos
mude o seu momento!
Saia do enlatado seja ousada!
Jogue botão, figurinhas, futebol,
tome bastante sol
cante em soprano ou em bemol...
Não durma como um caracol
espalhe-se enquanto é tempo
caminhe na contramão
estimule a sua criação
monte na asa da ficção
atire-se do viaduto
saia voando impoluto
troque de rótulo
seja outro produto!
Fotografe um amanhã risonho
enfim onde tu estarás???
Aprenda a ser,
assuma-se como um irreal
resolva todos os teus conflitos
no tapa, na carícia ou no grito...
Batize-se com um outro nome
troque o teu figurino
aprenda a fazer arte,
a tristeza descarte...
A vida é uma proposta...
Coloque nela uma palavra mágica:
FELICIDADE!!!

LÍNGUA LUSA
Pseudônimo: Amapola

Minha língua lusa é um laço,
É um traço, é o meu espaço!
Esdrúxula, confusa, pessoal,
Abusa das palavras
Num mesmo ritual
Lambendo a poesia
No sabor sublime do ofício,
Dia após dia!...
Minha sina, minha musa,
Herança do meu Portugal,
Ortográfica ou gramatical...
Erudita, culta, acadêmica,
Polêmica ou irreverente,
Luz que brota livre na nossa boca
Sedenta de versos...
Popular, simples, corriqueira,
Língua de muitos “falares”,
Língua dos sete mares,
Atravessando os oceanos
Na força dos ventos,
Seguindo o caminho mágico
Das ousadas caravelas portuguesas...
Identidade cultural do baú de Camões,
Com heranças ibéricas próprias e definidas,
Trânsito poético da linguagem que liberta.
Temos nossas raízes próprias
Ao partilhar a palavra viva
Saída do ovário da “última flor do Lácio”,
Brotada em terras brasileiras...
Resmungo o âmago da minha latinidade,
Afinal, quem sou, quem somos?
Eu sou, nós somos: cidadãos Portugueses,
Brasileiros, Angolanos, Moçambicanos
Caboverdianos, Guineeenses, Goeses,
Macaenses, Sãotomenses ou Timorenses...
NÓS SOMOS SOBRETUDO
A LÍNGUA PORTUGUESA!!!

Fonte:
Poesias enviadas pela autora

Nenhum comentário: