domingo, 15 de abril de 2012

Wilma Sant'Anna de Souza Cruz (Maria de Todos Nós)


Bairro comum, com casas,comércio, ônibus passando na porta ,mercadinho em frente de casa... Lá também é ponto de ônibus, onde toda hora aglomera gente, que vai para o centro do Rio, Fundão, Madureira, Nova Iguaçu, Pavuna . Ali ,vendo todo esse vai e vem mora Maria, Maria que vive só, ou melhor, segundo a própria, ela está sempre acompanhada de Deus e, portanto, não mora só.

Sempre falante, simples, baixinha, otimista, franzina, alegre, insistente e popular, assim é Maria. Querendo ou não todos que passam por lá acabam falando, cumprimentando, sorrindo ou conversando com ela. Com uma pequena mesa colocada na calçada ela arruma os potes de doces que vende . Afinal , quem parar e conversar um pouquinho pode também comprar um docinho, levar para a criançada! Tem criança que já acostumou comprar o doce da Maria. Quem passa compra doces e quem compra doce para e conversa um pouquinho. Não há quem não conheça Maria no bairro da Vila Mariópolis.

Está sempre no portão de casa e cada pessoa que passa por incrível que pareça ela saúda, cumprimenta, pergunta como está a família, como vai aquele problema da pessoa que ela acaba sempre sabendo e no meio da conversa conta também um pouco do seu. Cada pessoa que para e conversa alimenta Maria e é alimentado por ela. É uma espécie de mutualismo onde se troca carinho e atenção. Maria conhece muita gente , o moço que passa vendendo cloro e vassouras, a criançada que vai e vem para escolas próximas dali, a moça que vai ao posto médico, eu que passo com minha mãe para ir ao mercado e até aquela pessoa que ela não conhece acaba trocando algumas palavras e no final segue o seu caminho sorrindo após falar com ela . Isso sem falar de algum cachorro que passa faminto, perdido ou então algum cachorro de rua que ela logo ajuda e dá comida . O coração de Maria é grande, iluminado e recheado de amor, Maria faz parte do dia a dia da gente, ela é a Maria de todos nós.

Fonte:
Câmara Brasileira dos Jovens Escritores. "Contos de Outono" - Edição Especial 2012 - Abril de 2012.

Um comentário:

Minhas Histórias disse...

Agradeço a publicação do meu conto.Gostei deste espaço literário de valorização e ientivo a Literatura.Abraço.
Wilmasscruz