terça-feira, 1 de maio de 2012

A. A. de Assis (Revista Virtual Trovia n. 149 - maio de 2012)


Inesquecíveis

Depois que, mãe, tu partiste,
como uma santa em seu véu,
o céu que eu via tão longe
ficou mais perto, e mais céu...
Adelmar Tavares

A mesa, agora, deserta,
no bule, o café já frio...
E pela porta entreaberta
a dor de um grande vazio!
Francisco Macedo

Surpreendente maravilha
a que agora me acontece:
minha mãe é minha filha
na medida em que envelhece!
Jesy Barbosa

Minha mãe verteu mais pranto
que a Mãe de Nosso Senhor...
A Virgem chorou um Santo,
minha mãe – um pecador.
José Maria M. de Araújo

A mulher sempre é mais pura,
mais bonita e mais completa,
quando a ponho na moldura
dos meus olhos de poeta.
Orlando Brito

Esta carta te escrevi
com sangue de minhas veias...
Espero, ao menos, de ti,
que com lágrimas a leias!
Oscar Soares

"O mundo em que vivemos tem necessidade de beleza para
não cair no desespero.” – Paulo VI, in Mensagem aos artistas


Brincantes

Trabalho só é bacana
se tiver, por sua vez,
uma folga por semana
e férias de mês em mês!
Ademar Macedo – RN

Aprendo com meu enólogo:
rascante só na sangria.
Se o verso não vem análogo,
quebro a jarra em que jazia...
Antonio Cabral Filho – RJ

Buraco de fechadura,
na minha infância inocente,
era a perfeita moldura
das belas primas da gente!
Héron Patrício – SP

Eta mulher jogo duro!
Por mais que eu implore e tente,
não me garante o futuro...
só quer saber de... presente.
João Costa – RJ

Em lendas da humanidade,
a maçã tem sua vez:
Com Newton e a... gravidade,
e com Eva e a... gravidez!
José Fabiano- MG

Segredo é um substantivo
oculto e mais que perfeito
que eleva ao superlativo
predicados do sujeito!
José Ouverney – SP

Quando ocorre um descaminho,
é normal que se suponha:
– ou foi falta de carinho...
ou carência de vergonha!
Osvaldo Reis – PR

Tentando aparentar trinta,
o cinquentão se “ferrou”.
Comprou um estoque de tinta,
mas… o cabelo acabou.
Wandira F. Queiroz – PR

Líricas e filosóficas

É mais que um beijo, é uma prece,
aquele beijo miudinho
com que a mãe afaga e aquece
os seus filhotes no ninho!
A. A. de Assis – PR

Pela ambição do poder,
até guerra o homem faz.
Traz a morte, por não ver
que o poder está na paz!
Adélia Woellner – PR

Namorando a natureza,
como quando era menino,
sigo a trilha na certeza
de encontrar novo destino.
Agostinho Rodrigues – RJ

Se o medo é um adversário
de um sono bom, rotineiro,
a fé, amigo, ao contrário,
é sempre um bom travesseiro.
Amilton Monteiro – SP

Num cantinho iluminado
pela luz da solidão,
um coração desprezado
espera outro coração.
Antonio Juraci Siqueira – PA

Desvelo é aquele cuidado
com que o poeta, a seu jeito,
passa uma noite acordado
buscando um verso perfeito.
Arlindo Tadeu Hagen – MG

Doce trova, companheira:
criatura e criação,
chega de toda maneira
e aporta em meu coração!
Carmen Pio – RS

Com poemas, sons ou telas
e inspiração desmedida,
o artista torna mais belas
as belas coisas da vida!
Carolina Ramos – SP

Mãe viva, mãe que partiu...
todas merecem louvores;
seu amor sempre floriu
na rima dos trovadores.
Conceição de Assis – MG

Quando a tristeza maltrata
minhas horas de abandono,
bebo o luar cor de prata
e me embriago no sono!
Delcy Canalles – RS

Farol aceso no monte
faz da noite quase dia.
Espalha luz no horizonte,
servindo aos nautas de guia.
Diamantino Ferreira – RJ

Partes, levando a metade
da metade que eu já sou,
deixando inteira a saudade
na metade que restou...
Divenei Boseli – SP

Meu barco segue à deriva,
no rumo do inconsciente;
navego na expectativa
de me encontrar novamente.
Djalma Mota – RN

Persuasiva e eloquente,
saudade fala de afeto
com sete letras, somente,
que valem todo o alfabeto.
Dorothy J. Moretti – SP

A chuva cai... bate mansa...
molha as ruas da cidade...
lava tudo... só não cansa
de regar minha saudade!
Eduardo A. O. Toledo – MG

A prudência é uma balança
que equilibra a nossa vida
ao dosar, com temperança,
a tentação desmedida.
Eliana Jimenez – SC

Vivo em constante conflito,
entre o delírio e a razão:
– meu sonho alcança o infinito...
meus pés... tropeçam no chão.
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Em cada beijo roubado,
que roubo de ti, meu bem,
sinto o gosto do pecado
que o beijo roubado tem!
Francisco Garcia – RN

Para abrandar desatinos
e a violência dos marmanjos,
Deus põe em nossos meninos
a inocência dos seus anjos!
Gabriel Bicalho – MG

Nossa solidão a dois,
é tão grande, tão sem fim,
que eu sinto o nosso depois
bem antes morrer em mim...
Gislaine Canales – SC

Sou da poesia um projeto,
mas alguns versos componho,
e neles gravo, discreto,
tudo o que sinto e o que sonho.
Humberto Del Maestro – ES

As lembranças de nós dois
fui guardando nas caixinhas...
para descobrir, depois,
que em verdade...eram só minhas!
Istela Marina – PR

Ausência do bem, o mal
só traz sofrimento a quem
não conhece o especial
prazer que é se querer bem!
Jeanette De Cnop –PR

Contemplando a natureza,
pergunto-me ao refletir:
Como, insano, tal beleza
pode o homem destruir?
Jessé Nascimento – RJ

Relembrando a mocidade
te vejo a cada momento,
no feitiço da saudade
que adorna o meu pensamento.
Joamir Medeiros – RN

O rio, da fonte ao mar,
rega a vida em seu redor.
Cuidar dele é, pois, tornar
mais belo o mundo, e melhor.
Jorge Fregadolli – PR

Tantos passos caminhei
por labirintos incertos.
Hoje nas trovas achei
como vencer os desertos.
José Feldman – PR

Deus sabe, mas não diz onde
se encontra a chave perdida
do mistério que se esconde
no lado oposto da vida.
José Lucas de Barros – RN

Partiu, deixando o seu traço
no meu caminho dos sós…
– A saudade é esse espaço
que existe sempre entre nós.
José Valdez – SP

Ao digitar trovas, use inicial maiúscula somente no primeiro verso.
Nos demais versos, só se for nome próprio ou início de frase.


Tudo é possível no sonho,
bem longe da realidade.
É a ele que me transponho
para matar a saudade.
Mª Lúcia Fernandes – RJ

Fito o espelho... e o que constato?
Rugas... tristezas... enfim,
o verdadeiro retrato
do que a vida fez de mim!
Mª Madalena Ferreira – RJ

Se te alegra eu ser culpada
por um mal que nem conheço,
aceito a culpa, calada,
e finjo até que mereço.
Maria Nascimento – RJ

O amor é sorriso... ou pranto.
O amor é nuvem... ou sol.
O amor é lágrima... ou canto.
O amor é treva... ou farol.
Mª Thereza Cavalheiro – SP

Fui ao encontro marcado
num tempo que já passou...
Sei que é parte do passado,
marcado no que hoje sou...
Mário Zamataro – PR

Tenho por certo, em verdade,
bem vivo, embora pungente,
que a mais pungente saudade
é aquela de alguém presente!
Maurício Friedrich – PR

Tempo de mãozinha dada,
eles dizem que passou,
mas isso não me diz nada,
pensa assim quem nunca amou.
Messody Benoliel – RJ

A maior sabedoria
de quem sabe o seu saber
é saber que a cada dia
sempre tem o que aprender.
Nei Garcez – PR

Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as
pessoas. Os livros só mudam as pessoas. – Mário Quintana


A utopia, em minha mente,
traduz-se desta maneira:
– um lugar inexistente
que existirá, caso queira!...
Newton Vieira – MG

Tudo agora é tão comum,
nada dói na consciência...
Mas não há motivo algum
que justifique a violência.
Olga Agulhon – PR

Ao mesmo tempo em que mata,
mata e faz viver também...
Saudade é dor que maltrata,
maltrata fazendo bem!
Pedro Emílio – RJ

Dou-te atenção e carinho,
tu me dás indiferença,
pois, mesmo estando pertinho,
me negas tua presença.
Renato Alves – RJ

A poesia é pura imagem
vestida em traje de gala;
metafísica linguagem
através da qual Deus fala!
Roza de Oliveira – PR

Entre todos os recantos
é aqui que me sinto bem:
– o meu lar tem tais encantos
que outros lugares não têm!
Sônia Martelo – PR

No lar do pobre, indefeso,
relegado em agonia,
esperança é o fogo aceso
na panela ao fim do dia!
Selma Patti Spinelli – SP

Prestigiar quem muito faz pela trova
é também um modo de trabalhar pela trova.


No aceno discreto e mudo
que entre lágrimas fizeste,
teus olhos disseram tudo
do amor que nunca disseste.
Thalma Tavares – SP

Já que o amor rejuvenesce,
por que viver de saudade?
Coração não envelhece
e sonho... não tem idade!
Terezinha D. Brisolla – SP

Na minha busca amorosa,
não invejo amor alheio,
pois mesmo a vida ditosa
tem seus espinhos no meio.
Vanda Alves – PR

Revezam-se em nossas rotas
sombra e luz, contras e prós,
e as vitórias e derrotas
começam dentro de nós...
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Causador da minha insônia,
motivo do meu sorriso,
sem nenhuma cerimônia...
me transporta ao paraíso!
Vânia Ennes – PR

Em que pese o dissabor
na turbulência da lida,
existe a fonte do amor
agraciando nossa vida.
Vidal Idony Stockler – PR

O mundo tem seus deleites,
mas este a muitos supera:
é bom demais dar aceite
na amizade bem sincera.
Wagner Lopes – MG

Partiste... e o meu desencanto
vendo ruir a ilusão,
escorre em gotas de pranto,
orvalhando a solidão.
Wanda Mourthé – MG
-------------
Visite
http://poesiaemtrovas.blogspot.com
http//www.falandodetrova.com.br
http://aadeassis.blogspot.com/

Nenhum comentário: