quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 550)

Pintura do Trovador Potiguar Pedro Grilo Neto

Uma Trova de Ademar

Hoje eu culpo a mocidade
que ao encher-me de alegrias
deu-me um cofre de saudade
e um milhão de fantasias!...
–ADEMAR MACEDO/RN–

Uma Trova Nacional


A tormenta, que atordoa,
não distingue, em mar bravio,
a humildade da canoa...
da soberba do navio!
–JOÃO FREIRE FILHO/RJ–

Uma Trova Potiguar


Embora sejam, bisonhos,
e esperanças me leguem,
eu não persigo meus sonhos;
são eles que me perseguem...
PEDRO GRILO/RN–

Uma Trova Premiada


2010 - Caxias do Sul/RS
Tema: TRILHO - M/H


Quando o percurso é distante
e os trilhos correm sem fim,
é bem nesse exato instante,
que Deus alia-se a mim!
–LISETE JOHNSON/RS–

...E Suas Trovas Ficaram


A brisa mansa e fagueira,
que sopra no meu jardim,
é a fiel mensageira
que beija as flores por mim.
–INÁCIO DE MEDEIROS DIAS/RN–

Uma Poesia


MOTE :

–José Ouverney/SP–
BASTA SER INTELIGENTE
PARA SER BOM TROVADOR.


GLOSA :
–GILSON MAIA/RJ–

Quando eu nasci, bem contente,
procurando a poesia,
o caminho eu conhecia:
basta ser inteligente,
ser um filho obediente
a Deus Pai, o Criador,
desejar plantar o amor,
ser irmão da natureza,
em Deus buscar fortaleza,
para ser bom trovador.

Soneto do Dia

Poeta
–DOROTHY JANSSON MORETTI/SP–


Nunca lhe falta a sensibilidade,
a sutileza, o dom de transferir
às palavras toda a expressividade
na alegria ou na mágoa de sentir.

O poeta é assim, é versatilidade...
Seja o que for que intente traduzir,
mergulha em vida, em sonho, em realidade,
faz de uma noite a aurora reflorir.

Transcende as dores de um mundo sofrido,
pisa os mistérios do desconhecido,
traz as estrelas para o nosso chão.

E quem o escuta, exclama, fascinado:
“Era assim que eu queria ter cantado,
se soubesse escrever minha canção!”

Nenhum comentário: