quarta-feira, 16 de maio de 2012

Esopo (Fábula 12: Júpiter e o Camelo)


Uma vez, o camelo foi ter com o bondoso Júpiter e queixou-se dos seus grandes agravos. "Eu não sou como as outras criaturas", disse ele, "porque não tenho cornos, nem dentes, garras ou outras armas para me defender dos ataques dos meus inimigos. Peço-te que me concedas uma coisa de jeito."

Júpiter ficou irritado com um pedido tão impertinente e, em vez de satisfazer os desejos do camelo, ordenou que as orelhas do animal fossem cortadas cerces como castigo.

Moral da história

Os privilégios da natureza foram divididos por todas as criaturas de tal modo a que cada uma tenha a sua parte. Pedir que tais coisas sejam modificadas é desafiar a própria Mãe Natureza. Devemos contentar-nos com aquilo que ela nos concedeu.


Fonte:
Fábulas de Esopo. Coleção Recontar. Ed. Escala, 2004.

Nenhum comentário: