sábado, 5 de maio de 2012

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 545)


Uma Trova de Ademar

Tem visita que aconchega,
tem outra que não me atrai...
Não empolga quando chega,
mas alegra quando sai!
–ADEMAR MACEDO/RN–

Uma Trova Nacional


Infiéis os meus cabelos!
saudoso, o careca chora...
Dei carinhos... Tive zelos...
mas foram todos embora!
–HÉRON PATRÍCIO/SP–

Uma Trova Potiguar


Pagar eu nunca me atrevo
a dívida que eu contraio.
A “quem fala” eu só não devo
A rádio e a papagaio
-FRANCISCO MACEDO/RN-

Uma Trova Premiada


1999 - Cachoeiras de Macacu/RJ
Tema: CERVEJA - M/H


Quando um pinguço gagueja
e não se firma nos pés,
diz: tomei uma cerveja,
mas já tomou mais de dez...
–MARIA NASCIMENTO/RJ–

...E Suas Trovas Ficaram


A origem fica explicada:
nasceu tão pequeno, tão...
que a mãe dele, horrorizada,
Ao vê-lo gritou: “Ah, não!”
–ELTON CARVALHO/RJ–

Uma Poesia


A propósito de nomes
Aqui tenho o meu guardado
Como doce que se come
Como presente envenenado

Felizes as Ivones da vida
As Marias ou as Joanas
Bonitas e doces, queridas
Cuja beleza não engana

Já o meu nome nada revela
De tão simples que é
Quem quer chamar-se Felisbela?
Antes levar um tiro no pé!

Se eu me chamasse Ana
Mariana ou Joaquina
Cheias de graça soberana
Ou de loucura traquina…

Já eu tenho que dizer
Que não estou lá muito feliz
Com o nome dado ao nascer…
Foi o meu pai que assim quis!

Por ter um nome tão "estranho"
Nem as pulseiras consigo comprar
Não há prato de loiça ou de estanho
Que o tenha para mostrar...

E desde a escola primária
Mesmo com tantos afazeres
Brincavam até os professores
"Feliz e Bela", que mais queres?
–FELISBELA/RS–

Soneto do Dia

Um Vice-Versa... Ao Contrário
–HELOISA ZANCONATO/MG–


Amigo Zé Maria que surpresa,
saber-te um Casanova aposentado,
pois, sempre, existe alguma brasa acesa
por baixo do carvão enfumaçado.

Se quem foi rei não perde a realeza,
um pau-de-lei não morre carunchado
e uma viril pistola portuguesa
não vive de gatilho enferrujado...

Esquece a osteoporose... a catarata
e sai, enfim, atrás de uma mulata
que tope um “ti-ti-ti” num canto escuro...

Pois, para um português de nome honrado,
melhor ficar com fama de tarado...
que ser considerado um dedo “duro”!
a soberana
Ou de loucura traquina

Nenhum comentário: