terça-feira, 1 de maio de 2012

União Brasileira de Escritores ( Mesa Redonda, Posse de diretoria regional do Núcleo da UBE e lançamento do livro "Gente Pobre" de Dostoievski)



Caríssimos(os) Amigos(as)

Segue convite para mesa-redonda, posse da primeira diretoria regional do Núcleo da UBE - União Brasileira de Escritores no Vale do Paraíba e lançamento do livro "Gente Pobre" de Dostoievski, no próximo dia 4/maio/2012. Peço que acusem o recebimento, confirmando ou não a presença. Por favor, prestigiem!

Atenciosamente,

Luiz Antonio Cardoso - Coordenador Regional do Núcleo da UBE - União Brasileira de Escritores no Vale do Paraiba-SP


O Núcleo Regional da UBE - União Brasileira de Escritores no Vale do Paraíba/SP, a Associação Cultural LetraSelvagem, o Clube dos 21 Irmãos-Amigos de Taubaté e a Seção de Tremembé-SP da UBT - União Brasileira de Trovadores,

convidam Vossa Senhoria para a

Mesa Redonda: A IMPORTÂNCIA DE FIODOR DOSTOIEVSKI PARA A PSICANÁLISE E A RECEPÇÃO DE SUA OBRA NO BRASIL.
Integrantes da Mesa: Edson Amâncio (neurocientista e escritor, pertencente ao corpo clínico do Hospital Albert Einstein e especialista na obra de Dostoievski), Luís Avelima (poeta, jornalista e tradutor), Marcelo Ariel (poeta e dramaturgo), Joaquim Maria Botelho (escritor e jornalista, presidente da União Brasileira de Escritores) e Luiz Antonio Cardoso (poeta e escritor, Coordenador do Núcleo da UBE no Vale do Paraíba). Mediador: Nicodemos Sena (escritor e jornalista).

DATA:
04 de maio de 2012 (sexta-feira), às 19 horas.

LOCAL:
Auditório do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté - UNITAU
Rua Visconde do Rio Branco, nº 73 - Centro - Taubaté-SP
- ENTRADA FRANCA -
- Informações: (12) 8154-2177 -

Na mesma ocasião, o Presidente da União Brasileira de Escritores, JOAQUIM MARIA BOTELHO, empossará a primeira diretoria do Núcleo da UBE - União Brasileira de Escritores no Vale do Paraíba
(LUIZ ANTONIO CARDOSO - Coordenador Regional;
ANTONIO BARBOSA FILHO - Vice-Coordenador Regional;
KARINA PEREIRA - Secretária;
OSWALDO CRISANTE - Diretor de Eventos;
NICODEMOS SENA - Conselheiro Regional).

Também será apresentada ao público a edição brasileira do primeiro romance de Fiodor Dotoievski ("Gente Pobre"), editado pelo selo editorial LETRASELVAGEM, numa tradução de LUIS AVELIMA, diretamente do russo, trazendo na capa gravura de Oswaldo Goeldi, o principal ilustrador no Brasil dos livros de Dostoievski, sendo de se observar que tem sede em Taubaté-SP a Associação Cultural Oswaldo Goeldi, presidida pela neta de Oswaldo Goeldi, Lani Goldi, que detém os direitos sobre a obra deste grande pintor que integrou o movimento modernista no Brasil.

Com a edição de "Gente Pobre" no Brasil, a LETRASELVAGEM homenageia o inigualável autor russo, de quem emprestou o título para a sua coleção de romances. Publicado em 1846, quando Dostoievski tinha apenas 25 anos, Gente Pobre foi saudado entusiasticamente pelo influente crítico Vassilión Bielínski, que vaticinou o surgimento de um gigante da literatura, comparável a Gógol e Pushkin, considerados os maiores escritores da Rússia. O crítico tinha razão. Não se tratava de apenas mais um livro de estreia, nem Dostoievski era só mais um escritor.

Recebido como "a primeira tentativa de se fazer um romance social" no país dos czares, Gente Pobre é na verdade algo maior. Pois Dostoievski não se contenta em descrever o ambiente de um dos bairros miseráveis de São Petersburgo - onde um funcionário público de meia-idade e a sua jovem vizinha costureira, demasiado pobres para se casarem, encontram na troca de cartas a maneira de compartilharem os pequenos acontecimentos de suas vidas miseráveis. Além disso, realiza a incisiva e subterrânea sondagem psicológica da humanidade "humilhada e ofendida" que se observa em todos os seus romances, e que levou o pai da psicanálise, Sigmund Freud, a considerar Os Irmãos Karamazov (1879) a "maior obra da história".

Luiz Antonio Cardoso
Coordenador Reginal do Núcleo da UBE/SP no Vale do Paraíba
Presidente do Clube dos 21 Irmãos-Amigos de Taubaté-SP
Presidente da Seção de Tremembé-SP da UBT - União Brasileira de Trovadores
Vice-Presidente do Estado de São Paulo da UBT - União Brasileira de Trovadores
Supervisor Geral do Movimento União Cultural
Nicodemos Sena
Presidente da Associação Cultural LetraSelvagem
Conselheiro Regional do Núcleo da UBE/SP no Vale do Paraíba
1º Tesoureiro da UBE - União Brasileira de Escritores/SP


Fonte:
Luiz Antonio Cardoso

Nenhum comentário: