sábado, 12 de maio de 2012

Antonio M. A. Sardenberg (Poemas às Mães)


Para Sempre
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (Itabira/MG)


Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Mãe
ISABEL PASSOS (Lisboa/Portugal)


A mulher foi por Deus escolhida
pra na maternidade gerar vida;
Com amor trazer filhos ao mundo;
O dom mais sublime e profundo.

Pode ter dor quando um filho parir
mas logo esquece, ficando a sorrir
assim que escuta o doce vagido,
e acaricía o recém-nascido.

Em suas entranhas vida semeou,
deu à luz o filho e tudo suportou.
Com altruísmo dá aquilo que tem...

Abnegação, apanágio de mãe,
é produto da Obra do Criador
que tudo planeou com muito Amor.

És tu Mãe!
JOSÉ ERNESTO FERRARESSO (Serra Negra/SP)


Determinada, irreverente e persistente,
De iniciativas constantes.
Punhos fortes, nunca errante,
Mulher linda, estonteante.

Mãe, Rainha do lar,
Mostra sua resistência e sabe lutar.
Ensina coisas boas, sabe os filhos educar,
Por isso a denominamos "Dona do Lar".

Cumpridora, fiel aos filhos e esposo,
Em todas as horas e instantes dolorosos,
É ela a grande guerreira .

Essa mãe verdadeira,
Em cada momento presente.
Divina simplesmente.

DNA de Mãe
AMILTON MACIEL MONTEIRO (S. José dos Campos/SP)


O DNA de mãe foi desvendado,
mas trouxe inda surpresa memorável,
mesmo que a nós já houvesse sido dado
conhecer seu poder inesgotável

Nele o elemento máximo encontrado
de fato foi um Amor inigualável,
aliado à Ternura e ao Cuidado,
produzidos de forma respeitável!

Achou-se, outrossim, muita Paciência
e porção semelhante de Alegria,
ficando as duas sempre em evidência.

Porém, o achado mais surpreendente
foi a Coragem unida à Poesia...
E o dom pra suportar a Dor Pungente!

Mamãe Mamãezinha
DIVANILDE VITORIA CAMPOS(DIVA) (Mirassol/SP)


Ciranda cirandinha,
mamãe hoje vamos cantar
embora já tão velhinha
jamais deixou de me amar!

Como toda jovem, sonhou,
lindos sonhos não realizados
mas nunca desanimou
de ter-me tanto amado!

Seus cabelos branquinhos
como um punhado de neve
a pele enrugadinha
mãos trêmulas, passos trôpegos
corpo franzino, encurvadinha!

Dizer que te amo não é preciso
sabes que sempre te amei
nos teus braços sempre feliz
enquanto me embalava
uma linda cantiga cantava!

Hoje é teu dia, Dia das Mães.
Nesta tua longa caminhada
me ensinou os bons caminhos
não me deixou me afastar do teu ninho
por isso sou muito abençoada!!!

Tributo à Minha Mãe
LENIR MOURA


E um dia deus a chamou.
e você foi indo,
sem pressa, bem devagar.
foi obedecendo àquele chamado calmamente.
Você sabia que a dor seria grande demais,
e então sem querer nos fazer sofrer,
fez assim:
preferiu nos acostumar com a idéia
de não mais ter você,
e aos poucos,
foi se afastando.
Foi nos ensinando a sentir
que não a tínhamos mais,
mesmo estando ao nosso lado.
E com isso,
a dor não doeu tanto,
e mais uma vez,
mesmo na hora final,
poupou-nos um sofrimento maior.
Dignidade na vida, altivez na morte!
atitude digna de você,
que sempre foi mãe,
em toda sua magnitude.
Descansa minha mãe
e ilumina com a sua luz,
o pedaço de céu que a você foi reservado.
Encanta com o seu amor
e embala com a sua canção de paz
a missão que, com certeza,
Deus lhe destinou:
a de ser no céu
mais uma estrela a brilhar.

A Minha Mãe
MARIA DA FONSECA (Lisboa/ Portugal)


Ao observar-me no espelho
Vejo os teus traços, Mãezinha,
Ouço ainda o teu conselho,
Tua alma junto à minha.

Da minha face, o oval
Lembra-me teu rosto lindo,
Teu sorriso maternal
Os teus olhos colorindo.

Enquanto os meus são castanhos,
Os teus eram ‘sverdeados,
Mas meu cabelo que apanho
Teve cachos ondeados.

De ti herdei as feições
Que recordo tão saudosa.
Sei que viveste aflições
E mas poupaste, ansiosa.

Ao teu coração bondoso
Presto singela homenagem.
"Doou-me amor precioso
E deu-me sempre coragem".

Ser Mãe
DÁRIA FARION


É extasiar-se:
- Meu Deus! A mim confiaste,
a maravilha de Tua criação.

É abrigar-se:
- Debaixo da Graça Divina,
em seus eflúvios haurir
alento, coragem e fé.

É expor-se:
- Na sua Luz se energizar
e por caminhos iluminados
seus filhos conduzir.

Ser mãe é amar,
tanto, tanto. Vida própria não ter,
de tristeza e alegria sorrir,
de alegria e tristeza chorar.

Ser mãe,
é orar pedindo,
é orar agradecendo,
é orar abençoando.

Feliz é o filho que tem
uma mãe orando.
Benditos os filhos que ensinam a amar.

Minha Mãe
HILDA PERSIANI (Curitiba/PR)


Não existe palavra mais doce
Desde que se aprende a falar,
Pronunciá-la é como se fosse
O mais saboroso manjar.

Mãe, sempre pronta a me aconselhar,
Seus exemplos que sempre admirei,
Foi o espelho onde me espelhei
E na vida me ajudaram a caminhar.

Tentei escrever uma poesia
Para homenageá-la no seu dia,
Mas não consegui terminar,

Ao relembrar seu olhar de santa,
Um nó me aperta a garganta
E eu só consigo chorar ...

Mulher da lida
JOSÉ ERNESTO FERRARESSO (Serra Negra/SP)


Perto de um filho ou de qualquer situação.
Demonstra sua atitude de mãe e de atenção.
Até resolver e dar a sua decisão.
Inicia um luta árdua de emoção e tensão.

Nasce para protetora e genitora.
Traz o cansaço e não esquece da luta.
Realiza seus projetos com afinco.
És forte e mulher vencedora.

Mulher que conquista, resolve e age.
Que em momento algum se mostra inibida.
Nem tem medo do que pode acontecer.
Tem a força, doçura e a candura.

Levanta bandeiras na vida dura.
Em qualquer instante mostra suas garras.
Amor, doação e em seus gestos é querida.
És mulher vencedora e decidida.

M ostra toda as suas iniciativas.
U sa do bom senso e da confiança.
L evanta, sai para o trabalho e conquista.
H onestamente a sua liderança.
E terna, vencedora e guerreira.
R ealizada, ambiciosa e determinada, dona do lar e da vida.

Mãe... Mulher!
ADEMAR MACEDO (Natal/ RN)


Ser mãe é negar a dor,
a dor maior que ela sente.
Ser filho é ter muito amor
para amá-la eternamente...
– Minha mãe foi meu tesouro,
meu escudo e meu troféu;
hoje, uma medalha de ouro
entre as mães que estão no céu!
Minha mãe, minha rainha,
só para o bem me conduz.
Pra ser mãe igual a minha,
só mesmo a mãe de Jesus!
Tal qual Mãe celestial,
mamãe também não tem preço!
Toda mãe é sempre igual...
muda apenas de endereço.
Toda mãe é protetora
e guarda em si, um mister;
no papel de genitora,
é simplesmente...Mulher!

Minha Mãe
TECA MIRANDA


Doce olhar que meus olhos seguem
sol a brilhar no céu da minha vida
acalanto que aquece meu coração
do sopro frio e cortante da saudade.

Fonte:
Alma de Poeta

Nenhum comentário: