sábado, 2 de junho de 2012

A. A. de Assis (Revista Virtual Trovia - n. 150 - junho de 2012)


Inesquecíveis 

Achei minhas esperanças
em pedaços divididas.
Juntei-os e enchi meus sonhos
de mentiras coloridas.
Carolina Azevedo de Castro

No portão os namorados
são como os barcos no cais:
pelos beijos amarrados, 
querem ir... e ficam mais...  
Cleonice Rainho

Trouxe-me grande valia
a verdade que aprendi:
– toda pessoa vazia
é sempre cheia de si.
Delmar Barrão

De tudo por mim sonhado,
o sonho mais lindo, sei,
foi ter na vida encontrado
um sonho que não sonhei!...
J. Gastão Machado

Desconfio que a saudade
não gosta de ti, meu bem.
Quando tu vens, ela vai...
quando tu vais, ela vem...
Luiz Otávio

Tão calmo e frio eu te vejo,
que tristemente recordo:
acordava com teu beijo
e hoje nem vês quando acordo...
Nydia Iaggi Martins

Brincantes

Só três?! (o paizão lamenta),
vendo os bebês no bercinho.
Ah, se a rede não rebenta,
"nóis enchia esse quartinho!"
Jaime Pina da Silveira – SP

Às vezes, tenho ficado
sumamente arrependido, 
não porque tenha falado,
mas só por ter sido ouvido...
José Fabiano – MG

Diz ter sorte “pra cachorro”,
mas nisso não boto fé;
subiu a noventa o morro,
com o “dito” no seu pé!...
Lucília Decarli – PR

A donzela, em confissão,
diz que é moça inconformada, 
porque fez muito arrastão,
mas nunca foi arrastada...
Maria Nascimento – RJ

O reco pergunta ao eco
qual reco que tem mais eco;
o eco responde ao reco
que é o reco do reco-reco...
Osvaldo Reis – PR

A sogra veia do Tião
é tão azeda e ranheta
que quando chupa limão
é o limão que faz careta!
Regiane Ornellas – SP

Hoje eu defino a fofoca,
tão velha quanto a sequoia,
como uma simples minhoca
que se transforma em jiboia.
Roza de Oliveira – PR

O salão, que se destaca,
lota assim que a noite desce,
por um engano na placa:
– “Faço tranças”... tá com S!!!
Therezinha Brisolla – SP

Líricas e filosóficas

Há de, enfim, vir o momento
da correção dos papéis:
mais valor terá o talento
que os diplomas e os anéis!
A. A. de Assis – PR

O Deus que fez lago e monte,
que fez céu, mar, noite e dia,
fez do poeta uma fonte
por onde jorra poesia...
Ademar Macedo – RN

Belíssima trajetória
nos ensina o Criador:
só se conquista a vitória,
com grande dose de amor.
Ângela Stefanelli – RJ

Se alguém te humilha, perdoa,
e se alguém te fere, esquece.
Ódio guardado magoa,
só o amor envolve e aquece.
Arlene Lima - PR

Sem arroubos de eloquência,
teu olhar, espelho mudo,
reflete com transparência
meu olhar que te diz tudo!
Carolina Ramos – SP

Não posso mais recolher
o que perdi no caminho;
mas se alguém me suceder
vai tropeçar em carinho...
Cida Vilhena – PB

Ante a imensidão dos campos,
divago, olhando ao redor:
“Estrelas são pirilampos,
num campo muito maior!”...
Darly O. Barros – SP

Trovador!  Que trova fazes?
– Amigo, nem sei dizer!
Com ela, já fiz as pazes,
casados até morrer!
Diamantino Ferreira – RJ

Palavras doces... permuta
do grande amor entre nós...
agora você só escuta
o acalanto de outra voz!
Dirce Montechiari – RJ

Nesta vida rotineira,
tua saudade em minha alma
é cantiga de goteira
em noite de chuva calma!
Domitilla B. Beltrame – SP

Sobrevoa altos rochedos,
desafia torvelinhos;
mas é no chão, sem segredos,
que a gaivota faz seus ninhos.
Dorothy J. Moretti – SP

Sua luz, como um farol,
me guiou na tempestade:
fez surgir um lindo sol,
que selou nossa amizade.
Eliana Jimenez – SC 

O verde em brasa estalando;
uivos doridos da mata:
gritos horrendos compondo
uma fúnebre sonata!
Eliana Palma – PR

Quando o orgulho é o timoneiro
das viagens da paixão,
qualquer que seja o roteiro
não encontra direção.
 Elisabeth Souza Cruz – RJ

Quantas saudades eu sinto
da infância bela e querida:
 – pedras rolando, não minto,
na longa estrada da vida.
Euclymar Porto – RJ

As pedras do meu caminho
vou transpondo-as com ardor
e cada dia um trechinho
vira caminho do amor!
Flávio Stefani – RS 

Quando a tarde veste o manto,
torna escura a luz do dia.
Saudade dói outro tanto,
do tanto que já doía.
Francisco Garcia – RN

A cobiça sendo um vício
e a renúncia salutar,
nosso menor sacrifício
é saber renunciar.
Francisco Pessoa – CE

Quanta gente nos ilude
e julgamos ser verdade
aquela máscara rude
que finge sinceridade!
Gabriel Bicalho – MG

Pobreza é não ter um sonho,
não tentar fazer o bem...
Riqueza é tornar risonho
o triste dia de alguém!
Gislaine Canales – SC 

Quando foi dada a partida,
com mil gametas brigando,
eu lutei por minha vida
... E continuo lutando!
Héron Patrício – SP

Não choro o tempo perdido
num caminho mal traçado;
o que já foi percorrido,
bem ou mal foi caminhado...
Istela Marina – PR

Não importa a circunstância,
cuidado ao dar o teu passo.
É muito curta a distância
entre sucesso e fracasso!
J. B. Xavier – SP

Uma coisinha de nada
sintetiza imensa dor:
a florzinha abandonada
saudosa de um beija-flor!
Jeanette De Cnop – PR

Grato por sua amizade,
pelo incentivo e carinho.
Ter amigo é, na verdade,
jamais caminhar sozinho.
Jessé Nascimento – RJ

Este conceito traduz
um céu de muito esplendor:
– “amor é facho de luz”
– “perdão é bênção de amor!”
Joamir Medeiros – RN

Uma chave carregamos,
porta de um mundo melhor,
entretanto não largamos
a muleta de um pior.
José Feldman – PR

Quando não houver mais flores
nem cantos de passarinhos,
que será dos trovadores
na solidão dos caminhos?!
José Lucas de Barros – RN

A esperança é uma torrente
que traz, no seu conteúdo,
a fé que faz com que a gente
lute muito... e possa tudo!
José Ouverney – SP

Não vacile ante um impasse,
ninguém sem um só viveu;
tão lindo o dia renasce
da noite, que nem morreu!
Laérson Quaresma – SP

“A trova no Brasil”, de Aparício Fernandes, está completando 40 anos. Uma obra indispensável aos que se interessam pela história da trova.

Se não me dás teu carinho,
se não me queres amar,
sou barco triste e sozinho,
que já não quer navegar.
Luiz Carlos Abritta – MG

Debruçada sobre o berço
do seu querido filhinho,
busca a mãe, com o seu terço,
indicar-lhe um bom caminho.
Luiz Hélio Friedrich – PR

Vida: caminho que alcança
na esquina a sua metade;
de um lado, vive a esperança,
do outro, dorme a saudade.
Mara Melinni Garcia – RN

O que hoje escrevo com afinco
não deve ser olvidado,
pois traz a marca e o vinco
do que eu vivi no passado.
Marcos Medeiros – RN

Tem seu momento assinado,
desde o ventre, o filho arteiro:
um gol à vida marcado,
naquele chute primeiro!
Mª Conceição Fagundes – PR

Iluminando o meu ser,
o teu sorriso comprova
que com cada alvorecer
o meu amor se renova.
Mª Luíza Walendowsky – SC

Ante os pobres, ter piedade,
ter doçura e compaixão,
é provar a suavidade
que brota do coração.
Marina Valente – SP

Saibam todos que o trabalho
ao homem bom enobrece;
mas quem não pega no malho,
seu espírito empobrece!
Maurício Friedrich – PR

A trova não é antiga; / a trova não é moderna... /
A trova, é bom que se diga, / a trova é somente eterna!

Nas asas da liberdade
firmei meu corpo a voar,
pois ser livre é ter vontade
de não parar de sonhar.
Messody Benoliel – RJ

Sou louco quando preciso
e o remorso não me assalta;
eu nunca tive juízo
e ele nunca me fez falta...
Milton Souza – RS

É triste o destino atroz
dessas crianças de rua;
e a culpa é de todos nós,
também minha e também tua.
Neiva Fernandes – RJ

Quando o amor fica em ruína,
sem chão, paredes... ou teto,
o alicerce nos ensina
que só o carinho é concreto.
Olga Agulhon – PR

A saudade é um velho jeito
de entender meu coração:
quando bate em tom perfeito
não tem som: tem solidão.
Olivaldo Júnior – SP 

Carícia mais eloquente
que meu coração aprova
é te dar um beijo ardente 
nos versos da minha trova!
Renato Alves – RJ

Somente o amor verdadeiro
é por Deus abençoado;
e por não ser passageiro
é tão sublime e sagrado!
Roberto Acruche – RJ

A semente, pequenina,
sob a terra protegida,
é assinatura divina
no grande livro da vida!
Selma Spinelli

O sucesso de um concurso de trovas
começa pela boa escolha dos julgadores.

Tua alma desperta em mim
tanta calma e tanto ardor,
que, se o amor não for assim,
eu mudo o nome do amor!
Sérgio Ferreira da Silva – SP

Coração, nunca te emendas!...
És de fato um sonhador.
Até nas duras contendas
tu vês motivos de amor!
Thalma Tavares – SP

Sobre jornais na calçada,
o menino dorme, exposto,
e o orvalho da madrugada
faz carícias em seu rosto.
Thereza Costa Val – MG

Não quero mais padecer
nem ter a alma ferida;
quero mais é te esquecer
com renúncia e despedida.
Therezinha Tavares – RJ

Amizade e lealdade,
sempre juntas, de mãos dadas:
correntes de identidade
entre almas entrelaçadas.
Vanda Alves – PR

Por mais que o progresso iluda,
deturpe e inverta valor,
o que Deus fez ninguém muda:
amor será sempre Amor.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

O coração destemido
transcende qualquer razão,
quando decide, incontido,
confessar a rendição!
Vânia Ennes – PR

Numa riqueza sem fim,
nasce a força da bondade,
como as flores do jardim
na sua simplicidade!
Vidal Idony Stockler – PR

Visite →              http://poesiaemtrovas.blogspot.com/   
                                http//www.falandodetrova.com.br/   
                                   http://aadeassis.blogspot.com/

Nenhum comentário: