sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Balcão da Cultura em Porto Alegre


Após longas negociações, a diretoria do GNU deu luz verde ao nosso projeto. Enquanto o local da nova biblioteca, junto a sede Alto Petrópolis, aguarda a execução do projeto das quadras cobertas, sonho dos fanáticos associados do tênis, os livros abandonados, esquecidos em prateleiras, gavetas e porões, terão nova oportunidade de incentivar novos leitores.

Na primeira etapa, em local de grande circulação, na João Obino 300, será instalado o balcão da cultura. O objetivo é simples, barato e não exigirá controle algum. Não se trata de montar acervo bibliográfico, muito antes pelo contrário.

Os sócios estarão engajados numa simples tarefa. Livros em boas condições, com assuntos modernos ou mesmo clássicos, da boa leitura, serão colocados nos espaços vazios das prateleiras. Cada um ao passar poderá escolher o exemplar mais adequado à sua curiosidade. Não é obrigatória a devolução, mas o ideal, o que será divulgado, é o que importa.

— Troca de livros? — esse é o nosso lema.

Vamos levar livros para a nossa biblioteca de trânsito e retornar com outros. Pela rotatividade, espera-se que ocorra uma circulação de ideias; começa o projeto da cultura circulante no GNU.

Se a experiência der certo, a mesma será implantada nas outras duas sedes: Moinhos de Vento e Ilha do Pavão.

Para iniciar o projeto, a Editora AGE fornecerá uma carga de livros de autores gaúchos, momento de prestigiar a nossa cultura e os nossos representantes.

O que é importante, como aviso aos doadores: o momento não é de desovar livros ultrapassados, coleções antigas, enciclopédias. O local não tem espaço para outro depósito, mas procura sim obter novos donos para livros abandonados e esquecidos em locais escuros.

Entre na campanha, divulgue a idéia e incentive a leitura, principalmente para nova geração. Viajar pela imaginação é o primeiro passo para aventuras mais empolgantes e depois para descobrir as maravilhas do nosso planeta Terra usando a mochila ou avião.

O que era notícia, agora é realidade. No dia 13 de dezembro, no GNU – Sede Alto Petrópolis na Rua João Obino 300, às 18 horas, será inaugurado o “Canto da Cultura”.

Proposta para ser fato literário para a Feira do Livro de 2012 vai procurar incentivar a leitura entre os sócios do GNU.

Os livros abandonados, comidos por traças, sufocados pelo mofo terão novos donos.

Agende e venha participar trazendo um livro

Dia 13/12/2001 às 18:00horas

A cultura agradece

Fonte:
E-mail enviado por Felipe Daiello

Nenhum comentário: