domingo, 13 de maio de 2012

Ciranda de Trovas (Mãe) Parte 2, final


Para mãe, não há uma rima,
no idioma português,
pois ser mãe é obra prima,
- foi assim que Deus a fez.
Luiz Hélio Friedrich – Curitiba/PR

Dizes que és pobre ... E eu, coitado,
inveja tenho de ti ...
- Tens tua mãe a teu lado,
e a minha - eu nem conheci!
Luiz Otávio – Rio de Janeiro/RJ

Tendo ao seio o meu menino,
tudo em volta é luz, é brilho.
Nem sei mesmo onde eu termino
e onde começa o meu filho!
Magdalena Léa Barbosa Correia – Rio de Janeiro/RJ

A mãe é esta criatura
que mil vezes dá perdão.
E tem paciência e ternura
sobrando no coração.
Milton Souza – Porto Alegre/RS

Apesar de mim distante,
lembro de ti, mãe querida;
porque foste a mais brilhante
estrela da minha vida!
Nemésio Simas – Raul Soares/MG

Guarda no olhar a doçura
com que me embalou um dia.
Mãe lembra sempre a figura
e a ternura de Maria.
Nilci Guimarães – Rio de Janeiro/RJ

Das dores que o tempo aguça
a mais triste, eu desconfio,
ser a da mãe que soluça
junto de um berço vazio...
Nilo Aparecido Pinto

Mãe, com divina bondade,
inteligência e com brilho,
faz tudo que ao filho agrade,
sem nada exigir do filho.
Orlando Woczikosky – Curitiba/PR

Em paz o mundo estaria,
se governassem a Terra
apenas mães que algum dia
perderam filhos na guerra!
Osmar Godinho - PR

Como de um eixo central,
desde a manhã à noitinha,
a vida toda de um lar
gira em torno da mãezinha.
Pedro Coltro – Ribeirão Preto/SP

Minha Mãe – frase sagrada
da mais sublime expressão,
para ser perpetuada
no fundo do coração.
Pedro Paulo de Lemos – RJ

Mamãe foi feliz morrendo,
foi feliz porque morreu!
pois se me visse sofrendo,
sofria mais do que eu !
Renato Caldas - Açu/RN.

À minha mãe que voou,
nas asas de um querubim,
pedindo hoje aqui estou
que do céu vele por mim.
Sara Furquim – Rio Branco do Sul/PR

Carinhos de filhos, quero!
Fazem bem ao coração:
São frutos do amor sincero;
São frutos da gratidão!
Selma Patti Spinelli – São Paulo/SP

Penso ouvir teu acalanto,
minha mãe, lá de onde estás,
querendo enxugar meu pranto
e ninar-me, em horas más.
Thereza Costa Val – Belo Horizonte/MG

Amor.... assim eu defino:
Mamãe tão velha... e eu, marmanjo,
tratado igual a um menino:
-Veste o agasalho, meu anjo!...
Vanda Fagundes Queiroz - Curitiba/PR

Apesar da longa ausência,
sinto a sua vibração...
que marcou minha existência
e tatuou meu coração!
Vânia Ennes – Curitiba/PR

Rosto negro, alma de neve,
ternura de risos francos,
o Brasil muito de deve,
mãe - preta dos filhos brancos.
Vasco de Castro Lima – Lavrinhas/SP

Eu rememoro a saudade
de minha mãe, as carícias:
serena necessidade
de seu carinho e delícias...
Vidal Idony Stockler – Curitiba/PR

Ser mãe, é ser o que encerra
tudo que é nobre e bendito :
- é ter a alma na terra
e o coração no infinito ...
Virgílio G. Assumpção

Almejo trilhas sem fim,
ornamentadas de rosas!...
Mãe, vais à frente de mim,
cultivando as mais formosas!
Wagner Marques Lopes – Pedro Leopoldo/MG

Transcendo o sonho e refaço
minhas rotas do passado,
para ter de novo o abraço
do ventre em que fui gerado.
Wandira Fagundes Queiroz - Curitiba/PR

Mamãe é um sono desperto,
é uma estrela que reluz,
é oásis num deserto,
é bondade, é paz, é luz.
Zeni de Barros Lana – Itaverava/MG

Fonte:
Nilton Manoel. Portal Movimento das Artes
Imagem obtida no site de A. M. A. Sardenberg. Alma de Poeta.

Nenhum comentário: